Tipos de Cabelo

Você sabe qual é o seu tipo de cabelo? Aprenda como identificar e conheça dicas dos melhores cuidados para os seus fios

tipo de cabelo

Todo mundo sabe que existem vários tipos de cabelos diferentes, mas o que muita gente ainda não sabe é que existem, também, cuidados específicos para cada um deles, para que fiquem mais saudáveis, brilhantes e macios. Você já analisou qual é o seu tipo de cabelo? Nós vamos te ajudar a identificar e também te dar algumas dicas dos melhores cuidados para os seus fios.

Quais são os tipos de cabelo?

Abaixo, nós vamos te apresentar quais são as características de cada tipo de cabelo, para que você consiga identificar mais facilmente qual é o seu. É super importante saber qual é o seu tipo de cabelo para que você saiba como cuidar dele, quais produtos usar e até mesmo quais são os cortes que mais te favorecem.

Se você notar que tem mais de um tipo de cabelo, também não precisa achar estranho, pois é normal que uma pessoa tenha mais de um tipo de cacho, por exemplo, o importante é notar qual é o que prevalece.

tipo de cabelo
Instagram: @thebeautyentrepreneur

Lisos

Os fios lisos são aqueles que não possuem nenhuma curvatura ou ondulação. Eles são mais oleosos, já que a oleosidade do couro cabeludo consegue facilmente chegar até as pontas.

tipo de cabelo
Instagram: @afroditecapilar

Ondulados

Esse é o tipo de cabelo intermediário entre o liso e o cacheado. Na maioria das vezes, esse tipo de cabelo é mais oleoso na raiz e secos nas pontas. O cabelo ondulado pode ser dividido em três subtipos:

tipo de cabelo
Instagram: @leonie_rachel

2A – Cabelo com ondinhas largas, se assemelha ao cabelo liso;

2B – Ondas mais definidas que o ondulado 2A;

2C – Ondas que quase formam um cachinho, mas não conseguem ter o formato espiral.

Cacheados

Os cabelos cacheados são aqueles em que são formadas voltas como em um espiral. Geralmente é um tipo de cabelo mais seco, pois a oleosidade da raiz tem mais dificuldade em chegar nas pontas. Ele é dividido em três subtipos:

tipo de cabelo
Instagram: @letstalkcurly_

3A: Ondas com espiral larga e com a raiz com aspecto mais liso;

3B: Cachos definidos e mais fechados;

3C: Cachos super definidos e com um espiral perfeita.

Crespos

O cabelo crespo possui a estrutura mais fechada, sendo um tipo de cabelo mais ressecado e que quebra com mais facilidade. Ele é dividido em três subtipos:

tipo de cabelo
Instagram: @onlymianicole

4A: Fios super enrolados, desde a raiz;

4B: Cacho mais fechado que o tipo 4A;

4C: Estrutura frisada e que forma um cacho dependendo da finalização que é feita.

Dica de cuidado para cada tipo de cabelo

Agora que você já sabe qual é o seu tipo de cabelo, chegou a hora de aprender quais cuidados deve tomar com ele para que os seus fios fiquem ainda mais bonitos e saudáveis.

Cuidados com os fios lisos

Em se tratando de cabelos lisos é super relevante você prestar atenção na frequência das lavagens, no shampoo correto e também na hidratação.

O mais recomendado é que as lavagens sejam feitas um dia sim, outro não. Já em relação ao shampoo, escolha os indicados para cabelos oleosos, que tem o poder de limpeza maior, evitando assim que você sinta necessidade de lavar o cabelo todos os dias.

A hidratação é muito importante nesse tipo de cabelo, opte por fazê-la a cada 15 dias ou uma vez por mês. Se possível, use máscaras de hidratação com fórmulas mais leves, para não deixar os seus fios pesados.

cabelo oleoso

Cuidados com os fios ondulados

Muita gente acha que os fios ondulados são os mais difíceis de cuidar, porém, com alguns cuidados simples é possível que o seu cabelo ondulado fique mais saudável e brilhante.

Em primeiro lugar, não deixe de fazer hidratação, que deve ser mais frequente do que em cabelos lisos e de mais ou menos uma vez por semana. Opte por usar uma máscara de hidratação especifica para o seu tipo de cabelo e, na finalização, aplique um creme para pentear que seja mais fluído, ou seja, com consistência leve.

cabelo ondulado

Cuidados com os cabelos cacheados e crespos

É verdade que os cabelos cacheados e crespos possuem estruturas diferentes, mas os cuidados com esses dois tipos de cabelo são bem parecidos. Isso acontece porque ambos os fios possuem curvaturas que dificultam que a oleosidade do couro cabeludo chegue nas pontas e, por isso, são fios que tendem a ser mais frágeis e ressecados.

O melhor cuidado para esses tipos de cabelo é o foco nas etapas de nutrição do já conhecido cronograma capilar. Opte por máscaras de nutrição com óleos vegetais e também faça umectações com óleos 100% vegetais, como o de óleo de coco, por exemplo.

cabelo crespo

Na finalização, escolha passar cremes para pentear ou ativadores de cachos se o seu cabelo for cacheado. Se for crespo, use e abuse também de finalizadores que valorizem ainda mais o seu volume natural. Depois disso, qual é seu tipo de cabelo? Conta aqui nos comentários!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
  • Tenho 58 anos e finjo meu cabelo de 10 em 10 dias. Cabelo crespo hiper poroso. Fino , pouco e sem estrutura

  • >