CrescimentoProblemas e CuidadosReceitas caseiras

Você já ouviu falar de usar canela no cabelo? Saiba quais são as utilidades desse ingrediente nos fios

canela no cabelo

Parece que, hoje em dia, é difícil não acharmos um ingrediente que possa ser usado na alimentação e também para cuidar da pele e dos cabelos. Poderia ser até uma questão de game show: “que ingrediente podemos usar para cozinhar e também em receitas de beleza?”. As respostas são muitas. A que apresento hoje? Canela no cabelo.

No que tange à alimentação, a canela é um pouco controversa. Há quem ame, há quem odeie. Não há como negar, no entanto, que ela é um importante ingrediente para muitos itens da nossa culinária.

A canela no cabelo está associada com fios mais fortes, proteção contra a queda de cabelo, renovação da saúde do couro cabeludo e crescimento dos fios. Mas como isso acontece?

A canela no cabelo traz benefícios?

O uso de canela no cabelo tem sido associado a muitos benefícios para a saúde dos nossos fios. É comum que ela seja associada apenas com técnicas para clarear o cabelo, mas a verdade é que ela tem uma série de vantagens para a saúde capilar.

Ela de fato está associada com o clareamento dos fios, já que possui propriedades que auxiliam na mudança temporária da coloração do cabelo, mas os benefícios de seu uso não param por aí.

A canela está associada com o aumento da circulação sanguínea, o que é essencial para o crescimento dos cabelos e para a saúde do couro cabeludo.

Além disso, a ação da canela no cabelo tem influência no combate ao envelhecimento precoce e ao enfraquecimento dos fios.

Como usar a canela no cabelo

Há muitas formas de utilizar a canela no cabelo. Existem produtos feitos à base de canela, como óleos essenciais, que podem ser aplicados nos nossos fios para garantir uma maior nutrição.

O produto também pode ser utilizado em receitas caseiras, sendo associado à uma máscara de hidratação ou em forma de chá, para garantir resultados específicos de acordo com aquilo que desejamos.

5 utilidade da canela no cabelo

Se você deseja aprender como usar a canela no cabelo, há muitas receitas e produtos que incluem esse ingrediente e que farão maravilhas para a saúde dos seus fios.

Vamos ver algumas das utilidades da canela no cabelo e a melhor forma de conseguir tais resultados a partir de produtos ou receitas caseiras que utilizem canela.

1. Clarear os fios

canela no cabelo
Instagram: @mayaragomes_blog

Se você deseja clarear os seus fios, pode usar os ingredientes abaixo para fazer uma receita caseira de tintura natural.

– 1 colher de sopa de canela

– 1 colher de sopa de mel

– ½ xícara de chá de azeite de oliva

Aqueça o azeite e, quando estiver bem quente, retire do fogo e misture com os outros ingredientes até obter consistência homogênea. Espere a misturar esfriar e aplique no cabelo pré-dividido em mechas.

Deixe agir por cerca de 40 minutos e, então, lave e finalize como de costume.

2. Promover a hidratação

A canela pode ser adicionada à sua máscara de hidratação preferida para promover um nível de hidratação maior dos seus cabelos.

Basta acrescentar 3 gotas de óleo essencial de canela à máscara e misturar bem, aplicando nos fios já limpos e deixando agir por 15 minutos. Enxague bem e finalize como de costume.

A @sarahpeixotoh ensina outra receitinha com canela também. Veja só:

3. Ajudar no crescimento

O óleo essencial de canela pode ser aplicado em suas receitas caseiras de nutrição capilar para ajudar no fortalecimento dos seus fios e promover a circulação sanguínea na área do couro cabeludo, ajudando a fazer com que os fios cresçam mais fortes e saudáveis.

4. Definir os cachos

A canela no cabelo também pode ser usada como forma de ajudar a definir os cachos de cacheadas e crespas.

Basta fazer um chá de canela e colocar em um spray borrifador. Borrifar um pouco do chá de canela no cabelo irá ajudar a modelar os fios, devolvendo seu brilho e maciez e promovendo uma maior definição dos fios. Ideal para aquele day after em que nossos cachos simplesmente não querem obedecer aos nossos comandos.

Além disso, esse chá irá estimular a circulação sanguínea na região do couro cabeludo, o que é essencial para a saúde dos fios.

canela no cabelo
Só aplicar umidificando os cachos.

5. Cuidar do couro cabeludo

Para essa receita, você precisará dos seguintes ingredientes:

– ½ xícara de chá de óleo de coco

– ½ xícara de chá de azeite de oliva extravirgem

– 1 colher de chá de canela em pó

– 1 colher de chá de cravo-da-índia

Derreta o óleo de coco e acrescente todos os outros ingredientes, misturando até obter aparência homogênea. Guarde a mistura em local arejado durante três dias. Então, aplique no couro cabeludo, fazendo massagens circulares na raiz.

Deixe a mistura agir por cerca de 3 horas, lave e finalize como de costume.

A canela no cabelo é uma excelente aliada da saúde dos fios, promovendo um crescimento saudável e fortalecendo a fibra capilar. Ela também ajuda a clarear os fios de forma uniforme, podendo ser utilizada em conjunto com um spray clareador para garantir fios mais claros e hidratados.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>