Curiosidades

Você conhece a terapia capilar? Entenda todos benefícios dessa ajuda profissional

terapia capilar

Parece que a resposta para a maioria dos nossos problemas está na terapia. De fato, essa é uma maneira de auxiliar no nosso bem-estar e resolução de conflitos. Então, era questão de tempo até que fosse criada a terapia capilar. Mas o que é exatamente isso? Será que é igual ao detox capilar?

Se você nunca ouviu falar desse conjunto de técnicas, provavelmente deve estar com imagens bem estranhas na cabeça, pensando no seu cabelo sentado no divã desabafando sobre todas as coisas erradas que você faz com ele.

Claro que não chega a esse extremo porque não estamos em um desenho animado, mas a ideia da terapia capilar é exatamente resolver os problemas que tem impedido seus cabelos de estarem saudáveis e fortes.

Desse modo, deve ser feita uma análise dos fios para entender quais são os principais problemas que afligem seus fios e, assim, indicar o tratamento mais adequado para que eles recuperem a saúde.

Vamos entender exatamente o que é e como funciona a terapia capilar e quando ela deve ser feita.

O que é e como funciona a terapia capilar?

Se você deseja manter os seus fios saudáveis e fortes, provavelmente está familiarizada com uma série de tratamentos e produtos indicados para fazer com que suas madeixas estejam sempre em dia.

Um bom tratamento capilar deve sempre ter como foco também o couro cabeludo, que é fundamental para que os cabelos cresçam saudáveis. Há muitos hábitos que podem prejudicar a saúde dos fios, como o estresse, químicas em excesso, acúmulo de produtos etc.

É aí que a terapia capilar entra. Ela é um método que ajuda a prevenir e tratar doenças relacionadas aos nossos cabelos e ao couro cabeludo. Ao percebermos que algo não está em equilíbrio nos nossos cabelos, é indicado recorrer a esse conjunto de técnicas.

terapia capilar
Instagram: @blush.curls

A terapia capilar irá auxiliar a corrigir desequilíbrios causados por procedimentos químicos. Ela envolve diversos tratamentos diferentes que serão recomendados de acordo com a análise dos fios.

Quais são os benefícios?

A terapia capilar irá contribuir para a recuperação da saúde dos fios em caso de danos ou para a manutenção da mesma quando os cabelos não apresentam nenhum tipo de problema.

Alguns de seus benefícios são o combate ao afinamento dos fios, combate à oleosidade excessiva, reversão da alopecia ao combater a causa da queda de cabelo, entre outros.

Ela também irá ajudar a tratar possíveis inflamações no couro cabeludo, contribuindo para o fortalecimento da raiz dos fios e, dessa forma, fazendo com que eles cresçam mais fortes e saudáveis.

Também é possível recorrer à terapia capilar como forma de combater problemas como a caspa.

As vantagens de fazer a terapia capilar são inúmeras, e em muito irão contribuir para a saúde dos seus fios.

Onde posso realizar?

A análise da terapia capilar deve ser feita em local especializado, por um terapeuta capilar. Ela envolve a utilização de uma câmera que tem a capacidade de aumentar o fio em 200 vezes.

terapia capilar
instagram: @natanacrespo_natural

Dessa forma, é possível detectar fatores como oleosidade, caspa, entre outros. Então, o terapeuta capilar poderá dar início ao tratamento de acordo com o número de sessões indicadas para resolver o problema.

Para tal, deve-se procurar uma clínica especializada a fim de poder dar início ao tratamento.

O que posso fazer em casa para auxiliar na terapia capilar?

Para além das sessões realizadas na clínica, há alguns tratamentos caseiros que podem ser feitos como forma de auxiliar.

Peeling capilar

O peeling capilar, por exemplo, é um tratamento esfoliante recomendado para quem tem necessidade de remover impurezas dos fios, evitando o efeito build up.

Esse tratamento é feito com um shampoo que contém microesferas. O produto deve ser aplicado nos fios e friccionado em uma leve massagem, tal qual a esfoliação que fazemos na nossa pele.

Isso irá ajudar também na ativação da circulação sanguínea na região do couro cabeludo.

Massagens

Fazer massagens capilares também é interessante para ajudar na circulação sanguínea. Essas massagens podem ser feitas com máscaras capilares que ajudam na impermeabilização dos fios sem pesarem no comprimento.

terapia capilar

Máscaras de argila

Por fim, as máscaras de argila são muito indicadas para quem necessita de um tratamento caseiro mais profundo. Essas máscaras ajudam a combater problemas como a caspa ao impedir a descamação excessiva do couro cabeludo.

Elas possuem propriedades secativas que auxiliam na administração da atividade das nossas glândulas sebáceas.

terapia capilar
Instagram: @diamondpreto

Se você sente que seus fios não estão tão saudáveis quanto gostaria e acredita que haja a necessidade de um tratamento mais profundo, é recomendável procurar uma clínica especializada.

Por meio da análise dos seus fios e do couro cabeludo, a terapia capilar poderá entender qual o tratamento recomendado para a recuperação ou manutenção da saúde dos seus fios. Você pode potencializar os efeitos dessa série de tratamentos de forma fácil em casa, utilizando, por exemplo, a argila no cabelo ou fazendo massagens capilares.

Gostou de conhecer a terapia capilar? Compartilhe e deixe seu comentário💜

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>