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Vitaminas para cabelo: veja para que serve cada uma delas e como inserir na sua rotina

vitaminas para cabelovitaminas para cabelo

Você sabe qual a importância das vitaminas para cabelo? Se não sabe, é importante se informar. Você provavelmente já ouviu falar que somos o que comemos, e essa frase não poderia ser mais verdadeira. Pensa só.

Quando comemos muita junkie food, nos sentimos mais cansados e menos saudáveis. Isso porque a comida que estamos comendo não fornece ao nosso organismo tudo aquilo que precisamos para ficarmos saudáveis.

É impossível manter a saúde do nosso corpo, incluindo os cabelos e a pele, se a nossa alimentação não proporciona os nutrientes necessários para que eles estejam bem. Ainda que usemos os produtos indicados para os nossos fios, se não nos alimentarmos direito os resultados não serão tão satisfatórios.

E mesmo que você consuma produtos que geralmente indicam na embalagem que são “fontes de nutrientes”, é importante saber que não está consumindo tudo aquilo que a embalagem diz oferecer.

vitaminas para cabelo
vitaminas para cabelo

É comum procurarmos por esses produtos na tentativa de nos mantermos saudáveis na correria do dia a dia, mas o que nos esquecemos é que, no processo de industrialização, o alimento perde muito do seu valor nutricional original, além do fato de serem adicionados corantes e aromatizantes.

Se você tem amigos que vão para a academia com frequência, por exemplo, já deve ter ouvido o quanto consumir vitaminas era importante. E se você já ficou doente alguma vez na vida, pode ser que tenha ouvido que o seu problema era a falta de vitaminas.

Pode até ser que sua avó tenha feito aquela vitamina super turbinada, cheia de frutas e verduras para ajudar você a ficar curada mais rapidamente.

Isso tudo quer dizer que as vitaminas são importantes para a nossa saúde corporal. A ausência do consumo dessas vitaminas pode causar muitos problemas no nosso corpo e, por isso, precisamos estar sempre atentas.

Se você leu esse artigo até aqui e está se perguntando qual a relação disso tudo com os cabelos, saiba que a resposta é absolutamente tudo.

A ausência de vitaminas para cabelo tem impacto negativo na nossa saúde, podendo ser sentida nas respostas dadas pelo nosso corpo.

Tanto a sua pele quanto o seu cabelo rapidamente vão demonstrar que estão sentindo negativamente esse descuido. Por isso, hoje você aprenderá quais são as melhores vitaminas para cabelo a fim de manter seus fios sempre lindos e saudáveis.

Quais as melhores vitaminas para cabelo?

É muito fácil encontrar por aí as vitaminas em cápsula, que prometem repor nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo, além de vitaminas para o cabelo, unhas e pele.

Não é que eles não funcionem, mas ao ingeri-los, você consome uma certa quantidade de uma única vitamina, enquanto nos alimentos aproveita uma série de outros nutrientes. Além do mais, o consumo sem indicação médica pode, claro, ter efeitos indesejados.

Separamos para você uma lista das principais vitaminas para cabelo que podem ser encontradas facilmente em alimentos do dia a dia. Confira:

Vitamina A

Precisando daquela mãozinha para o cabelo crescer mais rápido? Talvez a vitamina A seja uma boa aposta! Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos fios, uma vez que regula a multiplicação celular e impede a degeneração das mesmas, e também promove a elasticidade dos fios.

Está percebendo a raiz mais oleosa que o normal? Vitamina A é a solução para esse problema também! Essa vitamina regula a produção de óleo do couro cabeludo, mas, atenção: a ingestão em excesso pode causar o chamado efeito rebote, que é quando o resultado obtido é exatamente o oposto do esperado.

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Instagram: @santos_rapunzelle

Em quais alimentos?

  • manteiga sem sal;
  • folhas verdes;
  • gema de ovo;
  • batata doce;
  • espinafre;
  • cenoura;
  • mamão;
  • tomate;
  • manga;
  • fígado;
  • leite.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B também são aliadas da beleza dos seus cabelos, pele e unhas! A vitamina B12, por exemplo, também ajuda no processo de crescimento do cabelo; enquanto isso, a B3 é responsável pelo fortalecimento e ajuda a evitar a queda capilar; a B5 tem boa compatibilidade com a queratina, proteína responsável pela força e elasticidade dos fios

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, diminuindo o risco de quebra e pontas duplas.

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Instagram: @larisferreiraoficial

A biotina, nome dado à vitamina B8, embora produzida naturalmente pelo corpo, quando tem sua ingestão potencializada, é absorvida pelo intestino, e age na absorção de queratina na raiz, também evitando queda e fortalecendo os fios.

Em quais alimentos encontrar?

  • peito de peru;
  • amêndoas;
  • leveduras;
  • abacate;
  • banana;
  • peixes;
  • batata;
  • nozes;
  • fígado;
  • feijão;
  • leite.

Vitamina C

Não é só gripes e resfriados que são combatidos por essa vitamina, não! Radicais livres também entram na lista de inimigos da vitamina C! Por esse efeito antioxidante, ela estimula a produção de colágeno (ótimo para uma pele firme e linda!) e ajuda a absorver o ferro, essencial para a saúde dos cabelos!

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Instagram: @pri_riciardi

Em quais alimentos encontrar?

  • pimentão amarelo;
  • morango;
  • brócolis;
  • acerola;
  • mamão;
  • manga;
  • tomate;
  • laranja;
  • goiaba;
  • kiwi.

Vitamina D

Produzida pelo corpo, a vitamina D age na manutenção das células do couro cabeludo e a sua ausência pode interferir no crescimento normal dos fios, além de deixá-los com um aspecto áspero e muito mais suscetíveis à quebra e à queda dos cabelos.

Muita gente acredita que à exposição à luz solar faz com que aumente a absorção de vitamina D, o que não é verdade: o sol apenas faz com que a vitamina D seja convertida para a sua forma ativa.

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Instagram: @ana_camara_pereira

Em quais alimentos encontrar?

  • óleo de peixes;
  • gema de ovo;
  • ovo cozido;
  • mariscos;
  • sardinha;
  • salmão;
  • ostras;
  • leite.

Vitamina E

Também antioxidante, é ótima para prevenir rugas e linhas de expressão. Nos cabelos, melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que equilibra o pH e evita o surgimento de oleosidade na raiz.

A função antioxidante também é ótima para as madeixas: neutraliza os radicais livres que podem causar obstrução dos folículos pilosos  e ainda protege o cabelo dos danos causados pelos raios UV

Em quais alimentos encontrar?

  • vegetais verde-escuro;
  • sementes de girassol;
  • castanha-do-pará;
  • gema de ovo;
  • espinafre;
  • alface;
  • milho;
  • avelã;
  • soja.

Deu para entender a importância das vitaminas no nosso dia a dia e na nossa saúde, certo? É essencial alimentar-se direito e também beber muita água. Seus cabelos com toda a certeza agradecerão esse cuidado extra e responderão mostrando mais força, brilho e vitalidade.

Isso significa madeixas mais maleáveis e brilhosas, sem a indesejada dupla conhecida como frizz e pontas duplas e, além de tudo, que fica na sua cabeça, ou seja, que não cai além daquilo que é considerado a queda capilar normal diária.

É claro que somente isso não será o suficiente para manter a pele e os cabelos bonitos. São necessários muitos outros cuidados, como usar produtos com fator de proteção solar e investir em um cronograma capilar.

No entanto, é inegável que uma dieta rica em nutrientes é o primeiro passo para uma pele jovem e cabelos incríveis!

Então, aproveite a chegada do verão para investir em alimentos mais leves, naturais e ricos em vitaminas para cabelo, pele e unhas! 

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Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
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