Vitaminas para cabelo: veja para que serve cada uma delas e como inserir na sua rotina

Vitaminas para cabelo: veja para que serve cada uma delas e como inserir na sua rotina

“Você é o que você come”, bom, você já deve ter ouvido essa frase. E, vamos ter que concordar com ela, viu? É impossível manter a saúde, inclusive dos cabelos e da pele, se a sua alimentação não proporciona os nutrientes que eles precisam para se manterem bem. E mesmo que você escolha produtos que indiquem na embalagem que são “fontes de nutrientes” na tentativa de se alimentar bem mesmo na correria do dia a dia, você não está consumindo tudo que a embalagem diz, não. Isso porque no processo de industrialização o alimento perde muito do seu valor nutricional original, além de serem acrescidos corantes e aromatizantes.

E a pele e os cabelos sofrem muito com esse descuido. Por isso, hoje vamos mostrar a você quais as melhores vitaminas para cabelo e pele sempre saudáveis e, claro, quais alimentos são ricos nestes nutrientes!

Quais as melhores vitaminas para cabelo?

É muito fácil encontrar por aí as vitaminas em cápsula, que prometem repor nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo, além de vitaminas para o cabelo, unhas e pele.

Não é que eles não funcionem, mas ao ingeri-los, você consome uma certa quantidade de uma única vitamina, enquanto nos alimentos aproveita uma série de outros nutrientes. Além do mais, o consumo sem indicação médica pode, claro, ter efeitos indesejados.

Separamos para você uma lista das principais vitaminas para cabelo que podem ser encontradas facilmente em alimentos do dia a dia. Confira:

Vitamina A

Precisando daquela mãozinha para o cabelo crescer mais rápido? Talvez a vitamina A seja uma boa aposta! Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos fios, uma vez que regula a multiplicação celular e impede a degeneração das mesmas, e também promove a elasticidade dos fios.

Está percebendo a raiz mais oleosa que o normal? Vitamina A é a solução para esse problema também! Essa vitamina regula a produção de óleo do couro cabeludo, mas, atenção: a ingestão em excesso pode causar o chamado efeito rebote, que é quando o resultado obtido é exatamente o oposto do esperado.

Em quais alimentos?

  • manteiga sem sal;
  • folhas verdes;
  • gema de ovo;
  • batata doce;
  • espinafre;
  • cenoura;
  • mamão;
  • tomate;
  • manga;
  • fígado;
  • leite.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B também são aliadas da beleza dos seus cabelos, pele e unhas! A vitamina B12, por exemplo, também ajuda no processo de crescimento do cabelo; enquanto isso, a B3 é responsável pelo fortalecimento e ajuda a evitar a queda capilar; a B5 tem boa compatibilidade com a queratina, proteína responsável pela força e elasticidade dos fios, diminuindo o risco de quebra e pontas duplas.

A biotina, nome dado à vitamina B8, embora produzida naturalmente pelo corpo, quando tem sua ingestão potencializada, é absorvida pelo intestino, e age na absorção de queratina na raiz, também evitando queda e fortalecendo os fios.

Em quais alimentos encontrar?

  • peito de peru;
  • amêndoas;
  • leveduras;
  • abacate;
  • banana;
  • peixes;
  • batata;
  • nozes;
  • fígado;
  • feijão;
  • leite.

Vitamina C

Não é só gripes e resfriados que são combatidos por essa vitamina, não! Radicais livres também entram na lista de inimigos da vitamina C! Por esse efeito antioxidante, ela estimula a produção de colágeno (ótimo para uma pele firme e linda!) e ajuda a absorver o ferro, essencial para a saúde dos cabelos!

Em quais alimentos encontrar?

  • pimentão amarelo;
  • morango;
  • brócolis;
  • acerola;
  • mamão;
  • manga;
  • tomate;
  • laranja;
  • goiaba;
  • kiwi.

Vitamina D

Produzida pelo corpo, a vitamina D age na manutenção das células do couro cabeludo e a sua ausência pode interferir no crescimento normal dos fios, além de deixá-los com um aspecto áspero e muito mais suscetíveis à quebra e à queda dos cabelos.

Muita gente acredita que à exposição à luz solar faz com que aumente a absorção de vitamina D, o que não é verdade: o sol apenas faz com que a vitamina D seja convertida para a sua forma ativa.

Em quais alimentos encontrar?

  • óleo de peixes;
  • gema de ovo;
  • ovo cozido;
  • mariscos;
  • sardinha;
  • salmão;
  • ostras;
  • leite.

Vitamina E

Também antioxidante, é ótima para prevenir rugas e linhas de expressão. Nos cabelos, melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que equilibra o pH e evita o surgimento de oleosidade na raiz.

A função antioxidante também é ótima para as madeixas: neutraliza os radicais livres que podem causar obstrução dos folículos pilosos  e ainda protege o cabelo dos danos causados pelos raios UV

Em quais alimentos encontrar?

  • vegetais verde-escuro;
  • sementes de girassol;
  • castanha-do-pará;
  • gema de ovo;
  • espinafre;
  • alface;
  • milho;
  • avelã;
  • soja.

É claro que manter a pele e os cabelos bonitos exige alguns outros cuidados como o uso de protetor solar diariamente e investir em um cronograma capilar, mas é inegável que uma dieta rica em nutrientes é o primeiro passo para uma pele jovem e cabelos incríveis!

Então, aproveite a chegada do verão para investir em alimentos mais leves, naturais e ricos em vitaminas para cabelo, pele e unhas! 

vitaminas para cabelo

Tuany Fraga

Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?

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