ColoraçãoEstilo

Violeta genciana no cabelo: aprenda para que serve esse produto e como usar ele no cabelo

violeta gencianavioleta genciana

Estamos sempre procurando formas diferentes de cuidar dos nossos cabelos e fazer procedimentos como a coloração. Existem modos naturais e também artificiais de desamarelar os fios ou mudar a cor das madeixas. Você já usou violeta genciana no cabelo?

A violeta genciana, caso você não saiba, é um composto ao mesmo tempo barato, simples e benéfico para a saúde da nossa pele e dos nossos cabelos. Ela é também eficiente para tratar algumas doenças, sendo utilizada para tal fim.

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como utilizar esse produto nos cabelos ou não entendam exatamente para o que ele serve e quando é indicada a sua aplicação nos fios.

A violenta genciana é uma solução obtida por meio da extração de uma substância de uma planta que recebe o mesmo nome. É uma daquelas soluções multiuso que costumam ser muito amadas.

violeta genciana
Instagram: @piekutpatrycja | @karinaalgazi

Inicialmente utilizava-se a violeta genciana para cuidar das aftas dos bebês. De uns tempos para cá, o uso da violeta genciana no cabelo tem se popularizado, especialmente devido à quantidade de vídeos disponíveis na internet ensinando como utilizá-la e entender quando optar por essa solução para o bem da cor dos nossos fios.

Se você é do time que nunca havia ouvido falar da violenta genciana antes, com certeza vai amar entender e descobrir mais sobre essa solução e suas aplicações.

Ainda que sua maior procura seja para o uso estético, sendo encontrada para compra nas farmácias, há muitas outras formas de aplicá-la para garantir o resultado desejado.

A forma de utilizá-la irá depender com o efeito que você deseja para os seus cabelos.

Esse é um daqueles produtos que não podemos pecar pelo excesso. O grande segredo para que a violeta genciana no cabelo dê o resultado que desejamos é seguir a risca o passo a passo e não colocar nem um pouco a mais, nem um pouco a menos do que é indicado.

Por isso, vamos falar nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre a violeta genciana no cabelo e explicar direitinho como essa solução pode ser a resposta para os seus problemas capilares.

Para que serve a violeta genciana no cabelo?

Já entendemos um pouco de como a violeta genciana era inicialmente utilizada e percebemos o quanto essa solução multiuso pode ser a resposta para muitos problemas. Mas como exatamente devemos utilizar a violeta genciana no cabelo? Para que ela serve?

A violeta genciana pode ser utilizada no cabelo com dois objetivos distintos: matizá-lo ou pintar os fios de roxo. Em ambos os casos, é necessário seguir o passo a passo certinho para que o resultado seja o esperado.
Vale dizer que utilizar a violeta genciana no cabelo, seja para matização ou pintura, pode ser uma ótima alternativa, já que os resultados são bem interessantes e o produto é bem baratinho e facilmente encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Como usar a violeta genciana no cabelo?

Como falamos anteriormente a violeta genciana no cabelo pode ser usada com dois objetivos distintos: matizá-lo ou pintar de roxo. Aprenda abaixo o passo a passo de como usar violeta genciana no cabelo para pintar os fios de roxo e também como usar violeta genciana no cabelo para matizá-lo!

Para matizar o cabelo

Existem diversas receitinhas de como matizar o cabelo com violeta genciana. Abaixo, segue uma das melhores, já que matiza ao mesmo tempo em que hidrata os fios.

Ingredientes:
– 3 colheres de máscara capilar (cor branca);
– 2 gotas de violeta genciana;
-Luvas

Passo a Passo:
1º Passo: Em um recipiente, misture a máscara com a violeta genciana;
2º Passo: Coloque as luvas para não correr o risco de manchar as mãos;
3º Passo: Aplique a mistura nos fios limpos e úmidos, massageando-os.
4º Passo: Deixe agir por 2 minutos;
5º Passo: Enxágüe bem o cabelo com água.
6º Passo: Caso o cabelo não tenha ficado no tom desejado, repita o processo.

violeta genciana

Para pintar o cabelo de roxo

Se o seu objetivo usando este produto no cabelo é pintar os fios de roxo, siga o passo a passo abaixo. É importante lembrar que caso você queira um tom de roxo intenso, é necessário que o cabelo seja descolorido antes de usar a violeta genciana no cabelo. Caso o seu cabelo seja escuro, utilizar a violeta genciana nele fará com que os fios fiquem apenas com um brilho roxo, ok?

Ingredientes
– Conta gotas;
– 15 gotas de violeta genciana;
– Quantidade de creme branco que dê para cobrir seus fios;
– Luvas

Passo a Passo:

1º Passo: Em um recipiente, misture a máscara com apenas 3 gotas do prodduto. Se você quiser que o seu cabelo fique cor lavanda, essa é a quantidade certa, mas se quiser um roxo mais intenso, vá pingando até que a mistura fique na cor roxa mais forte;
2º Passo: Coloque as luvas para não correr o risco de manchar as mãos;
3º Passo: Divida o cabelo seco em três partes e vá aplicando a mistura em cada uma delas.;
4º Passo: Deixe agir por 15 minutos;
5º Passo: Enxágüe bem o cabelo com água e prontinho!

Quanto tempo dura o efeito da violeta genciana no cabelo?

Sabemos que a violeta genciana pode ser aplicada no cabelo. Mas qual exatamente é a duração dessa aplicação?

O efeito do produto no cabelo varia conforme a quantidade de lavagens. Caso você lave os fios todos os dias, por exemplo, a cor roxa deve permanecer nos fios por cerca de uma semana. Uma boa dica é usar shampoo roxo, que dá uma ajuda para a cor permanecer nos fios por mais tempo.

Em se tratando da matização, o efeito também está diretamente ligado com o número de lavagens e o procedimento só deve ser feito quando for percebido que o cabelo está opaco, amarelado e sem vida. Geralmente, fazer a matização uma vez por mês é o suficiente.

Violeta genciana faz mal para o cabelo?

É importante dizer que este produto não faz mal para os fios, já que não tem componentes químicos para penetrar na fibra capilar ou causar danos maiores.
Entretanto, é possível que os fios fiquem um pouco ressecados após usar a violeta genciana no cabelo e, uma boa dica para minimizar esse ressecamento, é deixar o vidro do produto aberto por três dias para que o álcool, responsável pelo ressecamento, evapore.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
  • >