DicasPoroso

Vinagre de maçã no cabelo pode? Veja como recuperar a saúde dos fios com essas receitas caseiras

vinagre de maçã no cabelo

O vinagre de maçã é um velho conhecido da nossa alimentação. Os médicos sempre ressaltam o quanto ele pode ser saudável e importante para temperar nossos alimentos. Mas e quando falamos de vinagre de maçã no cabelo, o que você pensa?

Com certeza você já ouviu falar do vinagre de maçã e já deve ter comido algumas vezes. Pode ser até que tenha ouvido falar dos benefícios do uso dele na rotina de cuidados capilares, mas sem dar muita atenção.

É normal, já que muitas pessoas associam o uso de alimentos na rotina de beleza com as receitas mirabolantes do tempo dos nossos avós. Quem nunca ouviu falar que chá de boldo cura tudo, não é mesmo?

Parece estranho? Mas confia, porque funciona 😉

Mas há um motivo pelo qual os alimentos têm sido cada vez mais explorados no mundo da beleza: eles são naturais e eficientes. Isso quer dizer que são uma importante forma de realizar um tratamento poderoso dos fios sem sofrer efeitos colaterais causados por procedimentos químicos, por exemplo.

Além disso, eles são baratos e podem ser encontrados no supermercado, ou seja, são acessíveis. Tem coisa melhor?

Se você não faz a mínima ideia de como usar vinagre de maçã no cabelo e incluir esse poderoso ativo nos seus cuidados com as madeixas, estou aqui para ajudar.

Para que serve o vinagre de maçã

Além de servir para temperar, o vinagre de maçã é ótimo para os cabelos, principalmente para os danificados por química, você sabia?

cabelo bonito
Fios danificados por química tem jeito – @nectardobrasil

Assim como vários outros ingredientes do nosso dia a dia, o vinagre de maçã tem substâncias milagrosas que, quando aplicadas nos fios, deixam o cabelo maravilhoso, como se tivesse saído direto do salão, e o melhor, sem gastar muito.

Quais os benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem o “dom” de fechar as cutículas dos fios. Logo após passar o shampoo, essas cutículas ficam abertas, então o vinagre age fechando-as e mantendo toda a umidade da hidratação.

Além disso, ele deixa o cabelo com muito brilho, maciez e ajuda a recuperar os cabelos danificados, detalhe, sem deixar cheiro nenhum.

Para ficar ainda melhor, tem uma super dica para as loiras, o vinagre de maçã ajuda a tirar o esverdeado do loiro piscina. Agora pode mergulhar sem se preocupar.

O vinagre age nas cutículas do fio – @juliaboracine

Como hidratar o cabelo com vinagre de maçã?

Agora já chegamos na parte que todas estávamos esperando, não é? Afinal, como hidratar o cabelo com vinagre de maçã e deixar todos aqueles benefícios maravilhosos?

Sabemos que a hidratação é essencial para a saúde dos fios, e deve ser feita regularmente. Donas de madeixas secas e ressecadas devem recorrer a esse tratamento semanalmente. Quem tem cabelo oleoso pode fazê-lo a cada 15 dias, mas deve com certeza hidratar os fios.

Nossos cabelos perdem diariamente muito da água, nutrientes e proteínas que são essenciais para sua vitalidade e brilho. Por meio de tratamentos como a hidratação, é possível recuperar ou manter a saúde dos fios, tornando-os menos propensos a quebras e quedas.

Existem inúmeros métodos de hidratação diferentes e a adição de ingredientes naturais é uma excelente forma de potencializar os resultados.

É só procurar na internet para ver a quantidade de receitas de hidratações caseiras que existem. Que bom, né?

Bom, mas o tópico desse artigo é o vinagre de maçã no cabelo, certo? Agora que você entendeu os benefícios do uso desse item, está na hora de se divertir e começar a incorporá-lo na sua rotina capilar.

Nós separamos 3 receitinhas básicas, para você fazer em casa.

Receita 1 – No creme de hidratação:

Você vai usar 2 colheres do creme de hidratação e 3 colheres de vinagre de maçã. Todas elas são colheres de sopa, e lembre-se, nunca pegue o creme de hidratação com os dedos, isso pode alterar o efeito prometido e desejado.

Misture os ingredientes e deixe a parte. Lave os cabelos com shampoo e seque bem, aplique a hidratação e deixe em uma média de meia hora a uma.

Após o período, lave o cabelo, enxágue bastante, e deixe secar naturalmente. Os resultados já serão visíveis.

Tratamento de máscara com vinagre de maçã – @_dicasdacarolline

Receita 2 – Tirando o verde dos cabelos loiros

Lave o cabelo com um shampoo antirresíduos e seque com a toalha. Com o cabelo úmido, aplique a mistura de 4 colheres de sopa de vinagre de maçã + 300ml de água.

Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue. Se desejar, antes de aplica essa mistura acima, use uma máscara de hidratação para potencializar o efeito. Pronto, cabelos loiros e lindos outra vez.

Receita 3 – Para deixar no cabelo

Lave o cabelo normalmente, com shampoo e condicionar, após aplique a mistura de 1 colher de sopa de vinagre de maçã + 500ml de água. Passe em todo o cabelo.

Depois finalize do jeito que preferir, com creme ou leave-in. Assim o cabelo vai manter brilho e hidratação o dia todo.

Pode colocar vinagre de maçã no creme de pentear?

Claro que pode! Você vai potencializar ainda mais os benefícios do vinagre de maçã no cabelo ao misturá-lo com o seu creme de pentear e utilizar um pouco desse poderoso ingrediente no seu dia a dia, na hora da finalização ou de pentear os seus fios.

A dica é: não exagerar. Coloque apenas uma ou duas colheres de vinagre dentro do recipiente com o creme para pentear, depois misture e use normalmente.

Logo, você vai sentir a diferença no cabelo, maciez e muito brilho para dar e vender.

Essa dica vale muito para as cacheadas e crespas, o vinagre de maçã vai dar aquele up e tirar o aspecto ressecado que, às vezes, aparece no cabelo com molinhas.

Mais um modo de usar o vinagre de maçã é como finalizador, por exemplo, reparador de pontas. Você pode misturar com água e algum condicionador da sua preferência e, assim, borrifar no cabelo úmido. O resultado é incrível.

Quanto tempo deixar o vinagre de maçã no cabelo?

Isso pode variar bastante, principalmente de cabelo para cabelo e de como está a saúde dos seus fios.

É sempre recomendado que cabelos mais danificados (elásticos, quebradiços e opacos) fiquem mais tempo com o produto, mas isso não é uma regra.

Cabelo elástico – @luxushairartist

Você pode adaptar ao seu tempo, mas o mínimo indicado seriam 30 minutinhos para ele agir.

Como listamos acima, existem outras formas de utilizar o vinagre de maçã, até mesmo formas de usá-lo ao longo do dia como, hidratando o cabelo com borrifadas ou como creme para pentear. Além disso, ele pode ser usado por todo e qualquer tipo de cabelo.

Viu só como o vinagre de maçã no cabelo fica ótimo? Agora que você já tem essas receitinhas, está na hora de experimentar. Você com certeza vai ficar maravilhada com os resultados desse vinagre milagroso para os fios.

Você consegue encontrar esse ingrediente que fará milagres no seu cabelo em lojas online!

vinagre de maçã no cabelo

E, depois que fizer, vem cá contar para a gente o que achou, se deu certo e como você fez. Compartilhe suas experiências!

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
  • Aqui é a Raquel Andrade, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    • Não existe contraindicação, mas é sempre importante consultar seu médico em caso de dúvidas sobre procedimentos de beleza.

    • O vinagre de maçã tem ação de reconstrução nos fios, podendo ser usado também como um ingrediente de detox capilar, assim, ele auxilia no processo de retirada de procedimentos químicos dos fios

  • Bom dia.
    Precisa ser orgânico ou esses que compramos nos supermercados também irão dar o mesmo resultado?

    • Oie Ana,
      Nos supermercados você encontra diversas marcas e tipos de vinagres de maça e aqui vale também a mesma regra para os produtos de cabelo: é muuito importante ler os rótulos e estar atenta ao tipo de produto que usa. Indicamos o tipo orgânico pois não possui conservantes, sendo 100% natural com o máximo de benefícios.

    • Pode ser os de mercado. Desde que vc o dilua em água por causa do álcool. Pelo menos foi como minha cabeleireira indicou.

  • >