A umectação noturna é uma das técnicas mais consistentes quando o assunto são as novidades em tratamento capilar, o que se deve a sua praticidade e efetividade. Cada vez mais, essa é a escolha de quem busca tratamentos inteligentes, que se encaixem bem na rotina, e que tragam bons resultados – no curto e longo prazo.
A umectação noturna é uma aposta que é mesmo cheia de benefícios, seja qual for o seu tipo de cabelo e grau de danificação do fio. E você, já fez umectação noturna? Sabe como ela funciona? Se ainda não, está na hora de conhecer um pouco mais sobre essa grande tendência. Confira a seguir as características desse tipo de tratamento, bem como os seus principais benefícios e as formas de aplicação. Vamos lá?
O que é a umectação noturna?
A umectação noturna consiste em um tratamento capilar de nutrição intensa, que trabalha a fibra do cabelo de forma profunda. O grande diferencial dessa técnica é que ela substitui o uso de produtos químicos por óleos vegetais. Esses são a base do tratamento e garantem um cabelo bonito, saudável e cheio de vida.
Como já dá para imaginar, esse tipo de método é realizado durante à noite, no conforto do lar. A aplicação deve ser feita antes de dormir e a ação se dará durante as horas de sono. Isso quer dizer que, literalmente, o sonho vira realidade: você dorme e acorda com os cabelos lindos!
Quais são os benefícios da umectação noturna?
Quando consideramos a relação entre processo e resultados, benefícios é o que não faltam para a técnica de umectação noturna. Vamos conhecer os principais motivos para aderir à ela:
- Custo acessível, já que o preço dos óleos é super em conta;
- Otimização de tempo, uma vez que você poderá usar suas horas de sono para a realização do tratamento – ao invés de perder horas no salão;
- É indicada para todos os tipos de cabelo, de qualquer comprimento e/ou condição;
- Como a base do tratamento são produtos naturais, não oferece quaisquer riscos à saúde do couro cabeludo;
- A umectação garante resultados realmente satisfatórios, equivalentes aos dos tratamentos realizados em salões de beleza.
Quais são os óleos ideais para o tratamento de umectação noturna?
Para que haja melhor aproveitamento da técnica, é preciso se fazer uso de bons óleos vegetais, capazes de nutrir e hidratar de forma eficaz o fio do cabelo. Dentre os mais indicados para aplicação na umectação noturna estão:
- Óleo de coco: rico em vitaminas e minerais, que ajudam a deixar os cabelos brilhosos e sedosos – cheios de vida e leveza.
- Óleo de argan: com alto poder de hidratação, age profundamente no fio e recupera a água perdida pela ação de agentes agressores. Promove maciez e brilho.
- Óleo de rícino: age diretamente na camada mais profunda do fio, trabalhando de forma intensa o seu fortalecimento. Favorece o crescimento, bem como fios mais resistentes. Advertisement
Todos apesentam propriedades muito importantes para a saúde capilar, tendo alto poder de nutrição e hidratação – ajudando a regenerar e fortalecer a fibra capilar. A dica especial é ir variando a escolha do óleo, a fim de que o cabelo possa se reestruturar por completo. Por isso colocamos mais algumas opções de óleo para você:
Como fazer a umectação noturna?
O processo da umectação não tem nenhum mistério, mas deve ser feito da forma adequada para que os resultados sejam mesmo conforme a expectativa. Confira o passo a passo desse tratamento o coloque-o logo em prática:
Preparação
O primeiro passo é escolher o óleo que será utilizado na umectação. Ainda, se certificar de que o cabelo está totalmente seco (se estiver sujo, não tem problema nenhum!), pois ao contrário da maioria das hidratações, essa não deve ser realizada no fio molhado.
Aplicação
Basta separar o cabelo em mechas e passar o óleo escolhido em todo o comprimento dos fios. Se você tem a raiz oleosa, pode deixá-la de fora. Massageie levemente até que todo o cabelo esteja umidificado com o óleo.
Acomodação
Enrole o seu cabelo em uma toalha para cabelos, touca ou qualquer outro tecido – evitando o contato direto dos fios com o travesseiro. Esse “abafamento” é importante para manter e potencializar a ação do produto nas madeixas.
Retirada
Depois de uma boa noite de sono, você precisará retirar todo o óleo do seu cabelo. Lave com água abundante, preferencialmente morna ou fria. Passe o shampoo que você está acostumada e um pouco de condicionador nas pontas.
Resultado
Assim que o seu cabelo começar a secar, você perceberá os resultados. A ação pode ser repetida uma vez por mês ou a cada 15 dias – para cabelos muito danificados.
Então, ficou mais claro para você como a umectação noturna pode ser eficaz para a saúde dos fios? De forma rápida, fácil e econômica, você conseguirá conquistar cabelos bonitos e cheios de vida! Que tal testar? Depois nos conte aqui sua experiência!
Aproveite e veja como começar um cronograma capilar. Ele, juntamente com a umectação é capaz de salvar seus fios em até 1 mês!