Cronograma CapilarNutrição Capilar

Umectação com óleo de rícino: conheça os benefícios e veja como fazer em casa

umectação com óleo de rícino

A umectação com óleo de rícino é uma das mais potentes formas de combater o ressecamento dos fios. Mas não é só isso! Conheça outros benefícios e como fazer a umectação em casa!

A umectação com óleo de rícino é uma das preferidas entre as crespas e cacheadas e, também, por quem está tentando recuperar suas madeixas de danos sofridos. Isso porque o óleo de rícino tem propriedades nutritivas muito potentes, sendo, por isso, um dos mais recomendados para quem precisa lidar com fios ressecados. 

Ficou curiosa sobre todos os benefícios da umectação com óleo de rícino? A seguir, saiba mais sobre eles e veja como fazer esse tratamento no conforto de seu lar. Vamos lá?

umectação com óleo de rícino
@milavintage

Benefícios do óleo de rícino e da umectação

A umectação é uma etapa essencial do cronograma capilar. É nela que se faz a reposição de lipídios nos fios perdidos no dia a dia devido a fatores como poluição, vento, exposição ao sol e ao cloro, procedimentos químicos, entre outros. Ainda, ela ajuda a melhorar o aspecto das pontas duplas, a manter nossas madeixas mais macias, encorpadas, com brilho e com frizz reduzido – maravilhoso, não é mesmo? 

Ela é especialmente recomendada para os fios cacheados, crespos ou com química, já que ajuda a lidar com o ressecamento do cabelo. Vale salientar que essa prática faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar.

E um dos óleos mais utilizados na umectação é mesmo o óleo de rícino. Isso ocorre porque ele apresenta inúmeros benefícios. Entre eles, estão:

  • A umectação com óleo de rícino ajuda a melhorar o aspecto dos fios secos e opacos. 
  • O óleo de rícino atua no fortalecimento das madeixas, combatendo a queda capilar.
  • Esse óleo vegetal contribui para evitar a manifestação da caspa e reduzir eventuais coceiras relativas à seborreia.
  • Esse óleo ajuda a combater a queda e a quebra dos fios. 
  • O óleo de rícino favorece a circulação no couro cabeludo, contém vitamina E e minerais – o que ajuda no crescimento forte e saudável dos cabelos.
  • Esse óleo apresenta propriedades antibacterianas. 
  • A umectação com óleo de rícino nutre profundamente os fios, deixando-os mais sedosos e encorpados.

A umectação com óleo de rícino faz o cabelo crescer?

Como vimos, o principal objetivo desse tratamento é nutrir os fios. No entanto, a atuação do óleo de rícino é tão cheia de benefícios – incluindo o fortalecimento dos fios e um crescimento saudável – que eles acabam favorecendo também quem aderiu ao projeto Rapunzel. 

umectação com óleo de rícino
@daanielasantos_

Como fazer umectação com óleo de rícino?

A umectação com óleo de rícino é super fácil de ser realizada. Veja só:

      1. Antes de lavar os cabelos, isso é, com os fios ainda secos, divida-os em mechas.
      2. Aproveite o momento para fazer uma relaxante massagem no couro cabeludo, utilizando apenas um pouquinho de óleo de rícino na ponta dos dedos para ajudar a ativar a circulação local.
      3. Então, parta para a aplicação do óleo vegetal ao longo de todo o comprimento do fio, cuidando para não deixar nenhuma mecha de fora. Também é importante não exagerar na quantidade de óleo, a fim de não dificultar a sua retirada na lavagem.
      4. Depois, utilize uma touca ou um tecido de algodão para proteger as madeixas e espere, pelo menos, duas horas para o produto atuar. Você poderá potencializar o efeito da umectação com óleo de rícino fazendo-a antes de dormir.
      5. Finalizado o período, lave suas madeixas com shampoo e água fria ou morna. É importante aplicá-lo duas vezes para realmente eliminar qualquer resíduo do óleo dos fios. 
      6. Agora, basta aplicar o condicionador e finalizar seus cabelos como de costume. 

Quantas vezes por semana posso fazer a umectação?

Essa definição varia de pessoa para pessoa e dependerá de como seus cabelos irão reagir à umectação com óleo de rícino. 

Há quem faça o procedimento a cada lavagem, há aquelas que fazem a cada semana ou quinzenalmente, por exemplo. 

Por isso, após a primeira aplicação, é importante conferir com atenção o resultado. Veja, por exemplo, se os fios ficaram muito oleosos ou pesados ou se ficaram ainda mais macios e brilhosos. 

Ainda, quanto mais danos suas madeixas tiverem sofrido ou se apresentarem um ressecamento mais agravado, maior poderá ser a frequência de realização da umectação com óleo de rícino.

Outro parâmetro para essa definição é sempre fazer a umectação na etapa de nutrição de seu cronograma capilar.

E então, você já conhecia a umectação com óleo de rícino? Já fez ou pensa em experimentá-la? Conte para a gente aqui pelos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>