Cronograma CapilarNutrição Capilar

Umectação capilar: o que é e como fazer

umectação capilarumectação capilar

Sente que seu cabelo está muito ressecado e, por mais que você faça hidratação, nada parece adiantar? Pois talvez esteja na hora de recorrer para a umectação capilar. Não há nada pior do que fazermos um procedimento focado em deixar nossos cabelos bonitos só para perceber que ele continua igual, sem brilho e com o toque áspero. Queremos nossas madeixas cada vez mais lindas e brilhosas, não é mesmo? Mas não se preocupe, hoje iremos ensinar como cuidar com eficiência dos fios.

Vem com a gente, que com essas dicas seus fios serão outros!

Embora a hidratação seja uma etapa importante para combater o ressecamento, ela não será suficiente para tratar madeixas sem vida e desidratadas. Por isso, a umectação capilar pode ser a forma ideal de devolver o brilho e força às suas madeixas.

É comum acharmos que somente a hidratação será suficiente para das aos nossos cabelos tudo que eles precisam para estarem cada dia mais lindos, mas a verdade é que nosso fio carece não somente de água, mas também de nutrientes e proteínas que são perdidos diariamente e precisam ser repostos.

Se você costuma recorrer somente à máscara capilar e se frustra ao perceber que ela não tem sido o bastante para garantir o cabelo dos sonhos, então esse texto é para você.

Se alguma vez você já aplicou óleo em excesso nos seus fios, deve ter percebido que eles ficaram super pesados e oleosos, mas o brilho foi lá para cima. É claro que não queremos que nossos fios fiquem com esse aspecto de ensopado, parecendo que podemos fritar um ovo nele, mas o brilho até que não vai mal, né?

Se você deseja que seus fios tenham um aspecto mais brilhoso e macio, saiba que o óleo pode ser a melhor maneira de fazer isso. Mas calma, não precisa ir correndo agarrar o potinho de óleo e jogar tudo nos seus cabelos. Vamos ensinar como exatamente fazer a umectação capilar. Antes de mais nada, é preciso aprender o que exatamente é esse procedimento.

O que é a umectação capilar?

Tratamento que tem feito sucesso especialmente entre as mulheres com madeixas cacheadas e crespas, que tendem a ser mais ressecadas, a umectação corresponde à fase de nutrição do cronograma capilar.

Cronograma capilar

Como você já deve ter imaginado, umectar significa umedecer. Mas isso não quer dizer que você ficará simplesmente molhando seu cabelo para torná-lo mais hidratado. A umectação capilar deve ser feita através de óleos. Diz-se que tal técnica surgiu na Índia, e muitas mulheres indianas afirmam que a umectação capilar é a grande responsável por fazer com que suas madeixas cresçam fortes e saudáveis.

Sabemos que uma das famas do cabelo das indianas é exatamente de ser super forte e brilhoso, então acho que é de se esperar que uma técnica que tenha surgido lá deva ser valorizada, não é?

O brilho e a força dos fios estão muito ligados, já que quando nossas madeixas estão mais fragilizadas, acabam ficando mais ressecadas e opacas, ou seja, sem brilho algum.

Por isso, um tratamento que busque trazer o brilho de volta para os nossos cabelos deve agir diretamente na nossa fibra capilar, fazendo com que ela se fortaleça e, consequentemente, trazendo o brilho para nossas lindas madeixas.

Quais são as vantagens dessa técnica?

O procedimento é o responsável por repor os nutrientes que perdemos diariamente por conta de agentes externos como o vento, sol e poluição, além de tratamentos químicos como alisamentos e colorações. Esses tratamentos visam mudar nosso visual e, por isso, agem na estrutura do fio, fazendo com que ela fique fragilizada e mais propensa à quebra.

É indicado para quem está com fios extremamente danificados e sente que a hidratação apenas não é suficiente para dar brilho e fortalecer a fibra capilar. Embora grande parte das informações acerca da umectação capilar sejam creditadas ao cabelo cacheado, esta técnica é indicada para todo tipo de cabelo.

A umectação irá selar a fibra capilar e mantê-la hidratada e nutrida por mais tempo. O resultado serão madeixas mais macias, definidas e com mais brilho. Se você sente que seu cabelo está opaco e sem vida, recorra ao método da umectação capilar para conseguir o cabelo que tanto deseja!

aplicação umectação
Aplicação umectação – tumblr

Como fazer a umectação capilar?

Agora que você já sabe quais são as origens e como funciona a umectação capilar, está na hora de entendermos como ela deve ser feita. Já ficou claro que essa técnica exige o uso de óleos, certo? Mas como exatamente eles devem ser aplicados, quais são esses óleos e por quanto tempo temos que deixar nos fios?

Calma, iremos explicar tudo isso aqui. E fique tranquila que você não terá que deixar os óleos por tempo demais nas suas madeixas. Siga as nossas instruções que tudo dará certo e você terá fios fortes, lindos, saudáveis e cheios de brilho.

Existem duas formas de fazer a umectação capilar. A primeira é aplicar um pouco do óleo escolhido, mecha por mecha. O produto pode ser aplicado até mesmo na raiz, embora deva-se tomar cuidado com o excesso.

Algumas dicas

Conforme aplicar o óleo, massageie seu couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea na área e estimular o crescimento dos fios. Isso é especialmente importante para aquelas que estão passando pela transição capilar e desejam que o cabelo cresça rápido e forte.

A umectação capilar pode ser feita antes de dormir ou durante o dia. Se escolher dormir com o óleo, procure enrolar o cabelo em uma camiseta de algodão e dormir normalmente. O óleo agirá durante a noite, criando uma camada protetora de gordura em volta do fio que manterá a nutrição na fibra capilar.

Se optar por fazer durante o dia, deixe o óleo agir em suas madeixas pelo máximo de tempo possível e, então, enxague o cabelo. Essa é uma forma prática para aquelas que não desejam dormir com o produto no cabelo. Pode-se também usar uma touca para acelerar o tempo de ação do produto.

É importante ressaltar que, diferentemente da hidratação, não é necessário lavar o cabelo antes de realizar a umectação capilar. Isso porque o óleo não penetra no fio e, portanto, a cutícula não necessariamente precisa estar aberta para receber o produto. Ou seja, pode fazer a umectação no cabelo sujo sem problemas.

Qualquer óleo serve para fazer a umectação?

Falamos tanto de óleo aqui que você deve estar se perguntando que óleo mágico é esse que fará tantos milagres pelos seus fios. Talvez esteja já pesquisando onde comprar o óleo mágico ou cogitando se pode usar aquele da cozinha. Será que qualquer óleo serve para fazer a umectação?

Como você já deve imaginar, a resposta para essa pergunta é não. Não adianta achar que qualquer óleo achado por aí terá efeito mágico nas suas madeixas. O óleo utilizado para a umectação capilar deve ser de origem vegetal, ou seja, extraído de plantas. Esses óleos são ricos em triglicerídios.

Conheça algumas opções

óleos para umectação

Muitas pessoas utilizam o azeite de oliva extra virgem, por ser fácil de achar e ter um efeito de umectação impressionante. O óleo de rícino também é outro queridinho, por ser barato, fácil de encontrar e fácil de usar. Ele proporciona maciez e limpeza, além de auxiliar no crescimento saudável dos fios.

O óleo de coco é outro grande eleito para realizar a umectação capilar, porque tem cheiro agradável e possui diversos benefícios que contribuem para a maciez e brilho das madeixas. Esse óleo é rico em Vitamina E e ácidos graxos, que auxiliam na nutrição do cabelo.

O óleo de argan, também conhecido como o “ouro do Marrocos”, estampou manchetes de jornais ao redor do mundo em que se ressaltavam seus benefícios. Esse óleo, queridinho de cabeleireiros, também pode ser utilizado na umectação capilar; possui alto poder de hidratação e ajuda na redução de frizz, além de proteger contra raios UV.

A vantagem é que existem cada vez mais óleos indicados para serem utilizados nos cabelos e, seja sozinhos ou utilizados em conjunto com produtos específicos para o seu tipo de madeixa, esses produtos prometem trazer brilho e vitalidade aos seus fios. Vale a pena incorporar esses óleos na sua rotina de cuidados e ver com seus próprios olhos todas as vantagens que eles têm.

Deu pra ver que são muitos os tipos de óleos existentes hoje em dia para incorporar nos seus cuidados capilares, não é? Então nada de preguiça, está na hora de começar a cuidar dos fios!

Seja qual for o óleo escolhido, procure realizar a umectação capilar para garantir madeixas lindas e bem hidratadas por mais tempo.

Essa técnica, somada a uma boa hidratação caseira, com certeza fará com que seu cabelo fique nutrido e livre de frizz e pontas ressecadas por mais tempo.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
    • Olá Vilma, tudo bem?

      Recomendamos fazer a umectação uma vez por semana ou de acordo com a necessidade do seu cabelo.

  • Boa tarde eu me chamo Ana Rita mistura todos os tipo de óleo e passa no cabelo tira no outro dia parece que é bom meu cabelo não cresce quebrado

    • Oi Ana! Como você está?

      O resultado fica realmente maravilhoso! Continue nos acompanhando para não perder nenhuma novidade.
      Você é sempre vem vinda!

  • Bom dia? Gosto muito do óleo de coco para a umectação faço a noturna, mas no dia seguinte como faço para tirar o óleo do cabelo sem tirar o próprio totalmente? Em cima do óleo no dia seguinte posso passar o yamasterol ….Para ajudar na hidratação? Desde já agradeço ????

    • Olá Vera, tudo bem?

      Você pode lavar o seu cabelo normal com shampoo e condicionador ou usar o Co Wash da sua preferência para ajudar na sua hidratação.

    • Olá Angelina, tudo bem?

      A umectação capilar pode ser feita antes de dormir ou durante o dia. Se escolher dormir com o óleo, procure enrolar o cabelo em uma camiseta de algodão e dormir normalmente. O óleo agirá durante a noite, criando uma camada protetora de gordura em volta do fio que manterá a nutrição na fibra capilar.

      Se optar por fazer durante o dia, deixe o óleo agir em suas madeixas pelo máximo de tempo possível e, então, enxague o cabelo. Essa é uma forma prática para aquelas que não desejam dormir com o produto no cabelo. Pode-se também usar uma touca para acelerar o tempo de ação do produto.

    • Oi Julia! Como você está?

      Sim, você pode umectar após tonalizar o seu cabelo. Depois conta pra gente o resultado que obteve. Vamos adorar saber!

    • Olá Joelma, tudo bem?

      Você pode fazer a misturinha do óleo de coco e óleo de rícino, sem problema. Depois conta pra gente o que você achou.

  • Oi meu cabelo tem raiz olhosa e pomtas secas sera que posso fazer a umectacao ou vai ficar mais olhoso aimda

    • Oi Vilma! Como você está?

      Pode fazer umectação sim, colocar óleo na raiz do cabelo não estimula a produção de mais óleo. Mas é importante tirar bem o óleo do cabelo e não deixar nenhum resíduo, se não realmente vai ficar oleoso.

      Abraços!

    • Olá Rosa, tudo bem?
      Depois conta pra gente quais benefícios você mais gostou da umectação.
      Vamos adorar saber!

      Abraços:)

  • Boa matéria! Porém faltou explicar como tirar o óleo do cabelo pós umectação, destacando se pode ser qualquer shampoo e se usa máscara ou condicionador.

    • Oie, Dani!
      Você pode retirar a umectação lavando os cabelos com o shampoo específico para o seu tipo de cabelo, lembrando de finalizar com o condicionador.

  • >