Curiosidades

Tricologista: qual é a hora certa de procurar?

Tricologista: qual é a hora certa de procurar?

Se você quer prevenir, tratar ou cuidar de alguma questão relacionada a saúde dos fios e do couro cabeludo, como a queda, o mais indicado é que procure por um tricologista. Esse é o profissional médico qualificado e que poderá ajudar a avaliar, diagnosticar e prescrever o melhor tratamento de acordo com o seu problema.

Vamos saber um pouco mais sobre a função do tricologista e quando procurá-lo? Logo abaixo vamos te contar tudo sobre o assunto. Continue a leitura!

Qual é a função do tricologista?

Advertisement

Tricologia é a área da ciência dermatológica especializada na saúde do fio, couro cabeludo e pelos. Sendo assim, tricologistas são conhecidos como os “médicos do cabelo”, já que são capacitados para fazer uma análise detalhada do quadro clínico do paciente, além de indicar tratamentos e exames para problemas como queda capilar, envelhecimento capilar, foliculite, coceiras, areata, tricorrexis nodosa, caspa ou seborréia, entre outros.

Qual o valor de uma consulta com tricologista?

É muito difícil especificar qual é o valor de uma consulta com tricologista, já que o preço por sessão vai estar diretamente ligada aos procedimentos propostos de acordo com o problema e os tipos de aparelhos que serão utilizados.

Geralmente, o tratamento com um tricologista envolve as etapas de diagnóstico, recuperação e monitoramento, sendo cada um deles essencial para que o resultado na sua saúde capilar seja positivo e de longo prazo.

Qual a diferença entre dermatologista e tricologista?

É super comum que se confunda dermatologista e tricologista, sabia? No entanto, a Dermatologia é o ramo da Medicina que estuda a pele, sua estrutura, funções e doenças. Por outro lado, a Tricologia é uma área da Dermatologia em que se estuda de forma especifica os pelos e os cabelos.

Vale dizer, entretanto, que como o couro cabeludo é uma pele que reveste o crânio, o dermatologista, também possui o conhecimento para tratar problemas relacionados ao couro cabeludo, como queda e a calvície. A questão é que o médico especializado em Tricologia possui conhecimentos mais aprofundados da área, podendo tratar de todas as questões relacionadas a saúde capilar de forma ainda mais detalhada e profunda.

Quando procurar um profissional tricologista?

A primeira indicação para procurar um tricologista é caso você observe qualquer tipo de mudança na saúde do couro cabeludo ou dos fios. Além disso, caso haja qualquer histórico familiar de doenças capilares, como predisposição genética à calvície, por exemplo, a indicação é realizar uma consulta ao tricologista afim de analisar a possibilidade de procedimentos preventivos, se for necessário.

Advertisement

Separamos abaixo 7 motivos para que se faça uma consulta com tricologista! Por isso, lembre-se que quanto mais cedo tratar os problemas capilares, maior é a chance de cura.

Predisposição genética/hereditariedade:

Diversos problemas no couro cabeludo têm relação com predisposição genética e a hereditariedade. Na queda de cabelo, por exemplo, a carga de genes é decisiva.

Doenças

Diversas patologias afetam o couro cabeludo e, neste caso, a consulta com um tricologista é fundamental para encontrar a melhor indicação. Por exemplo, distúrbios alimentares ou medicamentosos, doenças metabólicas, doenças oncológicas, doenças autoimunes, estresse, infecção viral, inflamação, falta de nutrientes, etc.

Tricorrexis nodosa

Esse problema pode ser por genética ou por fatores externos, como uso excessivo de baby liss e de químicas. Como resultado tem-se a quebra do fio e, neste caso, o tricologista pode ajudar bastante.

Caspa

A caspa acontece quando existe a presença da dermatite seborréica na região, podendo ser seca, úmida, branda ou severa. Esse tipo de inflamação no couro cabeludo é um dos problemas mais comuns no consultório tricológico.

Envelhecimento capilar

O envelhecimento capilar pode serdevido a idade ou de forma precoce por diversos motivos, como alterações hormonais, menopausa, excesso de química, radiação solar, tabagismo, radicais livres, entre outros.

Foliculite

A foliculite é a inflamação nos folículos pilosos, que podem causar coceira região avermelhada e bolhas de pus. O tricologista é de extrema importância para diferenciar da acne capilar.

Alopecias

Existem diversos tipos de alopecias (perda e queda de cabelo). Suas causas são fatores internos e externos. Vale dizer que é possível que o quadro seja irreversível se não há cuidados.

A areata é um dos tipos mais comuns de alopecia. Ela é a perda de tufos de cabelo, que caem em uma ou mais áreas do couro cabeludo. Pode acontecer devido a diversos fatores, como estresse e reação imunológica.

Advertisement
Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>