EstiloTendência

Tranças bonitas: aprenda como usá-las com estilo

tranças bonitas

Algumas vezes temos vontade de mudar os nossos cabelos, mas não necessariamente mexer na cor ou na textura dos fios. Pode ser que a vontade seja apenas de fazer um penteado diferente e dar aquela mudada no visual. As tranças bonitas são uma excelente forma de fazer tal mudança.

Dar um up no visual de forma não permanente é excelente para aqueles dias em que sentimos que uma mudancinha iria bem. Ou até para dar aquela complementada em um look mais simples. Os penteados fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que não percebamos. Sabe quando você tá com calor e prende os seus cabelos em um coque? Isso é um penteado. A trança que você faz para dormir também é um penteado. O rabo de cavalo na hora de praticar exporte também.

Deu para perceber que as opções de penteados são inúmeras, de acordo com o seu tipo de fio e a vontade de estilizar os seus cabelos. Se você acha tranças bonitas, saiba que elas estão entre os penteados mais utilizados, com inúmeras inspirações para quem quiser fazê-las.

Fazer tranças bonitas é bem mais fácil do que parece. Às vezes vemos uma trança super elaborada e pensamos que seria mais fácil resolver uma equação de segundo grau do que conseguir reproduzir aquele penteado, mas não é bem assim.

look com tranças bonitas
Instagram: @_ccrespo

Tem uma infinidade de tutoriais na internet para quem deseja aprender formas diferentes de trançar os cabelos e inovar nesse penteado tão clássico.

Se você procura por um diferencial no seu look, mas não deseja alterar permanentemente os seus fios, então com certeza já passou um tempinho procurando por formas diferentes de fazer penteados capilares.

As tranças estão disponíveis para todos os gostos e estilos, desde aquelas mais ousadas às mais clássicas. Além disso, as tranças bonitas são excelentes para quem quer uma ajudinha extra. Principalmente para disfarçar um dia em que os cabelos não estão tão bonitos ou tão limpos quanto gostaríamos.

Independente do seu tipo de fio, é possível fazer tranças bonitas. Basta escolher o estilo que mais irá valorizar as suas madeixas e se preparar para arrasar.

Você com certeza já ouviu falar, por exemplo, na trança boxer, que literalmente fez a cabeça da mulherada durante muito tempo. Veremos esse e muitos outros estilos de tranças bonitas por aqui.

Trança embutida

Um dos estilos de tranças bonitas mais tradicionais. A trança embutida é muito escolhida por quem deseja fazer um penteado diferente. Esse tipo de trança é muito semelhante à trança tradicional. A diferença maior o fato de que, nela, os fios ficam mais presos, já que são trançados próximos à raiz dos cabelos.

Para fazer uma trança embutida, você deve separar os seus fios em três mechas diferentes, com a separação começando já próximo à testa. Comece a trançar os fios de forma tradicional. Conforme a trança vai descendo, junte as mechas principais com mais fios de cabelo, de modo a fazer com que todos os fios estejam trançados quando o penteado estiver à altura da nuca.

Tranças bonitas estilo embutida
Trança embutida. Pnterest: Jolie comme toi

Você pode finalizar com uma trança tradicional ou prender o cabelo, deixando a parte final solta. Esse penteado pode ser usado no dia a dia, mas também é um dos estilos de tranças bonitas que podem ser utilizadas em eventos formais, como casamentos e formaturas.

Nesse caso, você pode enfeitar sua trança embutida com acessórios como flores para deixá-las ainda mais lindas.

Trança boxeadora

Tranças bonitas estilo boxeadora
Instagram: @carollinemaiaa

A trança boxeadora tem tido cada vez mais fama entre as fãs de tranças bonitas, por ser um penteado que, ainda que simples, reúne em si muito estilo. É muito simples de ser feita e é utilizada por muitas atrizes e youtubers para tornar o look mais despojado.

Separe os cabelos na metade e faça uma trança embutida em cada uma das partes dos cabelos, prendendo as pontas. Você pode colocar acessórios para deixar ainda mais lindo.

Trança nagô

Dentre os diferentes estilos de tranças bonitas, existem aquelas inspiradas em estilos de cabelo africanos, muito utilizadas por mulheres negras, sendo um dos estilos de tranças afro. Essa tranças são muito estilosas e carregam muita personalidade em si.

Mais do que somente um penteado, as tranças afro possuem muito significado histórico, sendo um símbolo de resistência da cultura africana.

As tranças nagô são tranças africanas embutidas bem finas e trançadas bem rentes à raiz dos cabelos. Dessa forma, é possível fazer desenhos variados a partir da forma de trançar os fios. Na época da escravidão, esses desenhos eram utilizados por escravos como forma de traçar rotas de fuga.

Na África antiga, essas figuras geométricas eram também carregadas de significado, utilizando-se a matemática para traçar formas mais complexas de tranças. Incrível, não é mesmo?

Tranças bonitas estilo nagô
Instragram: @styles_by_sarai

Box braids

As box braids são tranças extremamente estilosas que consistem na utilização de extensões sintéticas que são trançadas com mechas dos cabelos. Elas também possuem muito significado para a cultura africana e são feitas nos mais variados estilos.

Essas tranças bonitas podem ser mais finas ou mais grossas, curtas ou mais longas, e permitem com que se faça vários penteados, inclusive tranças e rabos de cavalo.

Tranças bonitas estilo box braids
Instagram: @freshlengths

A principal diferença entre essas tranças e as nagô está no fato de que box braids são tranças soltas que contam com a adição de fios sintéticos.

Esse é um penteado considerado de proteção, já que os cabelos ficam protegidos pelos fios sintéticos. É muito utilizado por mulheres que estão passando pelo processo de transição capilar.

Dica de penteados de tranças bonitas

Essa frase pode soar um pouco estranha, já que a trança em si já é um penteado. Mas, como foi dito, os estilos são muitos e podem se adaptar para todos os eventos. É possível, por exemplo, usar tranças bonitas e diferentes no seu dia a dia e, também, usar e abusar desse penteado em eventos mais formais, como casamentos.

Trança frontal

As tranças podem ser feitas em todo o cabelo ou usando somente parte dele. A trança frontal, por exemplo, mantém parte dos fios soltos, dividindo os cabelos por meio de uma marca central.

Para fazê-la, basta separar uma mecha grande de cabelo na frente e de um dos lados, dividindo em três. Então, comece a trançar essas mechas pouco a pouco, pegando mais fios, de modo a fazer com que a trança funcione como uma moldura para a parte da frente da cabeça. O comprimento ficará solto e o penteado ficará firme e lindo.

Se os seus fios não são grandes o suficiente, você pode recorrer também a apliques. Eles vão ajudar a aumentar o tamanho ou dar mais volume para o seu penteado. Procure por fios que sejam da mesma cor do seu cabelo e verifique se é possível utilizar ferramentas de calor para modelá-los.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por E L L A D I N I Z (@elladiniz) em

Coque e trança

Outro grande queridinho de quem ama tranças bonitas é o combo de coque e trança embutida. Esse visual é muito utilizado pelas cacheadas e consiste em fazer tranças pequenas e juntá-las em um rabo de cavalo. Então, forme o coque e utilize um grampo para poder prender com firmeza.

Além de bonitas, as tranças são extremamente democráticas porque se adaptam bem para todos os tipos de cabelo e praticamente todos os tamanhos de fios. Basta pesquisar o estilo que mais te agrada e entender como adaptar o penteado para os seus fios.

A depender do estilo de tranças bonitas escolhidas, você pode precisar utilizar um spray fixador para poder ter certeza de que o seu penteado ficará firme e forte por mais tempo.

São muitos os estilos de tranças bonitas, seja com o cabelo natural ou com a utilização de apliques de cabelo sintético ou cabelo orgânico. O importante é escolher aquele que mais te agrada e dar aquela inovada no look com uma dessas muitas opções.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>