Tranças Afro: estilos e dicas

Tranças Afro: estilos e dicas

Oiii gente, tudo bem com vocês? Tô aqui de novo pra bater um papo super interessante sobre tranças afro – e seus diversos tipos. Também vou falar um pouco da minha experiência com as braids, quais cuidados temos que tomar ao colocá-las, e vou dar algumas dicas de manutenção.

O cabelo crespo ou cacheado é, de fato, uma forma de empoderamento para mulheres negras e/ou cacheadas que, ao assumir seu cabelo natural, passam por um processo de aceitação de quem elas realmente são. Como conversamos no post sobre a minha transição capilar, trata-se de um momento muito delicado no qual a nossa auto estima fica extremamente fragilizada.

Nesse sentido, as braids podem servir como um grande aliado nesse processo. Elas podem te ajudar a lidar com as duas texturas, são muito práticas – pois não exigem técnicas de finalização e ainda dão aquela mãozinha pra quem ainda não têm coragem de fazer o BC. E vamos combinar que são muito lindas e estilosas, né?? haha. Pra quem está querendo mudar o visual e sair da rotina também é uma ótima pedida.

É importante ressaltar que a Trança Afro não é somente um penteado, ela traz consigo muitos valores e significados, que foram transmitidos de geração para geração. A trança nagô, por exemplo, foi muito usada durante a escravidão para esconder grãos de alimentos – que eles plantavam e usavam para comer. Ou seja, as tranças são sim um símbolo de resistência para a cultura africana. 

Apesar de ouvirmos por aí que “cada um tem que fazer o que quiser para se sentir bem”, quando trata-se da adoção de elementos específicos de uma certa cultura, é necessário conhecer sua origem e significado. Nesse caso, a história da luta de um povo contra o racismo e a busca pela liberdade e igualdade, bem como a valorização desses elementos em diversos movimentos negros, deve ser levada em consideração 🙂

Agora vamos falar um pouquinho sobre os tipos de trança!!!

Box Braids

@raiims

Geralmente são as tranças mais procuradas! Por começarem na raiz e não ficarem presas na nuca, é muito fácil de manuseá-las. Assim podemos fazer váaarios penteados com elas: coques, rabos de cavalo, dá até pra fazer trança na própria trança, rs. No youtube tem muito vídeo ensinando como fazer esses penteados, quando eu coloquei as braids me inspirei muito vendo!

A box braid é composta por extensões sintéticas – uma técnica de alongamento do cabelo com fios sintético. Sendo assim, existem vários materiais que você pode utilizar pra fazer. Dentro deles está o jumbo, que é o mais procurado, justamente por ter uma textura mais natural e deixar o cabelo bem brilhante. (eu, particularmente, gosto mais desse material, rs)

Já o kanekalon é um material mais pesado, que não tem tanto volume assim. Esse material é ideal para quem quer tranças mais grossas. Ah, também tem a lã. Ela é muito indicada para quem tem o fio mais liso, porque o material é bem poroso. Pode ser uma boa pra quem está no início da transição! 

Você é livre pra escolher se quer a braid mais fina, ou mais grossa, curta ou longa. Outro ponto interessante é que elas podem ter a cor que você quiser!!! O que eu acho muuuito legal. Dá pra usar e abusar dos coloridos!!!

@krishnalcantara à esquerda | @fg_carvalho à direita

Nagô

As tranças nagô são trançadas assim como as tranças embutidas. Elas ficam presas no couro cabeludo e quando chegam na  nuca, podem se estender, sendo trançadas da forma tradicional. O legal dessa trança é que ela pode ter várias formas geométricas, inclusive a matemática era usada para traçar formas mais complexas e espirais, desde a África Antiga. :O

@marianacarlou

Twist

A trança twist é feita apenas com duas mechas na hora de trançar, ao invés de três, que é como a box braid “tradicional” é feita. Essa trança deixa um aspecto diferente, deixando um efeito ondulado muuuito lindo! Já tá na minha lista de próxima braid pra colocar, realmente fica um arraso! E assim como as box braids mais comuns, com a twist é possível fazer vários penteados.

Ah, outra coisa importante: com as braids twists, pode-se usar o método crochet braids, que é conhecido por entrelaçar a fibra no cabelo com a ajuda da agulha de crochê. Nesse método, o cabelo é trançado para trás, no estilo nagô, e aí as fibras sintéticas são “costuradas”. Esse método é muito legal porque ele diminui o tempo da aplicação tradicional. A Fernanda, minha amiga maravilhosa, utilizou esse método e super amou!!!! 

@fg_carvalho

Cuidados com as tranças

Para manter as tranças bonitas, são necessários alguns cuidados. Uma dica muito boa pra evitar o frizz é dormir com alguma touca de cetim ou seda. Caso você não tenha em casa, dá pra colocar alguma bandana, só pra evitar o atrito com a fronha do travesseiro mesmo.

Sobre a lavagem: é indicado usar somente o shampoo. Para diluir melhor, misturar o shampoo com um pouco de água facilita muito na hora de aplicar para lavar. NÃO use condicionador ou máscara hidratante de jeito nenhum! Isso porque podem ficar alguns resíduos no couro cabeludo, que podem resultar em caspas.

Como as tranças demoram muito pra secar, não é necessário lavar dia sim, dia não, ou de dois em dois dias. A lavagem pode ser feita semanalmente. Você pode usar secador se quiser que ela seque mais rápido ou pode deixar secar naturalmente, aí vai da sua necessidade 🙂

As tranças duram até 3 meses, e é muito importante não ultrapassar esse tempo porque depois podem começar a danificar o fio, por estarem enluvados por um grande período. Além disso, o cabelo começa a crescer muito e fica mais difícil de manter os fios alinhados.

Para as meninas que queiram manter as tranças por mais de um mês, uma boa dica é comprar uma pomada específica para braids. Essas pomadas geralmente são utilizadas na hora da colocação das braids e podem ser usadas depois também! Elas ajudam a esconder o frizz, além de deixar um aspecto brilhoso nas braids.

Todos esses cuidados e dicas podem ser utilizados tanto nas braids comuns quanto nas braids twists e nas nagôs.

Minha experiência com as braids

@nuneslaryssa

Quando coloquei as braids, já tinha mais de 1 ano que eu tinha feito o BC. Me arrependo muito disso, porque poderia ter colocado antes se soubesse como era prático cuidar delas, além de estimularem o crescimento do cabelo e causarem demais, porque são lindas, né manas?

Eu fiz com uma amiga que aprendeu a colocar nela mesma, alôoo @raiims!!! Por isso demorou um pouquinho mais. O material que escolhi foi o jumbo – o queridinho da galera. Foram mais ou menos 10 horas pra colocar tudinho. Isso também porque eu escolhi tranças mais fininhas.

Enquanto fiquei com as tranças, gostava de fazer muitos penteados. Usava meio preso, fazia coques e rabos de cavalo. Além disso, costumava usar bandana pra dormir e evitar o frizz. 

Na lavagem, eu misturava bem o shampoo com água, pra diluir e colocava dentro de um borrifador, daí eu ia borrifando e massageando, e só depois lavava tudo. Eu procurava lavar de manhã pro cabelo poder ir secando naturalmente ao decorrer do dia. 

Fiquei com as tranças mais ou menos um mês e adorei a experiência. Com certeza colocaria de novo. O que eu mais gostei foi a facilidade! eu já acordava com o cabelo praticamente pronto e não precisava me preocupar com finalização e/ou day after. Também achei que o crescimento do cabelo foi muito bom, visto que fiquei com as tranças mais ou menos um mês.

Todas as mulheres maravilhosas que usei nesse post são minhas amigas! Nada melhor do que exaltar a beleza das manas que estão na nossa vida né, gente??? Vamos elogiar mais nossas amigas, o empoderamento feminino pode começar dentro dos nossos ciclos de amizade!

Ainda tem muuuuita coisa pra falar sobre tranças que duram menos tempo, como as ghanas, além de penteados com cabelo sintético, ou até mesmo orgânico. Então se vocês gostarem do tema, posso falar mais sobre isso! Espero que vocês tenham gostado do bate-papo e tenham gostado das dicas. Beijinhos e até a próxima!!! 🙂


Laryssa Nunes

Laryssa Nunes

Feminista, antirracista e estudante de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Aprendi que não preciso me encaixar em nenhum padrão para ser aceita. Eu só precisava da minha aceitação. Gostaria que todas as mulheres do mundo pudessem descobrir isso também.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra