Tendência

Trança twist: aprenda a fazer esse penteado super prático e se inspire em diferentes modelos

trança twist

Você já ouviu falar da trança twist? Um dos penteados com trança que tem se tornado tendência, ela é ideal para dar aquela mudada no visual e aderir a um estilo mais ousado.

As tranças sempre foram um dos penteados mais utilizados tanto por homens quanto mulheres, sendo marcadas pelos seus diferentes tipos. Elas são importantes elementos de composição do visual e combinam com todas as texturas capilares.

Alguns estilos de trança carregam consigo heranças históricas, sendo ligadas a símbolos de resistência, sobretudo na cultura africana e afrodescendente de forma geral.

Dos modelos mais clássicos até aqueles considerados mais novos, as tranças literalmente fazem a cabeça de todo mundo. A trança twist tem sido uma opção cada vez mais utilizada por quem quer mudar o visual.

Ela combina o romantismo relacionado a trançar os fios com um modo mais despojado de fazer o penteado, podendo ser feita de modos diversos.

Na verdade, a trança twist é relativamente simples de ser feita e traz um resultado inovador. Para saber tudo a respeito desse penteado, basta ler esse artigo até o fim.

O que é a trança twist?

A trança twist, que também recebe o nome de marley twist, pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, sejam eles curtos ou longos.

Ela consiste em uma técnica de penteado que é feita ao torcer duas mechas de cabelo uma em volta da outra, formando uma trança.

trança twist
Instagram: @deedeeondemand

O twist é uma técnica de texturização muito utilizada por quem tem os cabelos em transição e que consiste nessa torção dos fios de modo a unificá-los.

É uma eficiente maneira de fazer com que o cabelo em texturas diferentes, típico da transição capilar, consiga adquirir um visual único.

trança twist
Instagram: @eeitarafa_

Ela recebe também o nome de marley twist pois marley é o material utilizado para fazer as torções, já que, para fazer esse penteado, misturam-se mechas naturais com mechas de Jumbo ou kanekalon para aumentar tanto o tamanho quanto a densidade dos fios.

Dessa forma, a trança twist não é necessariamente uma trança, já que é feita unindo somente duas mechas de cabelo, ao contrário das tradicionais três mechas utilizadas para fazer cada trança.

Como elas podem ser usadas?

A trança twist pode ser utilizada de diversas formas diferentes. No entanto, é importante ter alguns cuidados com os fios antes da aplicação da trança, uma vez que seus cabelos precisam estar fortes para que a técnica possa ser feita com sucesso.

Para tal, é importante seguir com afinco o cronograma capilar, sobretudo na fase de reconstrução capilar, que é responsável por reconstruir a fibra capilar a fim de fazer com que ela fique resistente.

A trança twist é feita com os fios completamente secos e não deve ser lavada com frequência, já que cabelos sintéticos não costumam gostar muito de água. Esse é considerado um penteado que protege os fios.

Ela dura cerca de dois meses, ou seja, um período menor do que as box braids, que tem duração média de três meses.

Modelos diferentes de trança twist

É possível fazer a trança twist em uma variedade de estilos. Da mais fina até a mais grossa, curta ou comprida e de todas as cores que você puder imaginar, o penteado nos permite dar asas à imaginação.

Existe a versão mais apertada e aquela um pouco mais folgada, que dá a impressão de que, na verdade, são cachos e não tranças. Também é possível misturar tipos diferentes de tranças para formar um visual ainda mais único.

trança twist
Instagram: @brunexhair

A variedade de cabelos disponíveis no mercado é imensa, permitindo que a trança twist seja feita, por exemplo, com estilo ombré, com luzes ou outros tipos de coloração.

Pesquise por referências para encontrar aquela que você mais gosta!

trança twist
Instagram: @studioafrocariocasp_

Como fazer esse penteado

Fazer a trança twist não é exatamente difícil, apenas trabalhoso. Por sorte, existem muitos tutoriais disponíveis online para quem deseja se aventurar a fazer as suas tranças sozinha.

Uma das técnicas mais utilizadas é a seguinte:

Separe seu cabelo em mechas pequenas. Pegue uma dessas mechas e a separe em duas mechas ainda menores

Coloque o marley twist entre essas mechas e comece a torcer, girando o marley com o cabelo para dentro e a outra mecha para fora.

Então, cruze ambas as mechas, alternando com uma torcida para o lado de dentro e outra para o lado de fora. Por fim, prenda a ponta da trança.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Laulanne Cecilia (@cecilialaulanne) em

Essa é apenas uma das muitas formas diferentes de fazer a trança twist. Teste diferentes maneiras e veja qual o estilo que mais te agrada para aderir a esse visual tão único e estiloso.

A trança twist é muito recomendada para quem está passando pela transição capilar a fim de voltar a ter cabelos cacheados. Aproveite para pesquisar e se informar sobre tudo o que você precisa saber para voltar à textura natural das suas madeixas e arrasar.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>