Dicas

Como fazer touca no cabelo: passo a passo e dicas para fazer a touca de nero, uma forma natural de deixar os fios com efeito liso

touca no cabelo, touca de nero

Os procedimentos químicos são formas relativamente recentes de alisar os fios. No entanto, outras técnicas para alisar o cabelo naturalmente foram passadas de geração em geração e continuam a ser eficientes nos dias de hoje. A touca no cabelo é uma forma conhecida de conseguir cabelos mais lisos.

Também chamada de touca de nero, esse método ajuda a alisar os cabelos sem que haja a necessidade de utilização de produtos químicos e de ferramentas de calor como secador ou chapinha.

Além de ser uma técnica simples e fácil de ser feita, ela é muito eficiente e prática. Fazer a touca no cabelo durante a noite irá garantir fios mais lisos no dia seguinte.

Existem métodos diferentes de fazer a touca de nero. Todos contem basicamente com a mesma premissa, que é alisar os cabelos enquanto dormimos.

A touca no cabelo também traz uma série de benefícios para os nossos fios e, por isso, é muito utilizada e indicada. Para saber como fazer a touca de nero e garantir madeixas lisas por mais tempo, continue lendo esse artigo.

O que é e para que serve a touca de nero?

A touca de nero é uma técnica utilizada para alisar os fios de forma natural. Ela consiste em enrolar os cabelos em torno da nossa própria cabeça, forçando-o a ficar mais esticado.

Além de ser simples de ser feita, é possível dormir com ela para garantir que os fios estarão lisos na manhã seguinte e prontinhos para serem finalizados da forma que mais te agradar.

 touca no cabelo, touca de nero
Instagram: @ariane.machadoflor

O ideal é que você vá dormir com a touca no cabelo para que ela possa agir durante toda a noite. Dessa forma, ao acordar, você terá seus fios já lisos, bastando tirar a touca de nero e escová-los e finalizá-los como de costume.

Esse processo deve ser feito com os cabelos secos, para não correr o risco de danificar os fios ou quebrá-los.

Ele pode ser feito em todos os tipos de fios. É indicado especialmente para quem tem fios ondulados ou que tenham cachos mais abertos, sendo uma técnica muito eficiente de alisamento sem o uso de apetrechos térmicos.

Caso seus fios tenham cachos mais fechados, pode ser necessário fazer uma escova antes de prendê-los, para garantir um liso mais duradouro.

É excelente para ajudar a manter a progressiva, fazendo com que o efeito liso dure por mais tempo.

Faz mal para o cabelo dormir de touca no cabelo?

A touca de nero é uma técnica indicada para ser feita durante a noite, ou seja, sua eficiência é maior quando dormimos com a touca.

 touca no cabelo, touca de nero
Instagram: @amandacarneiroblog

Dessa forma, não há problema algum dormir com a touca no cabelo, desde que os seus fios estejam secos. Nunca é bom dormir de cabelo molhado porque o atrito em excesso pode fazer com que os fios fiquem mais quebradiços.

Além de alisar os seus fios e conseguir mantê-los lisos por mais tempo, a touca no cabelo irá ajudar a reduzir o volume, já que prende o cabelo durante várias horas.

Ela também é eficiente para diminuir o frizz em excesso, conferindo uma aparência mais saudável para as suas madeixas.

Quantas vezes por semana posso fazer?

Você pode fazer a touca no cabelo com a frequência que desejar. No entanto, ela não pode permanecer nos fios por mais do que 10 horas. Isso porque a raiz dos seus cabelos precisa respirar.

O ideal é que a touca seja feita num máximo de três vezes por semana. É necessário analisar os fios para verificar a possibilidade de fazê-la com uma frequência maior.

cabelo com progressiva

Ainda que o mais indicado seja que a touca no cabelo seja feita para dormir, a fim de permitir que o cabelo seja esticado durante a noite, caso você deseje realizar a técnica durante o dia, saiba que é possível.

Para tal, no entanto, os fios devem ficar presos por ao menos duas horas para que o liso tenha efeito. É importante ressaltar, entretanto, que ele será mais superficial e irá durar menos tempo.

Passo a passo de como fazer a touca

É muito simples fazer a touca no cabelo. Divida os seus cabelos secos lateralmente e comece a prender uma das partes em volta da cabeça. Você pode prender com grampos se preferir.

Coloque a parte ondulada do grampo para baixo a fim de evitar que suas madeixas fiquem marcadas. Então, repita esse mesmo processo com a outra metade restante.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cris Olliveira (@diicasdacriis) em

Você pode colocar um lenço ou uma meia-calça na cabeça para garantir que tudo ficará no lugar certinho e bem presinho durante o tempo de realização da touca de nero.

Após retirar a touca, finalize os cabelos como de costume. Aplique um leave-in para dar brilho e garantir o efeito mais liso. Você também pode utilizar um blend de óleos para fazer com que o efeito brilhoso seja ainda mais intenso e duradouro.

Gostou dessa matéria? Comente e Compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>