ColoraçãoLoiro

Tons de loiro: veja como escolher o tom ideal para você e saiba como cuidar dos fios descoloridos

tons de loiro

O cabelo loiro é lindo e extremamente democrático. Os diferentes tons de loiro existentes fazem com que seja possível escolher aquele mais adequado para você sem grandes problemas.

Com certeza você já deve ter pensado alguma vez em mudar suas lindas madeixas para a cor loira. É normal, porque todo mundo adora uma mudança capilar, e grande parte das mudanças envolve tingir a cor dos nossos fios.

No entanto, é muito comum que surjam dúvidas sobre como escolher qual o melhor tom de loiro para as nossas madeixas, entender se ele combinará com o nosso tom de pele e com o nosso tipo de fio e saber como cuidar dos fios após a nova coloração.

Quase sempre, mudar para tons de loiro envolve um processo chamado descoloração, em que se diminuem tons da cor do cabelo a fim de poder aplicar uma cor mais clara. Como é de se imaginar, esse processo é agressivo para a fibra capilar e, se não tratamos bem do cabelo tanto antes quanto depois de fazer a descoloração, eles podem ficar altamente danificados.

Mas esse não deve ser um motivo para que você desista de ter a cor dos seus sonhos. Significa apenas que você terá que dar uma atenção extra para a saúde dos seus fios para ter certeza de que, após mudar para a nova coloração, eles continuarão lindos e saudáveis.

São muitas as variações dos tons de loiro que estão na moda. Do mais dourado ao platinado, do mel ao mais escuro até chegar no perolado, você com certeza deve ter uma pastinha guardada com fotos para se inspirar.

Você pode também tingir os fios de forma geral ou fazer apenas mechas ou outras técnicas de coloração. Ufa, as opções são tantas que a gente fica até um pouco confusa, não é mesmo?

É sempre importante lembrar que ninguém quer ditar regras. Ainda que haja um tom que provavelmente seja mais indicado de acordo com o tom de pele, a escolha é sua e somente sua. Você deve mudar para as cores que mais te agradam e te farão mais feliz.

Já fez a sua pesquisa e agora está ansiosa para mergulhar nos diferentes tons de loiro e entender tudo que você precisa saber antes de mudar a cor das suas madeixas?

Então vem conosco que iremos explicar direitinho tudo. Está pronta para aumentar os seus conhecimentos de tons de loiro e escolher aquela que será a sua próxima cor?

Conhecendo os tons de loiros

Se você é uma das mulheres que sonham em clarear os fios, deve antes pensar se o tom de loiro que imagina, vai ficar bem para o seu tom de pele. Sim, isso é muito importante, além disso você deve fazer um teste de mecha para o tom escolhido, ninguém merece querer ficar loira e acabar estragando o cabelo, não é?

O loiro é uma cor muito democrática. Costumamos associar cabelos loiros apenas com mulheres de pele mais clara, mas hey, basta pesquisar Beyoncé loira ou Sabrina Sato loira para ver que sim, mulheres de todos os tons de pele podem conseguir um loiro de dar inveja.

A mudança de cor dos cabelos implica uma série de cuidados a fim de garantir que seus fios ficarão saudáveis tanto antes quanto depois do procedimento químico. Por isso, mantenha a hidratação sempre em dia para que suas madeixas estejam fortes e, dessa forma, os tons de loiro escolhidos sejam ainda mais realçados.

Agora segue nossa listinha de tons de loiro:

Loiro dourado

O mais popular entre os loiros! Ele é muito pedido nos salões, pois se assemelha ao tom mel e não prejudica tanto os fios. Por não ser nem muito escuro e nem muito claro, ele cai bem em todas as tonalidades de pele, principalmente nas negras e morenas, já que o tom realça a cor da pele, deixando aquele ar bronzeado, principalmente no verão!

tons de loiro
Loiro dourado – @makeupshayla | @elisa-chana

Loiro platinado

Para um estilo moderno e descolado, esse loiro é o ideal, porém tem um pequeno detalhe, você deve redobrar seus cuidados com o cabelo. Os fios passam por um processo de descoloramento muito agressivo, além disso, invista em um matizador desamarelador, cabelos platinados tendem a ficar amarelados com o tempo.

Para as brancas de pele rosada, o ideal é um platinado acinzentado, agora, se você tem a pele morena ou negra, aposte em uma raiz com fundo marrom para contrastar melhor com o platinado.

tons de loiro
Loiro platinado – @patricinhaesperta |@kaitlynne_medlin

Loiro Mel

Ideal para quem nunca clareou as mechas, mas tem medo de ir longe demais. O loiro mel tem como objetivo ser mais natural, com cor que tem variações entre o caramelo e dourado, ele é um pouco mais claro que o loiro dourado, dessa forma, é capaz de iluminar o visual.

Um tipo de loiro super democrático, ficando bem em todo tom de pele, além disso, por não danificar tanto os fios, ele é perfeito para quem já utiliza química no cabelo.

tons de loiro
Loiro Mel – @salaovirtual

Loiro escuro

Perfeito para quem não tem tempo para manutenção do cabelo. O loiro escuro é um tom quase castanho, pedido muitas vezes para dar um toque de luz na cabeleira e deixar o aspecto o mais natural possível. Os retoques não precisam ser frequentes, pois ele se assemelha a cor natural do cabelo, e, não danifica tanto os fios.

Esse tom vai bem em todo tipo de cor de pele, sendo mais indicado para orientais em forma de luzes. O grande segredo do loiro escuro é ter sempre a hidratação do cabelo em dia, dessa forma as mechas mais claras vão brilhar ainda mais.

Esse tom também fica lindo no chamado ombré hair, que descolore gradualmente o cabelo de modo a fazer com que a raiz seja escura e as pontas mais claras. Esse procedimento tem sido cada vez mais procurado pela mulherada e garante um resultado lindo com menos necessidade de manutenção da cor, já que a raiz pode crescer sem problemas.

Loiro perolado

Um loiro claro e delicado. Esse tom de loiro tem a temperatura mais fria e precisa de contraste com o tom de pele para parecer mais reluzente. Tem como característica ser um pouco mais escuro que o platinado e mais claro que o mel.

tons de loiro
Loiro perolado – @marcosproenca | @dicasdemulher

Ideal para o tom de pele rosado, deixando a aparência saudável e iluminada.

Os principais cuidados com o cabelo loiro

Agora que já explicamos algumas tonalidades do cabelo loiro, você deve saber algo mais importante, os cuidados! Não os deixe para depois, um cabelo descolorido merece muito mais atenção que um cabelo virgem. Assim que ficar loira o cuidado deve ser redobrado.

Comece procurando por hidratação para cabelo loiro, especificamente para o tom que você escolheu. Pode não parecer, mas existem diferenças entre os cuidados para cada tipo de tom de loiro.

Com foi visto mais acima, o tom platinado danifica muito mais o fio que o loiro escuro. Então se você está pensando em clarear os fios e não sabe por onde começar, pense no tempo e investimento que você vai ter para cuidar das madeixas. Depois disso, você vai se sentir mais confiante em que loiro escolher.

tons de loiro

Como escolher produtos para loiras

Na hora de comprar produtos, escolha aqueles adequados para a sua nova cor de cabelo e monte uma rotina de cuidados completa. Nada de preguiça na hora de cuidar dos seus cabelos, porque é isso que fará com que eles fiquem bonitos por mais tempo.

Não adianta nada gastar horas fazendo aquela mudança de cor para que os cabelos fiquem lindos só por dois dias e depois comecem a apresentar sinais de desgaste, certo?

Por isso, lembre-se sempre de manter os cuidados em dia e aproveite para seguir receitas caseiras que são muito eficientes para os cuidados diários com o cabelo, ajudando a minimizar o impacto de outros agentes externos como o sol, o vento e a poluição. A frequência dos cuidados dependerá da análise que você deve fazer dos seus fios para verificar as principais necessidades dele.

Para te lembrar das regras básicas entre tom de loiro e tom de pele, algumas dicas rápidas:

  • Pra quem tem o tom de pele mais claro, opte pelos loiros mais claros, como platinado e perolado.
  • Pra quem tem a pele negra ou morena, opte pelos tons dourado e mel, em técnicas que iluminem o rosto e preserve a saúde dos fios.
  • Pra quem tem a pele mais amarelada, escolha os tons dourado, mel e perolado, pois eles conseguem harmonizar entre os tons.

Se você quer saber ainda mais sobre tons de loiro, veja nosso Guia completo para as loiras e não tenha mais dúvidas antes de clarear os fios 😉

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
  • >