Ad
ColoraçãoTransformação

Tonalizante vs Tintura: qual é a diferença e qual é o melhor para você

tonalizante

Está na hora de pintar as madeixas, que felicidade! Você já pesquisou qual será a sua nova cor, já decidiu se irá fazer a coloração em casa ou no salão e talvez decidiu até qual corte ousado fará para combinar com o novo visual. Só falta decidir uma coisa bem importante, que é: você usará tonalizante ou tintura?

O número de pessoas que não sabe a diferença entre ambos é enorme. Por isso, acabam escolhendo o produto errado na hora de mudar a cor dos fios.

A verdade é que é tão comum passarmos um tempão nos preocupando com a cor que acabamos nos esquecendo que o produto que será aplicado no nosso cabelo também fará total diferença no resultado final. Por vezes acreditamos que não haja muita diferença entre um produto e outro. Acabamos comprando por impulso, sem analisar o que de fato trará os resultados que desejamos para os nossos cabelos.

Analisar os ingredientes que aplicaremos nos nossos cabelos é essencial para entender se esse produto irá trazer o resultado que você deseja.

Os resultados podem variar muito de acordo com o produto utilizado, sendo eles tonalizante ou tintura. Antes de comprar, precisamos analisar bem do que é feito o produto que estamos prestes a aplicar nos nossos fios.

resultado tonalizante ruivo
Instagram: @bydudag

Além disso, é essencial que você faça o famoso teste de mecha. Ele irá te indicar se você tem alergia ao produto e testar quão fortes estão os seus fios. Assim, a mudança é feita sem trazer danos para as suas madeixas.

Falando desse jeito, pode parecer que um produto seja muito bom e outro seja muito ruim. A verdade é que ambos os produtos são bons e muito eficientes para mudar a cor dos cabelos. A opção mais vantajosa para mudar as suas madeixas será aquela que irá se adequar melhor aos seus objetivos capilares e às necessidades dos seus fios na hora de fazer o tão sonhado procedimento.

Por isso, vamos entender direitinho se você deve optar por tonalizante ou tintura na hora de mudar a or dos seus cabelos.

O que é tonalizante?

O tonalizante é uma coloração de duração semipermanente que funciona como uma espécie de maquiagem para os fios. O que isso quer dizer? Conforme você lavar seus cabelos, a cor irá, aos poucos, desbotando.

O que o tonalizante faz é depositar pigmentos de cor diretamente na cutícula do fio. Isso significa que eles não penetram na parte interna da fibra capilar. Consequentemente, essa característica diminui seu tempo de duração em relação à tintura.

Esse produto não possui amônia e tem baixa concentração de água oxigenada em sua composição e, por isso, é necessário retocar a cor mais vezes quando fazemos coloração com tonalizante.

tonalizante
Para realçar a cor

Qual é a diferença entre tonalizante e tintura?

Já sabemos o que é um tonalizante e qual é a sua forma de ação. Assim, fica mais fácil de entender quando exatamente esse produto deve ser escolhido para mudar a cor das nossas madeixas. Agora, está na hora de compararmos esse produto com a tintura permanente para, enfim, podermos entender qual será a escolha mais acertada para você.

A principal diferença entre tonalizante e tintura está exatamente na composição de cada produto. A tintura possui como ingredientes de sua fórmula a amônia e a água oxigenada. Esses ingredientes fazem com que ela seja capaz de abrir a fibra capilar. Permitindo, assim,  que os pigmentos de cor ali penetrem e se instalem.

Dessa forma, a tintura é uma coloração de duração permanente, enquanto o tonalizante tem duração semipermanente. Outro fator que diferencia o tonalizante da tintura é o fato de que a tintura também tem poder de descoloração dos fios, devido à presença da água oxigenada.

o tonalizante não possui ação descolorante. Portanto, não irá clarear seu cabelo, apenas depositar pigmentos de cor na superfície do mesmo.

Então, fica mais fácil de entender que a escolha será baseada na saúde dos seus fios no momento da aplicação do produto e também no resultado desejado.

Qual é melhor?

E agora você deve estar se perguntando qual produto será o melhor para mudar a cor das suas madeixas, o tonalizante ou tintura. A resposta é: depende.

É como já foi dito: não existe um que seja melhor ou pior. Para escolher entre o tonalizante e a tintura você tem que analisar a estrutura dos seus fios e perceber quais são as principais necessidades dele.

Se você sente que seus fios estão fortes e saudáveis o suficiente para receber a tintura, ela pode ser uma opção interessante por ter a opção de descolorir e por ser uma mudança de cor permanente.

Se seus fios estão fragilizados, o tonalizante pode ser a melhor opção no momento. Ainda que a cor não seja permanente, a ação desse produto nos seus fios será menos danificadora do que aquela da tintura, ou seja, a coloração agirá de modo menos agressivo nos seus fios.

Tonalizante @tmzcaroline
Instagram: @tmzcaroline

Dessa forma, as donas de madeixas danificadas, por exemplo, aquelas que submetem seus fios a procedimentos químicos como permanentes ou escovas progressivas, podem preferir o tonalizante, que será menos agressivo e interferirá menos na saúde dos fios.

Aquelas que desejam uma coloração mais permanente e estão com a saúde dos fios em dia podem escolher a tintura, lembrando-se sempre de manter os cuidados com os fios em dia.

É essencial fazer o teste de mecha, já que a tintura pode causar incompatibilidade com outras químicas agressivas.

O tonalizante resseca o cabelo?

Partindo do pressuposto de que qualquer procedimento químico age na estrutura dos fios, é de se esperar que uma mudança de cor tenha impacto na saúde dos fios. Por isso, é sempre importante dar atenção para os cuidados capilares tanto antes quanto depois de pintar o cabelo.

Uma das vantagens do tonalizante está no fato de ser um produto menos agressivo para os fios. Sua ação contribui para aumentar o brilho dos fios em quem deseja realçar a cor natural dos cabelos ou busca escurecer os fios.

É um produto suave e que não tem grandes contraindicações. Se o que você procura é realçar a cor dos fios, conferindo mais brilho, essa é a opção ideal. O tonalizante não irá agira de forma a ressecar suas madeixas. Escolha a cor que mais te agrada e mãos à obra!

Não sabe como usá-lo? Não se preocupe, iremos dar o passo a passo para você.

Como usar o tonalizante

O tonalizante é um produto que pode manchar a pele. Então, antes de aplicar, proteja seu rosto passando uma generosa camada de creme hidratante em áreas como testa e orelhas. Lembre-se também de usar luvas.

Então, divida seus cabelos em mechas. Eles precisam estar secos, mas não necessariamente tem de estar limpos. Comece a aplicar da nuca em direção ao topo da cabeça, distribuindo o produto igualmente em suas mechas.

Deixe agir seguindo as instruções do rótulo. É importante ressaltar que deixar o tonalizante por mais tempo não fará com que a cor fique mais intensa, então nem pense nisso, ok?

Após o tempo indicado, enxágue os cabelos para retirar o tonalizante e aplique seu creme de hidratação preferido. Se você deseja ousar na cor, pode optar por usar a violeta genciana nos seus fios para deixá-los roxos!tonalizante dica

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>