ColoraçãoTransformação

Tonalizante vs Tintura: qual é a diferença e qual é o melhor para você

tonalizante

Chegou a hora de pintar as madeixas. Você já pesquisou a cor que quer, já decidiu se vai fazer a coloração em casa ou no salão e, quem sabe, até arriscou pensar em um corte ousado para combinar. Mas faltou decidir algo muito importante: tonalizante ou tintura?

Pode ter certeza que muitas pessoas não sabem qual é a diferença entre um e outro.  Tampouco sabem qual escolher na hora de mudar a cor dos fios. É comum que passemos tanto tempo pensando em qual será a cor nova das nossas madeixas que acabamos por esquecer qual produto deve ser utilizado.

Às vezes até achamos que não há muita diferença entre um produto e outro e acabamos comprando no impulso. Sem parar para analisar os ingredientes a fim de entender se ele será o mais indicado para os nossos cuidados capilares.

Os resultados podem ser muito diferentes de acordo com a escolha que fazemos entre tonalizante ou tintura. Antes de comprar, precisamos analisar bem do que é feito o produto que estamos prestes a aplicar nos nossos fios.

Antes de mudar o tom do cabelo é necessário fazer o famoso teste de mecha. Ele é responsável por verificar possíveis alergias e testar se seus fios estão fortes o suficiente para que você possa fazer a mudança sem grandes problemas.

Esse teste também irá ajudar a entender se a cor que você escolheu é realmente aquela que você quer.

Sabemos da importância de escolher o tom e de fazer o teste de mecha. Mas, então, qual a melhor forma de mudar a cor dos seus fios: por meio do tonalizante ou tintura permanente?

A verdade é que ambos os produtos são bons e eficientes. A opção mais vantajosa será aquela que se adequa aos seus objetivos capilares e às principais necessidades dos seus fios na hora de realizar o procedimento.

Então, vamos explicar direitinho aqui para que você possa entender qual produto escolher para poder fazer a mudança dos seus sonhos.

O que é tonalizante?

O tonalizante é uma coloração de duração semipermanente que funciona como uma espécie de maquiagem para os fios. O que isso quer dizer? Conforme você lavar seus cabelos, a cor irá, aos poucos, desbotando.

O que o tonalizante faz é depositar pigmentos de cor diretamente na cutícula do fio. Isso significa que eles não penetram na parte interna da fibra capilar, consequentemente diminuindo seu tempo de duração em relação à tintura.

Esse produto não possui amônia e tem baixa concentração de água oxigenada em sua composição e, por isso, é necessário retocar a cor mais vezes quando fazemos coloração com tonalizante.

tonalizante
Para realçar a cor

Qual é a diferença entre tonalizante e tintura?

Sabemos, então, o que é e como age um tonalizante. Assim, dá para entender mais ou menos quando devemos escolher esse produto para mudar a cor dos nossos fios. Agora, está na hora de comparar com a tintura permanente para entender qual será a escolha certa para você.

A principal diferença entre tonalizante e tintura está exatamente na composição de cada produto. A tintura possui como ingredientes de sua fórmula a amônia e a água oxigenada. Esses ingredientes fazem com que ela seja capaz de abrir a fibra capilar. Permitindo, assim,  que os pigmentos de cor ali penetrem e se instalem.

Dessa forma, a tintura é uma coloração de duração permanente, enquanto o tonalizante tem duração semipermanente. Outro fator que diferencia o tonalizante da tintura é o fato de que a tintura também tem poder de descoloração dos fios, devido à presença da água oxigenada.

o tonalizante não possui ação descolorante. Portanto, não irá clarear seu cabelo, apenas depositar pigmentos de cor na superfície do mesmo.

Então, fica mais fácil de entender que a escolha será baseada na saúde dos seus fios no momento da aplicação do produto e também no resultado desejado.

Qual é melhor?

Qual, então, será o melhor produto para mudar a cor das suas madeixas, o tonalizante ou tintura? A resposta é: depende.

É como já foi dito: não existe um que seja melhor ou pior. Para escolher entre o tonalizante e a tintura você tem que analisar a estrutura dos seus fios e perceber quais são as principais necessidades dele.

Se você sente que seus fios estão fortes e saudáveis o suficiente para receber a tintura, ela pode ser uma opção interessante por ter a opção de descolorir e por ser uma mudança de cor permanente.

Se seus fios estão fragilizados, o tonalizante pode ser a melhor opção no momento. Ainda que a cor não seja permanente, a ação desse produto nos seus fios será menos danificadora do que aquela da tintura, ou seja, a coloração agirá de modo menos agressivo nos seus fios.

Tonalizante @tmzcaroline
Instagram: @tmzcaroline

Dessa forma, as donas de madeixas danificadas, por exemplo, aquelas que submetem seus fios a procedimentos químicos como permanentes ou escovas progressivas, podem preferir o tonalizante, que será menos agressivo e interferirá menos na saúde dos fios.

Aquelas que desejam uma coloração mais permanente e estão com a saúde dos fios em dia podem escolher a tintura, lembrando-se sempre de manter os cuidados com os fios em dia.

É essencial fazer o teste de mecha, já que a tintura pode causar incompatibilidade com outras químicas agressivas.

O tonalizante resseca o cabelo?

Partindo do pressuposto de que qualquer procedimento químico age na estrutura dos fios, é de se esperar que uma mudança de cor tenha impacto na saúde dos fios. Por isso, é sempre importante dar atenção para os cuidados capilares tanto antes quanto depois de pintar o cabelo.

Uma das vantagens do tonalizante está no fato de ser um produto menos agressivo para os fios. Sua ação contribui para aumentar o brilho dos fios em quem deseja realçar a cor natural dos cabelos ou busca escurecer os fios.

É um produto suave e que não tem grandes contraindicações. Se o que você procura é realçar a cor dos fios, conferindo mais brilho, essa é a opção ideal. O tonalizante não irá agira de forma a ressecar suas madeixas. Escolha a cor que mais te agrada e mãos à obra!

Não sabe como usá-lo? Não se preocupe, iremos dar o passo a passo para você.

Como usar o tonalizante

O tonalizante é um produto que pode manchar a pele. Então, antes de aplicar, proteja seu rosto passando uma generosa camada de creme hidratante em áreas como testa e orelhas. Lembre-se também de usar luvas.

Então, divida seus cabelos em mechas. Eles precisam estar secos, mas não necessariamente tem de estar limpos. Comece a aplicar da nuca em direção ao topo da cabeça, distribuindo o produto igualmente em suas mechas.

Deixe agir seguindo as instruções do rótulo. É importante ressaltar que deixar o tonalizante por mais tempo não fará com que a cor fique mais intensa, então nem pense nisso, ok?

Após o tempo indicado, enxágue os cabelos para retirar o tonalizante e aplique seu creme de hidratação preferido. Se você deseja ousar na cor, pode optar por usar a violeta genciana nos seus fios para deixá-los roxos!tonalizante dica

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>