Ad
CacheadosCrespo

Tipos de cachos: saiba qual é o seu e como cuidar

Você sabia que existem tipos de cachos diferentes? Quem é cacheada ou crespa já deve ter passado pela experiência de experimentar um creme ativador de cachos indicado por uma amiga somente para perceber que não deu tão certo nos seus cabelos quanto nos dela. Mas será que a culpa foi do creme?

Faça o teste: pesquise por cabelos cacheados no Google. Com certeza, a maior incidência será de fotos de cachos bem abertos. É por isso que muitas pessoas nem ao menos sabem que existem tipos de cachos diferentes. A curvatura das famosas espirais pode variar bastante.

Entender qual dos tipos de cachos deve ser o primeiro item da sua lista de cuidados capilares. Sabe por quê? Quando você sabe exatamente como é o seu cabelo, você consegue escolher os produtos que foram desenvolvidos exatamente para os seus fios. O resultado é que as suas madeixas ficarão mais lindas do que nunca.

Cada tipo de cabelo exige um cuidado diferente, uma vez que as necessidades dos fios variam bastante. A manutenção dos seus fios deve ser feita utilizando os produtos que serão capazes de fornecer os principais itens para que suas madeixas fiquem fortes e saudáveis.

Isso resulta em cabelos mais bonitos, com um ritmo de crescimento mais acelerado e bem menos frágeis. Já deu para perceber que é só coisa boa, não é mesmo?

Ainda assim, muitas pessoas não sabem muito bem como diferenciar os tipos de cachos e, por isso, não consegue direcionar os seus cuidados. Ao não entender quais cuidados devem ser aplicados nos seus fios, elas acabam diminuindo o potencial dos próprios cabelos.

descubra quais são os tipos de cachos
Foto/Reprodução: Pinterest

Você já deve ter percebido que a variedade de produtos capilares hoje em dia é enorme. Essa é uma vantagem, é claro, mas de nada vai adiantar se os produtos comprados não forem os certos para os seus cabelos.

É muito importante entender em qual categoria estão os seus cachinhos. Isso evitará desperdiçar dinheiro em produtos que não trarão o resultado esperado.

Nesse artigo vamos explicar direitinho como entender os tipos de cachos e analisar quais são as necessidades dos seus fios para poder escolher os produtos certinhos para incorporar na sua rotina de cuidados.

Por que dividir o cabelo encaracolado em tipos diferentes?

Pode ser que, se você nunca tenha ouvido falar da divisão dos tipos de cachos anteriormente, esteja estranhando bastante essa categorização. Mas acredite, ela é muito necessária. Nem todo cabelo é igual. Ainda que as semelhanças entre os tipos de cacheados existam, há particularidades de cada fio, de acordo com a curvatura.

Se você é cacheada e tem outra amiga de cabelos cacheados, pode ser que tenha percebido que as necessidades capilares de cada uma são diferentesAo comentar sobre as características de seus fios, pode ser que vocês tenham percebido que, por mais que a classificação inicial dos seus cabelos seja cacheado ou crespo, há diferenças em relação à aparência dos fios. Tais diferenças podem ter influência nos cuidados capilares de uma forma geral.

quais são os tipos de cachos
Diferentes tipos de cachos – @modices

Os diferentes tipos de cachos são classificados de acordo com a textura do fio. Essa divisão foi pensada a fim de facilitar nossa vida, uma vez que, ao utiliza-la, torna-se mais fácil entender as características do nosso cabelo. 

Agrupar os diferentes tipos de cabelo encaracolado de acordo com suas particularidades é uma eficiente forma de saber quais cuidados devem ser tomados diariamente de acordo com a textura de nossos fiosAo saber qual seu tipo de cabelo, você poderá encontrar os produtos específicos para fornecer às suas madeixas a hidratação e nutrição que ela necessita, o que ajudará não somente a entender qual o formato natural de seu cabelo, mas também qual a melhor forma de definir tal formato.

Quais são os tipos de cachos que existem?

Agora que já sabemos que existem mais tipos de cachos entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia, precisamos saber quais são exatamente esses tipos. Além de entender como caracterizar o seu tipo de fio, ou seja, em qual categoria ele se enquadra.

Dessa forma, na hora de comprar os produtinhos de beleza que irão deixar suas madeixas ainda mais lindas, você poderá procurar por produtos para tipos de cachos diferentes. Assim, investirá naquele mais adequado para o seu fio. Quer coisa melhor? Fica tranquila que não é difícil entender como os diferentes tipos de cachos são divididos e saber qual o seu.

É essencial entender que a classificação não busca hierarquizar os diferentes tipos de cachos. Ela é somente uma forma de ajudar a identificar e entender as características de cada tipo de cabelo e, por consequência, as suas necessidades.

Cabelo tipo 2

tipos de cachos 2

O cabelo tipo 2 é popularmente conhecido como cabelo ondulado. O volume desse tipo de cabelo depende da sua genética. Dentro dessa classificação existem três outras subcategorias.

Tipo 2A – esse tipo de cabelo é praticamente liso, formando leves ondulações. Não costuma ser volumoso

Tipo 2B – esse tipo de cabelo tem ondas mais marcadas, que não são propriamente cachos. Ao ser estimulado, a tendência é que as ondas fiquem cada vez mais definidas, fazendo com que ele se assemelhe ao cabelo cacheado.

Tipo 2C – as ondas desse cabelo são quase cachos, embora não tenham o formato em espiral. Pessoas com esse tipo de cabelo costumam ter fios mais grossos e ondas marcadas, o que gera mais volume.

Cabelo tipo 3

tipos de cachos 3

Chegamos à categoria das madeixas cacheadas, as famosas molinhas. Esse tipo de cabelo costuma ter cachos definidos e maior volume, além de ter tendência a ser mais ressecado devido à dificuldade que a oleosidade natural do cabelo tem de chegar até as pontas. Também é dividido em três subcategorias:

Tipo 3A – nessa subcategoria temos o cabelo encaracolado com cachos mais próximos do ondulado, ou seja, aquelas espirais largas. Por ter cachos mais soltos e definidos, esse cabelo costuma ser mais pesado

Tipo 3B – esse cabelo tem o cacho bem formado, embora um pouco mais apertado que o tipo anterior. O fio costuma ser mais grosso e o cabelo tende a ser um pouco mais armado do que o tipo 3A. Suas pontas costumam ser mais ressecadas.

Tipo 3C – aqui temos os cachos em formato espiral, mais definidos e fechados. Esse cabelo costuma ser mais volumoso que os dois tipos anteriores, e tem tendência a ter frizz. O fator encolhimento desse fio é maior, fazendo com que se assemelhe um pouco ao fio crespo.

Cabelo tipo 4

tipos de cachos 4

Chegamos à categoria do cabelo crespo ou afro. Esse tipo de cabelo costuma ter a estrutura ainda mais fechada que os tipos anteriores, além de ser mais ressecado e frágil. É o tipo de fio com maior fator encolhimento, podendo encolher até metade do comprimento real quando seco. Costuma ser o tipo de fio mais fino.

Tipo 4A – esse fio é parecido com o tipo 3C, embora seja mais volumoso e com menos brilho. Seus cachinhos são bem fechadinhos e definidos, tendendo a assumir o formato de S quando esticados.

Tipo 4B – seus cachos são ainda menores. O fio é fino e frágil e, por isso, pessoas que tem esse tipo de cabelo devem desembaraça-los com cuidado para evitar quebra. O tipo 4B tende a ter mais volume que o 4A.

Tipo 4C – é o tipo de cabelo mais crespo, que não forma cachos sozinhos. Para defini-lo, é necessário recorrer a técnicas como a texturização. Esse tipo de cabelo costuma render black powers maravilhosos ao se fazer o corte certo.

Meu cabelo pode ter mais de uma textura diferente?

Pode ser que você tenha lido a lista acima e mentalmente marcado que sim em cada um dos itens. Nesse caso, você provavelmente chegou ao fim da lista confusa: qual é o meu tipo de cabelo? Se você se identificou com mais de um item das listas acima, saiba que isso é muito normal e que não há nada de esquisito com as suas lindas madeixas.

Cada cabelo é diferente um do outro. Isso significa que suas madeixas podem se enquadrar em mais de uma categoria de tipos de cachos. Temos diversas texturas capilares diferentes, e seu cabelo pode ser uma mistura de dois ou mais tipos diferentes. Na verdade, a maioria das pessoas tende a ter mais de um tipo de cacho distinto na cabeça, e a diferença pode acontecer tanto entre a raiz e a ponta do cabelo quanto em relação a partes diferentes (você pode, por exemplo, ter a parte de trás mais definida e a parte da frente mais ressecada e menos definida).

Um tipo de cacho é melhor que outro?

É preciso ressaltar que as categorias foram criadas como forma de ajudar a cuidar dos fios. Não para criar uma hierarquia dentro dos diferentes cabelos cacheados. Portanto, entender seu tipo de fio é interessante para que você possa saber como potencializar a beleza dos seus cabelos, mantendo-os mais lindos e hidratados durante mais tempo. E vale lembrar: todos os tipos de cachos possuem sua beleza única!

Antes da criação dessas categorias, o cabelo cacheado costumava ser encarado como uma coisa única e, por isso, muitas pessoas reclamavam que os cuidados que encontravam como sendo indicados para essa categoria não funcionavam em suas madeixas. Descobrir qual seu tipo de cacho torna mais fácil identificar suas características como oleosidade, tipo de definição, ressecamento, volume ou fator encolhimento, que serão importantes na hora de escolher os produtos certos para sua rotina de cuidados.

produtos para diferentes tipos de cachos

Portanto, ao saber quais são os diferentes tipos de cachos você poderá escolher os melhores produtos. Assim, seus cabelos ficarão mais bonitos por mais tempo. Analise seus fios para poder caracterizá-los e foque seus cuidados em produtos para as suas madeixas.

Agora que você já sabe quais são os tipos de cachos que existem, que tal se informar sobre o cronograma capilar para cacheadas?

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Boa noite, comprei um kit essa semana,mais não sabia qual era o meu tipo de cachos então comprei o kit 2 E3 mais na realidade os meus cachos são o 3 e 4,o tipo 4a e o que mais se parece com os meus,teria como trocar? Ainda não chegou,como faço?

  • O meu cabelo fica entre o 2c e o 3A gostaria de saber qual o creme que posso usar para definir os cachos pois amo cabelos cacheados.
    Fico no aguardo da resposta.
    Desde já agradeço a atenção!

    Att,
    Mônica Machado.

  • Oie,eu Cláudia costumo molhar muito o cabelo e é crespo,fiz relaxamento agora julho.
    Antes de relaxar usei ele muito preso e quebrou,aí fui cortar e não gostei.
    Como faço pra cuidar?

  • Estou deixando meu cabelo crescer agora. Ele esta pelo que li mais para 3B (de modo geral) queria dar mais formato aos cachos e tambem, que ele cresca mais e mais forte em cima, no topo. Alguma dica pra me ajudar? Quero testar a linha mas não sei qual melhor.

  • >