Se você tem cabelo encaracolado, com certeza já se deparou com diversas matérias ensinando quais são os cuidados são essenciais para manter suas madeixas brilhantes e saudáveis. E basta uma pesquisa um pouco mais aprofundada para ver a quantidade de textos falando sobre tipos de cachos existentes. Mas o que isso quer dizer exatamente?

Por que dividir o cabelo encaracolado em tipos diferentes?

Os diferentes tipos de cachos são classificados de acordo com a textura do fio. Essa divisão foi pensada a fim de facilitar nossa vida, uma vez que, ao utiliza-la, torna-se mais fácil entender as características do nosso cabelo. 

Agrupar os diferentes tipos de cabelo encaracolado de acordo com suas particularidades é uma eficiente forma de saber quais cuidados devem ser tomados diariamente de acordo com a textura de nossos fiosAo saber qual seu tipo de cabelo, você poderá encontrar os produtos específicos para fornecer às suas madeixas a hidratação e nutrição que ela necessita, o que ajudará não somente a entender qual o formato natural de seu cabelo, mas também qual a melhor forma de definir tal formato.

Quais são os tipos de cachos que existem?

É importante entender que a intenção dessa classificação não é hierarquizar os diferentes tipos de cacho, mas sim ajudar a identificar e entender quais são as características de cada cabelo e, por consequência, suas necessidades.

Cabelo tipo 2

tipos de cachos 2
 

O cabelo tipo 2 é popularmente conhecido como cabelo ondulado. O volume desse tipo de cabelo depende da sua genética. Dentro dessa classificação existem três outras subcategorias.

Tipo 2A – esse tipo de cabelo é praticamente liso, formando leves ondulações. Não costuma ser volumoso

Tipo 2B – esse tipo de cabelo tem ondas mais marcadas, que não são propriamente cachos. Ao ser estimulado, a tendência é que as ondas fiquem cada vez mais definidas, fazendo com que ele se assemelhe ao cabelo cacheado.

Tipo 2C – as ondas desse cabelo são quase cachos, embora não tenham o formato em espiral. Pessoas com esse tipo de cabelo costumam ter fios mais grossos e ondas marcadas, o que gera mais volume.

Cabelo tipo 3

tipos de cachos 3
 

Chegamos à categoria das madeixas cacheadas, as famosas molinhas. Esse tipo de cabelo costuma ter cachos definidos e maior volume, além de ter tendência a ser mais ressecado devido à dificuldade que a oleosidade natural do cabelo tem de chegar até as pontas. Também é dividido em três subcategorias:

Tipo 3A – nessa subcategoria temos o cabelo encaracolado com cachos mais próximos do ondulado, ou seja, aquelas espirais largas. Por ter cachos mais soltos e definidos, esse cabelo costuma ser mais pesado

Tipo 3B – esse cabelo tem o cacho bem formado, embora um pouco mais apertado que o tipo anterior. O fio costuma ser mais grosso e o cabelo tende a ser um pouco mais armado do que o tipo 3A. Suas pontas costumam ser mais ressecadas.

Tipo 3C – aqui temos os cachos em formato espiral, mais definidos e fechados. Esse cabelo costuma ser mais volumoso que os dois tipos anteriores, e tem tendência a ter frizz. O fator encolhimento desse fio é maior, fazendo com que se assemelhe um pouco ao fio crespo.

Cabelo tipo 4

tipos de cachos 4

Chegamos à categoria do cabelo crespo ou afro. Esse tipo de cabelo costuma ter a estrutura ainda mais fechada que os tipos anteriores, além de ser mais ressecado e frágil. É o tipo de fio com maior fator encolhimento, podendo encolher até metade do comprimento real quando seco. Costuma ser o tipo de fio mais fino.

Tipo 4A – esse fio é parecido com o tipo 3C, embora seja mais volumoso e com menos brilho. Seus cachinhos são bem fechadinhos e definidos, tendendo a assumir o formato de S quando esticados.

Tipo 4B – seus cachos são ainda menores. O fio é fino e frágil e, por isso, pessoas que tem esse tipo de cabelo devem desembaraça-los com cuidado para evitar quebra. O tipo 4B tende a ter mais volume que o 4A.

Tipo 4C – é o tipo de cabelo mais crespo, que não forma cachos sozinhos. Para defini-lo, é necessário recorrer a técnicas como a texturização. Esse tipo de cabelo costuma render black powers maravilhosos ao se fazer o corte certo.

Meu cabelo pode ter mais de uma textura diferente?

Cada cabelo é diferente um do outro, o que significa que suas madeixas podem se enquadrar em mais de uma categoria de tipos de cachos. Temos diversas texturas capilares diferentes, e seu cabelo pode ser uma mistura de dois ou mais tipos diferentes. Na verdade, a maioria das pessoas tende a ter mais de um tipo de cacho distinto na cabeça, e a diferença pode acontecer tanto entre a raiz e a ponta do cabelo quanto em relação a partes diferentes (você pode, por exemplo, ter a parte de trás mais definida e a parte da frente mais ressecada e menos definida).

Antes da criação dessas categorias, o cabelo cacheado costumava ser encarado como uma coisa única e, por isso, muitas pessoas reclamavam que os cuidados que encontravam como sendo indicados para essa categoria não funcionavam em suas madeixas. Descobrir qual seu tipo de cacho torna mais fácil identificar suas características como oleosidade, tipo de definição, ressecamento, volume ou fator encolhimento, que serão importantes na hora de escolher os produtos certos para sua rotina de cuidados.

Agora que você já sabe quais são os tipos de cachos que existem, que tal se informar sobre o cronograma capilar para cacheadas?