Tipos de Cabelo

Tipos de cabelo masculino: saiba qual é o seu e como cuidar de cada tipo

tipos de cabelo masculino

Os cuidados com as madeixas não são exclusivos das mulheres. Pode ser que antes o costume de dar atenção aos fios não fosse tão comum entre os homens, mas hoje há cada vez mais produtos para os tipos de cabelo masculino.

Os homens estão mais exigentes e muito mais conectados às novidades do mercado capilar e, por isso, é natural que surjam cada vez mais opções para cuidar dos fios de acordo com o tipo de cabelo.

Isso porque cada tipo de fio tem necessidades específicas para se manter saudável e forte. A variedade de produtos é necessária para que seja possível suprir as necessidades capilares da forma mais conveniente possível.

A variedade de produtos para os tipos de cabelo masculino também garante que seja mais fácil e prático dar atenção aos fios de acordo com os gostos pessoais.

Cada pessoa tem sua forma preferida de finalizar os penteados e de fazer tratamentos como a hidratação capilar. Quando os produtos são poucos, os cuidados acabam sendo mais padronizados.

Se, no entanto, a variedade é maior, é possível fazer testes para verificar qual a forma de cuidar dos fios que mais te agrada e que mais faz sentido de acordo com os tipos de cabelo masculino.

Para cuidar da melhor forma possível dos cabelos e garantir que eles ficarão saudáveis e bonitos, é necessário saber identificar em qual categoria os seus fios se enquadram.

A divisão dos fios em diferentes tipos de cabelo masculino existe exatamente para poder facilitar os cuidados e ajudar na hora de investir nos produtos, truques e nos tratamentos que irão te ajudar a fazer com que seus cabelos fiquem exatamente como você quer.

Montar a rotina de cuidados certa é importante para a saúde das suas madeixas. Escolher os produtos adequados também. E tudo isso envolve identificar em qual categoria seus fios se enquadram.

Do fio liso ao mais crespo, há produtos para todos os gostos e bolsos. Você sabe quais são os diferentes tipos de cabelo masculino e como identificar o seu?

Como identificar o seu tipo de cabelo?

Se engana quem pensa que apenas o cabelo feminino precisa de cuidados. Todo tipo de cabelo merece a devida atenção para garantir com que sua saúde se mantenha em dia. O resultado de cabelos bem tratados são fios lindos, fortes, brilhantes e mais resistentes.

Os tipos de cabelos masculinos são tão variados quanto os femininos e exigem uma análise criteriosa do fio para melhor identificação. Ou seja, antes de você sair definindo o seu cabelo como de um tipo ou de outro, precisará prestar atenção no seu comportamento perante alguns fatores.

A textura, espessura, cor e o tipo de exposição química são os principais critérios que devem ser analisados nesse contexto. Para isso ficar mais claro, a seguir, confira as características de cada um dos principais tipos de cabelos masculinos.

Quais são as características dos diferentes tipos de cabelo masculino? Como cuidar de cada tipo de fio?

Agora que já entendemos um pouco melhor de como identificar os diferentes tipos de fio, está na hora de nos aprofundarmos nas categorias e aprender mais sobre essa divisão.

Vamos conhecer as características dos principais tipos de cabelos masculinos, destacando suas propriedades e comportamentos.

1 – Cabelo crespo masculino

O cabelo crespo é aquele que apresenta a textura mais grossa. Ou seja, ele tende a ser armado, torcido e apresentar aspecto ressecado. Os cachos não são definidos e a aparência tende a ser mais opaca.

Cabelo crespo masculino – @hrashid24 @moussa_nkt21

Esse é o tipo de cabelo que mais exige cuidados, já que é mais ressecado e difícil de ser moldado. O indicado é apostar em uma boa rotina de hidratação (preferencialmente semanal), com o uso de produtos nutritivos e focados em hidratação. Evitar secadores e pranchas alisadoras também é uma boa dica.

2 – Cabelo cacheado masculino

O cabelo cacheado se caracteriza por ser bem desenhado, ou seja, apresenta cachos bem definidos – do tipo fio de telefone, sabe? Podem ser mais abertos ou fechados e, geralmente, são acompanhados de um pouco de frizz. Esse tipo de fio tende a ser mais ressecado, mas é mais prático de ser moldado.

Cabelo cacheado masculino – @ahmetokartal @mavericktimes

Os cabelos cacheados também exigem uma hidratação diferenciada. Por isso, é recomendado adotar produtos de uso diário (shampoos e condicionadores) que tenham essa premissa. Se for usar secador de cabelo, o ideal é apostar no difusor de cachos. Além disso, o protetor térmico não pode ser deixado de lado.

Pode se jogar no uso do difusor ou deixar secar naturalmente – @capricho

3 – Cabelo ondulado masculino

Indefinido é o melhor adjetivo para esse tipo de fio, já que ele não apresenta cachos nem é totalmente liso. Suas ondulações deixam o fio com um pouco mais de volume e espessura, além de terem aspecto mais leve e hidratado.

Cabelo ondulado masculino – @benmitkus94 @antogriezmann

O cabelo ondulado é mais sedoso e exige menos investimento em hidratação. Mesmo assim, vale apostar em produtos de uso diário voltados especialmente para esse tipo de madeixa. Os fios ondulados também precisam de rotinas inteligentes, por isso, uma hidratação mensal é uma boa alternativa.

4 – Cabelo liso masculino

O cabelo liso é mais fino, bem alinhado e organizado. Sua aparência é mais hidratada e o volume é bastante reduzido. Também não há indícios de frizz. Dos tipos de cabelo masculino, esse é o de mais prática e fácil manutenção.

O ator Keanu Reeves possui cabelos lisos!

Essas madeixas são super práticas de cuidar, mas podem vir acompanhadas de fraqueza e oleosidade. Pensando nisso, para esses casos, pode ser recomendável lavar os cabelos todos os dias ou em dias alternados – para isso, o ideal é usar shampoos mais naturais, voltados para o combate à oleosidade. Além disso, é importante usar produtos que blindem o fio (como os protetores térmicos) contra ações externas, como as do sol, vento, calor, etc.

5 – Cabelo platinado masculino

O cabelo platinado é aquele que passa pelo processo de descoloração, ou seja, que já sofreu uma exposição química. Por ter passado por esse método mais agressivo, geralmente é frágil e quebradiço, além de ter volume e espessura reduzidos.

Cabelo platinado masculino – @cabelo-masculino

Esse tipo de fio demanda reconstrução. Com o processo de descoloração, o cabelo perde muitos nutrientes, ou seja, uma rotina de tratamento intenso deve ser adotada. Produtos à base de vitaminas são os ideais para esse tipo de madeixa, garantindo mais força e saúde.

Os tipos de cabelo masculino são tão variados quanto os femininos e exigem que cuidados especiais sejam postos em ação para mantê-los saudáveis e bonitos.

E então, agora que você descobriu as características dos seus fios e o que precisa fazer para mantê-los sempre belos, é só iniciar a prática de cuidados! Depois compartilhe com a gente os resultados aqui nos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>