Coloração

Tinta sem amônia: entenda qual o impacto da amônia no cabelo e porque optar por esse tipo de produto na hora da coloração

Tinta sem amônia: entenda qual o impacto da amônia no cabelo e porque optar por esse tipo de produto na hora da coloração

Se você está acostumada a pintar o cabelo, sabe que a tinta pode ressecar e deixar os fios opacos, quebradiços e mais fracos. Uma excelente opção que deve ser considerada por você na hora de pintar os fios é a tinta sem amônia. Vamos entender melhor sobre esse produto e se a tinta sem amônia realmente é indicada para os objetivos que você espera?

Qual a diferença de tinta com amônia e sem amônia?

A tinta sem amônia, é um tipo de tinta que age como uma maquiagem nos fios. Isso porque os pigmentos ficam somente na parte externa do cabelo, diferentemente da tinta com amônia.

resultado da tinta sem amônia
Inatagram: @alexandrealfaparf

A grande vantagem da tinta sem amônia é que ela agride menos os fios do que a tintura com amônia. Assim, é uma opção interessante para quem quer pintar os fios logo depois de fazer outros procedimentos, como relaxamentos, e alisamentos. Em relação ao cabelo branco, a tinta sem amônia consegue cobri-los desde que eles não ultrapassem 30% do cabelo.

O que faz a amônia no cabelo?

A amônia, é uma química que age internamente no fio, podendo até mesmo mudar a estrutura do mesmo. Por este motivo, sempre que se usa produtos com amônia é muito importante seguir os cuidados indicados. Um exemplo é  fazer o cronograma capilar, para que o cabelo não fique ressecado, poroso e sem vida.

O tempo de duração da tinta sem amônia é menor?

Sim, a tinta sem amônia dura menos e, por isso, requer retoques com mais frequência. O que acontece é que a tinta sem amônia é semipermanente. Ou seja, a cor é fixada somente nas cutículas e ao redor do córtex, sem que haja penetração no fio. Já a tinta com amônia possui a fixação da cor de forma mais potente devido a própria amônia, que abre as cutículas capilares e faz com que a coloração entre no córtex.

É super importante dizer que mesmo com a coloração com amônia só é possível clarear até três tons abaixo da cor natural do cabelo, ok? Caso você queira clarear mais, é necessário descolorir os fios.

Para quem essa tinta é indicada?

A tinta sem amônia é indicada para todos os tipos de fios, independente da textura. É um produto interessante de ser usado por cabelos que tenham mais tendência a ficarem ressecados, como os crespos e cacheados, e também por quem acabou de fazer algum procedimento, como alisamentos e relaxamentos.

tinta sem amônia em cabelo cacheado
Instagram: @claudia.sleao

Se o seu cabelo é natural e nunca foi pintado, a tinta sem amônia é uma boa opção também, já que vai agredir menos os fios.

Como a cor dura menos com esse produto, aposte nela também caso você esteja um pouco na dúvida entre um tom ou outro. Já se o seu cabelo está opaco, a tinta sem amônia deve ser usada para um banho de brilho, que vai conseguir reacender a cor dos seus fios.

Tinta sem amônia é o mesmo que tonalizante?

Sim. Os tonalizantes não possuem amônia em sua fórmula e, por isso, o cabelo é colorido através de pigmentos que são depositados na cutícula dos fios, mas não mudam a estrutura dos mesmos.

Vale dizer, ainda, que a tinta sem amônia tem duração menor, mas excelente fixação, e que é uma boa opção para uniformizar e intensificar a cor, assim como uma ótima alternativa para quem tem poucos fios brancos e quer apenas disfarçá-los. Já se o seu cabelo está fragilizado por outras químicas e você deseja mudar a cor do mesmo, a tinta sem amônia deve ser uma opção a ser considerada, já que agride menos os fios.

Quais cuidados devo ter depois de pintar o cabelo com tinta sem amônia?

Engana-se quem acha que pintar o cabelo com tinta sem amônia não requer cuidados pós coloração. Apesar da tinta não ter amônia e ser mais fraca, ela ainda assim é uma química, ok? Depois de pintar os fios com tinta sem amônia, siga os cuidados abaixo:

– Use produtos específicos para cabelos tingidos, pois eles ajudam a cor a se manter por mais tempo;

cuidados para cabelos tingidos com tinta sem amônia

– Evite lavar o cabelo todos os dias para que a durabilidade da tinta sem amônia seja maior;

– Siga um cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas: nutrição, hidratação e reconstrução;

– Use produtos que contenham filtro UV. Assim, seus fios ficarão protegidos do sol, que pode desbotar a cor;

– Não se esqueça de passar um protetor térmico sempre que for usar ferramentas quentes, como chapinha e secador.

Gostou dessas dicas? Conta aqui nos comentários e compartilhe!!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>