A texturização capilar faz parte da rotina de muitas mulheres, sobretudo das cacheadas e crespas que estão passando pela transição capilar. É a melhor forma de mudar o formato dos fios sem que seja necessário fazer transformações que envolvam produtos químicos.
Ela é um dos métodos de finalização usados para definir os cachos, sendo a queridinha de quem gosta de fios super definido. Ou de quem quer esconder a diferença entre as duas texturas na transição capilar.
São muitos os tipos de texturização capilar existentes, que podem ser feitos em diferentes tipos de cabelos e tamanhos. A depender da técnica utilizada, os resultados serão diferentes.
Então, vamos aprender algumas das principais técnicas de texturização capilar e como fazer para conseguir fazer com que seus fios exatamente do jeitinho que você quer.
O que é uma texturização no cabelo?
Texturizar os cabelos significa mudar o formato dos fios sem que seja necessário utilizar produtos químicos.
É comum que a texturização seja ligada apenas aos cachinhos, mas, na verdade, passar chapinha também é uma forma de texturização capilar com a utilização de ferramentas de calor.
Agora, de forma geral, a texturização capilar é geralmente associada a formas mais naturais de mudar a textura dos fios, com inúmeras opções disponíveis.
No caso específico das cacheadas e crespas, essa técnica pode ser feita com ou sem o uso de ferramentas de calor, sendo que a mais utilizada é o secador com o difusor.
É possível utilizar acessórios ou fazer a texturização capilar usando apenas alguns produtos e as mãos. A escolha é sua! Então, hora de aprender como texturizar.
Como se faz texturização capilar?
Se você é cacheadas ou crespa e deseja trazer mais definição para os seus cabelos, a texturização capilar é muito indicada, podendo ser feita de diferentes formas. Vamos ver algumas?
Com meia
A texturização capilar com meia calça tem se tornado cada vez mais popular entre as onduladas, cacheadas e crespas.
Basta amarrar a meia na cabeça como uma tiara e enrolar as mechas dos cabelos em torno da meia, deixando secar.
Com bigudinho
O bigudinho é um acessório de texturização capilar muito utilizado para se conseguir cachos perfeitos. De formato espiralado, ele permite, inclusive, mudar o tipo de cacho.
Para texturizar os cabelos com o bigudinho, siga o passo a passo:
1º passo: divida as madeixas em seções iguais, com mechas não muito grandes.
2º passo: aplique o creme de pentear.
3º passo: comece a enrolar o cabelo no acessório pelas pontas dos cabelos, na direção da raiz.
4º passo: Prenda-o com a ajuda de grampo e deixe os fios secarem.
Prontinho! O resultado é que todo o cabelo estará texturizado.
Com papel alumínio
O papel alumínio é outro queridinho da texturização capilar, sendo indicado para quem está na transição capilar.
Separe os cabelos em mechas pequenas e enrole cada mecha em um pedaço de papel alumínio, de modo semelhante àquele que seria feito com os bigudinhos. Deixe secar.
Com twist
O twist é uma texturização capilar simples de ser feita. Com os cabelos molhados, separe os fios em mechas. Pegue cada uma das mechas e divida em duas, enrolando uma metade na outra até formar um rolinho.
Aplique creme de pentear e gel para garantir um day after melhor.
Com trancinhas
Você pode fazer a texturização capilar com tranças. Separe os cabelos em mechas pequenas e pegue cada uma dessas mechas, trançando-as. Use um elástico para prender as pontas. Você pode deixar os fios secar naturalmente ou usar um secador.
Com coquinhos
Os coquinhos são excelentes para garantir cachos definidos. Separe os cabelos em mechas pequenas e faça pequenos coquinhos, com os cabelos úmidos. Deixe secar naturalmente e solte os coques, usando um óleo para separar os cachos.
Fitagem
A mais famosa das texturizações pode ser feita com as mãos ou com a ajuda de uma escova.
Para fazer essa técnica de texturização capilar, você deve separar os cabelos em mechas. Aplique creme em cada uma dessas mechas e passe os dados para separar os fios em pequenas fitas.
Cada uma dessas fitas irá formar um cachinho diferente. Você pode ajudar na formação dos cachos enrolando com os dedos, o chamado dedoliss. A mistura de creme com gelatina pode fazer com que a sua texturização dure mais tempo.
Quanto tempo dura a texturização capilar?
O tempo de duração da sua texturização capilar irá depender do seu tipo de fio, da quantidade de produto aplicado e dos cuidados que você tomar após fazer o procedimento.
Dormir com uma fronha de cetim ou utilizar uma touca de cetim nos fios pode garantir que o resultado da texturização dure por mais tempo.
Você também pode utilizar um borrifador de água para dar aquela arrumadinha em alguns poucos cachos que estejam um pouco fora do lugar, garantindo que a duração deles aumente.
Por meio da texturização capilar também é possível conseguir um estilo que tem ficado cada vez mais na moda entre a mulherada, que é o cabelo frisado. Você já ouviu falar dessa tendência?
Gostou dessa dica? Comente e compartilhe!