Poroso

O teste do cabelo na água realmente funciona? Explicamos tudo!

teste do cabelo na água

É provável que você já tenha escutado falar em porosidade e teste do cabelo na água. Pode ser que esteja um pouco confusa do que se trata e se realmente esse método funciona para verificar e analisar a saúde dos seus fios, e, é claro, o que eles estão necessitando. Vem com a gente que vamos te explicar tudinho sobre o teste do cabelo na água!

O teste do cabelo na água é mito ou é verdade?

É verdade! O teste do cabelo na água nada mais é do que um método fácil e prático de ser feito. Ele consegue verificar o quão porosos os seus fios estão.

Para que serve?

O teste do cabelo na água serve para verificar o nível de porosidade dos seus fios, ou seja, qual é a capacidade do seu cabelo em absorver nutrientes e água. Tal absorção de nutrientes é fundamental para a saúde dos fios, pois para estarem saudáveis de verdade eles precisam estar nutridos e fortes.

Esse teste é uma excelente forma, portanto, de analisar a saúde dos seus fios e pode ser feito por qualquer um, já que o nível de dificuldade é baixíssimo, sendo necessário apenas um copo de água e um fio de cabelo para que o teste do cabelo na água seja feito.

teste do cabelo na água
Instagram: @anaclaraschuler

Para que você tenha uma ideia melhor, existem três níveis diferentes de porosidade: alta, média e baixa. A porosidade média significa que o seu cabelo está saudável, a baixa e a alta que os fios estão precisando de tratamentos específicos, podendo estar ressecados, quebradiços, opacos, sem vida e sem elasticidade.

Como fazer esse teste?

Como falamos anteriormente, o teste do cabelo na água é realmente muito fácil de ser feito.

Para fazer o teste do cabelo na água você vai precisar de:

 – 1 copo transparente com água filtrada;

– Fios de cabelo limpo, pode ser aqueles que caem na escova ou no pente, sem problema algum.

Passo a passo:

1º Passo: Encha o copo com água e coloque os fios de cabelo dentro;

2º Passo: Espere 10 minutos;

3º Passo: Verifique se os seus fios afundaram, se ficaram no meio do copo ou boiaram;

4º Passo: Caso os seus fios tenham afundado, é sinal de que o seu cabelo está altamente poroso. Já se eles ficaram no meio do copo, a porosidade é média. Por fim, se boiaram, o cabelo está com baixa porosidade.

5º Passo: Agora que você já sabe o nível de porosidade dos seus fios, chegou a hora de descobrir o que quer dizer cada uma delas:

Porosidade baixa: As cutículas dos seus fios estão bem fechadas. Por este motivo, a absorção de água e outros nutrientes não é suficiente;

Porosidade média: As cutículas dos seus fios estão meio abertas e, por isso, conseguem absorver água e nutrientes na medida necessária. Os seus fios estão saudáveis;

Porosidade alta: As cutículas dos fios estão muito abertas e, embora consiga absorver água e nutrientes, acabam perdendo-as com muita facilidade já que os fios estão quebradiços e ressecados.

Fiz o teste, e agora? O que o cabelo precisa?

Agora que você já fez o teste do cabelo na água e já sabe o nível de porosidade do seu cabelo, chegou o momento de saber o que o seu cabelo está precisando de acordo com o resultado que deu no teste.

teste do cabelo na água
Instagram: @ondaseafins

Porosidade baixa

Se os seus fios estão com porosidade baixa, é de hidratação que eles estão precisando. Como as cutículas estão muito fechadas, não há qualquer espaço para que os nutrientes e a água sejam absorvidas. Geralmente o cabelo com porosidade baixa está ressecado, com frizz e também demora para secar. Use e abuse das mascaras de tratamento para o seu tipo de fio, é exatamente dessa hidratação poderosa que eles estão precisando.

Porosidade média

Já se os seus fios estão com porosidade média e, portanto, estão saudáveis como indicou o teste do cabelo na água, você deve seguir com o tratamento que já vem fazendo. Para que os seus fios fiquem ainda mais saudáveis, aposte também em nutrições, que podem ser feitas com óleos ou máscaras de tratamento. É super importante também não se esquecer de passar um protetor térmico nos fios sempre que for usar a chapinha, o secador ou o babyliss. Assim, os fios ficarão protegidos dos calor dessas ferramentas.

teste do cabelo na água resultado média porosidade

Porosidade alta

Por último se o seu cabelo está com porosidade baixa, ou seja, conseguindo absorver água e nutrientes, mas perdendo-os muito rapidamente, aposte na reconstrução, ou seja, em repor a massa capilar. Esse tratamento pode ser feito em casa com máscaras de reconstrução que contenham queratina, por exemplo.

Gostou dessa dica? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
  • Gostei de saber disso, eu fazia mas não tinha ideia para que servia, mas fiz de novo e deu porosidade média. Que bom que cabelo bom é o meu me tirou a dúvida. Obrigada

  • >