ColoraçãoDicas

Teste de mecha: quando, porque e como realizar esse teste na hora da transformação

Teste de mecha: quando, porque e como realizar esse teste na hora da transformação

Passar por uma transformação e pintar o cabelo é uma mudança que pode aumentar a autoestima e também nos mostrar novas versões de nós mesmas. Entretanto, é muito importante que se faça algumas etapas antes da transformação, como é o caso do teste de mecha.

Você já ouviu falar em teste de mecha? Sabe do que se trata e sua importância para a saúde dos seus fios? Nós vamos te contar abaixo tudo o que você precisa saber sobre o teste de mecha, etapa fundamental para uma transformação segura para os seus fios!

Qual é a importância do teste de mecha?

O teste de mecha é uma técnica feita antes da coloração ou descoloração que serve para garantir qual será o efeito do produto nos seus fios. Esse procedimento é realmente importante para evitar um resultado final de coloração ou descoloração indesejado.

diferença teste de mecha
Instagram: @perfeitabeleza

Pode-se realizar esse procedimento para garantir que não haverá quebra dos fios e o temido corte químico. É válido dizer que permanentes, alisantes, colorações anteriores e o efeito do sol podem afetar o resultado da nova coloração, portanto o teste de mecha deve ser uma etapa obrigatória para a saúde dos seus fios.

Quando é necessário fazer o teste de mecha?

É necessário fazer o teste de mecha sempre que vamos passar por um processo de transformação. Seja isso através da coloração ou da descoloração. É super importante dizer que mesmo que a transformação seja luzes, ou seja, uma pintura que não é no cabelo inteiro, o teste de mecha se faz necessário para garantir que as luzes vão ficar da maneira que se espera e também para perceber se o cabelo está apto para receber a química, sem o risco de quebrar ou de acontecer o corte químico.

teste de mecha para luzes
Instagram: @jeymis.cabelos

Como fazer o teste de mecha no cabelo

Fazer o teste de mecha é algo muito simples e você pode fazer na sua casa, com nível de dificuldade baixa. Lembre-se que esse teste é essencial para garantir que o seu cabelo vai ficar no tom desejado. Siga o passo a passo abaixo para fazer o teste de mecha!

Passo a passo

como fazer teste de mecha
Instagram: @beautystudiomp

1º Passo: Comece separando uma mecha de cabelo da parte da nuca, próximo à raiz;

2º Passo: Aplique, então, a mistura de pó descolorante com água oxigenada ou um pouco da coloração escolhida por você. Lembre-se que optar por descolorantes e colorantes de qualidade também é extremamente importante para que a cor saia como o esperado e também para garantir a saúde dos seus fios;

3º Passo: Depois da aplicação, aguarde de 30 a 45 minutos para que o produto possa agir nos seus fios. Não se esqueça que esse intervalo de tempo é muito relevante, pois, se você aguardar menos tempo, o teste de mecha de nada valerá;

4º Passo: Após o tempo de pausa, chegou a hora de enxaguar a mecha com água morna, secar e analisar o resultado. Caso a abertura ou efeito do tom for o que você deseja e você não tenha percebido quebra ou danos, como cabelo elástico, é a hora de aplicar a coloração em todo o seu cabelo ou fazer as mechas que deseja.

Tem algum outro cuidado para transformar os fios?

Além do teste de mecha, também é essencial que se faça outra etapa antes de passar por uma transformação. Estamos falando da prova de toque, teste que te ajuda a perceber se você não tem nenhuma alergia ou irritação com o produto que será usado.

teste de mecha para colorir o cabelo
Instagram: @xandervintage

A prova de toque, assim como o teste de mecha, pode ser feita em casa. Siga o passo a passo abaixo!

Passo a Passo

1º Passo: Coloque em um recipiente não metálico, uma pequena quantidade da coloração e a mesma quantidade de oxidante. Misture até que fique homogêneo;

2º Passo: Aplique um pouco da mistura no antebraço ou atrás da orelha;

3º Passo: Aguarde de 35 a 40 minutos. Esse tempo é extremamente importante para que a prova de toque seja concluída com sucesso;

4º Passo: Lave o local com bastante água;

5º Passo: Aguarde 24h se a coloração for permanente e 48h se a coloração for sem amônia. Se neste período você tiver irritação na pele, ardência ou coceira, o produto não deve ser usado.

Gostou dessa matéria? Comente e Compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>