Dicas

Tesoura de cortar cabelo: entenda quais são os tipos para não errar no corte

Tesoura de cortar cabelo: entenda qual é a ideal

Nós já sabemos que é importante cortar o cabelo, nem que seja só as pontinhas, de vez em quando, né? Mas você já parou para pensar em como uma boa tesoura pode influenciar no seu corte? É verdade! Se você está pensando em cortar o cabelo em casa, não deixe de investir em uma tesoura de cortar cabelo que seja específica para o seu tipo de cabelo e para o tipo de corte que você deseja.

Confira abaixo mais detalhes sobre a tesoura de cortar cabelo ideal e como é importante esse investimento para a saúde dos seus fios!

Pode cortar o cabelo com qualquer tesoura?

 A resposta é negativa! Não se pode cortar o cabelo com qualquer tesoura, é fundamental que ela seja específica para esse objetivo. Se o cabelo for cortado com tesouras que não sejam para cortar cabelo, como as usadas na cozinha ou como material escolar e de trabalho, é bem provável que as pontas do cabelo fiquem quebradiças e ressecadas, e que o corte não saia como o esperado.

a tesoura de cortar cabelo ideal
Instagram: @curso_cabeleireira

As tesouras de cortar cabelo são desenvolvidas e fabricadas justamente para o objetivo de cortar os fios. Elas ajudam não só no corte perfeito, seja qual for, como também na saúde das pontas dos fio. Isso porque as pontas podem acabar ficando ressecadas, porosas e quebradiças se cortadas com tesouras aleatórias.

Então se você está pensando em cortar em casa, não deixe de investir em uma tesoura que seja direcionada para o corte que você deseja e para o seu tipo de fio. Cortar o cabelo com uma tesoura que não é específica para esse fim é aquele famoso barato que sai caro. Depois é provável que se tenha que investir mais na saúde dos fios ou até mesmo que o resultado do corte fique bem longe do esperado. Nada legal, né?

Qual é a melhor tesoura de cortar cabelo?

É importante dizer que não existe uma tesoura para cortar cabelo que seja ruim. Todas as tesouras de cortar cabelo são boas, mas a melhor para você deve ser aquela que é específica para o seu tipo de cabelo e para o corte desejado.

tipos de tesoura de cortar cabelo
Instagram: @villelaafiacoes

Por exemplo, se você é adepta do corte desfiado, a tesoura de cortar cabelo fio navalha é uma excelente opção, já se você prefere cortes mais retos e precisos, a tesoura de cortar cabelo fio laser deve ser uma opção a ser considerada. Abaixo, nós vamos te mostrar alguns tipos de tesoura de cortar cabelo e suas funções. Assim você pode cortar o seu cabelo em casa sem nenhum perigo de danificar os seus fios.

Tipos de tesouras

Como dissemos anteriormente, não existe uma tesoura que seja boa ou ruim, todas as tesouras de cortar cabelo são boas e a escolha entre uma ou outra deve ser feita de acordo com o seu tipo de cabelo e o corte que deseja fazer. Veja abaixo diferentes tipos de tesouras de cortar cabelo e descubra qual delas é a ideal para o seu objetivo!

Tesoura fio laser

A tesoura fio laser possui uma micro serrilha em uma ou em duas lâminas, o que auxilia melhor a prender a mecha para que o corte não seja prejudicado. Esse tipo de tesoura de cortar cabelo não diminui o volume dos fios e como é precisa, é indicada para cortes retos e para quem tem cabelo liso, fino e em pouca quantidade.

Tesoura fio navalha

A tesoura fio navalha possui lâminas lisas e muito afiadas, funcionando como duas navalhas. Ela é indicada para desfiar os fios e para cortes repicados, desconectados e com pontas assimétricas. Vale destacar que esse não é o modelo ideal de tesoura de cortar cabelo caso a escolha seja por cortes retos. Isso vale também para cabelos cacheados ou alisados, pois as pontas podem acabar ficando com aspecto espigado.

Tesoura dentada

A tesoura de cortar cabelo dentada, também conhecida como de desbaste, é a ideal para homens e mulheres com cabelos cacheados. Como essa tesoura possui os dentes espaços, ela permite que o cabelo seja cortado de forma irregular. Isso acaba deixando o volume bem distribuído. A tesoura dentada também funciona muito be m para quem quer pontas em camada e mais leveza nos fios.

Gostou dessa matéria? Comente e compatilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>