Coloração

Tabela de cores de cabelo: entenda como funciona e como isso ajuda a atingir o tom ideal

Tabela de cores de cabelo: entenda como funciona e como isso ajuda a atingir o tom ideal

Sabia que é possível mudar a cor dos fios sem errar na coloração escolhida? Pois é! É exatamente a tabela de cores de cabelo que pode ajudar a cor escolhida ser realmente a que você deseja, já que ela ensina sobre todos os números que aparecem na caixinha de coloração. São tantos números que é provável que você fique confusa na hora de escolher, mas fique tranquilo, com a tabela de cores de cabelo você não vai mais errar na escolha do tom do seu cabelo e vai ser bem mais fácil encontrar a cor ideal. Vamos nessa descobrir tudo sobre a tabela de cores de cabelo?

Por que entender a tabela de cores de cabelo?

Nem sempre a cor que mostra na caixinha de coloração é realmente a que vai ficar no seu cabelo. Por este motivo, é muito importante não se basear na foto da modelo da caixinha, pois o resultado pode sair bem diferente do que você está imaginando.

A melhor forma de acertar na cor de verdade é entender a tabela de cores de cabelo, que vai proporcionar não só bons resultados, como também mais saúde para os seus fios, já que você vai escolher a cor certa e não vai ficar pintando o cabelo diversas vezes em busca do tom ideal. Além disso, entender a tabela de cores de cabelo faz você poupar tempo e dinheiro também, já que vai de primeira acertar no tom ideal.

 Tabela de cores de cabelo tom de ruivo ideal
Instagram: @the_hairdresser

O que significa os números nas tintas e tonalizantes de cabelo?

As caixinhas de tintas e de tonalizantes possuem números e é exatamente através dessas numerações que você vai conseguir entender a cor de cada uma delas e escolher qual é a ideal para o seu cabelo. O segredo, portanto, para escolher a caixinha de tinta ou tonalizante ideal é verificar a tabela de cores de cabelo, em que a cor base das tonalidades e a nuances/reflexos são descritos através de numerações. A seguir, nós vamos te mostrar como saber ler essas numerações, que muitas vezes podem parecer confusas, mas são simples de serem entendidas.

Como entender os números das tintas de cabelo?

Agora que você já entendeu a importância de verificar a tabela de cores de cabelo, nós vamos te mostrar com entender esses números e conseguir escolher a cor ideal para o seu cabelo sem errar!

Cor base

Na caixinha do tonalizante ou da tinta você vai perceber que tem um número. O número que vier antes do ponto indica a cor base das tonalidades, ele pode ser de 1 a 10 e representa o quanto um cabelo é claro ou escuro. Sendo assim:

Tabela de cores de cabelo: cores base
Imagem: sorali cosmetic

Número 1 antes do ponto –  Preto

Número 2 antes do ponto – Preto azulado

Número 3 antes do ponto – Castanho escuro

Número 4 antes do ponto – Castanho médio

Número 5 antes do ponto – Castanho claro

Tabela de cores de cabelo tons escuros
Instagram: @rios_allblue

Número 6 antes do ponto – Louro escuro

Número 7 antes do ponto – Louro médio

Número 8 antes do ponto – Louro claro

Número 9 antes do ponto – Louro muito claro

Número 10 antes do ponto – Louro claríssimo

Tabela de cores de cabelo tons claros
Instagram: @universo_ma_cherie

Nuance

Já o número, ou números, que aparecem depois do ponto do primeiro número, indica a nuance/reflexo, que ao ser combinada a coloração base, vai proporcionar a tonalidade que vai se destacar nos fios. É exatamente a nuance/reflexo que vai puxar para o dourado ou avermelhado, por exemplo.

É possível, também, que apareça mais de um número após o ponto. Neste caso, o primeiro número será o primário e o segundo chamado de secundário. É importante destacar também que caso a coloração tenha um 0 após o ponto, é porque elas são consideradas naturais, e que se os números se repetirem após o ponto, as cores são ainda mais intensas. Por exemplo, a numeração 6.66 na tabela de cores de cabelo indica loiro escuro e vermelho intenso.

As nuances/reflexos podem ser na tabela de cores de cabelo:

Tabela de cores de cabelo nuances
Imagem: sorali cosmetic

Número 1 após o ponto – Reflexo cinza

Número 2 após o ponto – Reflexo irisado

Número 3 após o ponto – Reflexo dourado

Número 4 após o ponto – Reflexo acobreado

Número 5 após o ponto – Reflexo acaju

Tabela de cores de cabelo tons avermelhados
Instagram: @_yaramel

Número 6 após o ponto – Reflexo vermelho

Número 7 após o ponto – Reflexo marrom ou chocolate

Número 8 após o ponto – Reflexo azul

Gostou de aprender sobre tabela de cores? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>