CuriosidadesDicasUncategorized

Suplemento para cabelo vale a pena mesmo?

Suplemento para cabelo vale a pena mesmo?

É bem comum que a gente pense em suplemento para cabelo caso se perceba que os fios estão com crescimento lento, opacos, sem vida, ressecados, elásticos, ressecados ou com queda, não é mesmo? E quando a gente vai na farmácia tem uma quantidade grande de opções de suplementos que prometem melhorar a saúde do cabelo, mas será que funcionam realmente? Vou te explicar melhor neste artigo do que se trata o suplemento para cabelo e também dividir alguns relatos!

O que é suplemento para cabelo e como ele age?

Advertisement

Os suplementos para cabelo são cápsulas ou gomas que contém, ou dizem conter, vitaminas, minerais e proteínas. Esses ativos são necessárias à saúde dos fios, deixando-os com crescimento acelerado, mais brilho e maciez.

De fato, o suplemento para cabelo é um assunto bastante polêmico. Pesquisando na internet é possível encontrar diversos relatos dizendo que funciona e outros afirmando que não.

Qualquer pessoa pode tomar suplemento para cabelo? Existem contraindicações?

Ao pesquisar na internet e por opiniões de especialistas, é possível perceber que o suplemento para cabelo não é algo que deve ser ingerido sem um acompanhamento ou recomendação de um nutricionista.

Além disso, fala-se bastante que as vitaminas e minerais que contém no suplemento para cabelo podem não fazer qualquer efeito. Isso porque, caso você já tenha bons níveis desses componentes, o organismo só usa o que precisa e se livra da sobra. Deste modo, o único jeito de saber se o seu corpo está deficiente de vitaminas, minerais ou proteínas, por exemplo, é através de exames.

Para reforçar ainda mais sobre a importância do acompanhamento em relação ao suplemento para cabelo, é só ler relatos de experiências das pessoas. Li sobre algumas pessoas, por exemplo, que tomaram o suplemento para cabelo sem acompanhamento e a situação piorou ao invés de melhorar. Além disso, li outro exemplo em que a vitamina que a pessoa estava tomando não era a que ela necessitava. E olha que isso só foi descoberto depois com apoio de nutricionista.

Tomar suplemento para cabelo realmente dá resultados no crescimento capilar?

Na realidade, segundo leituras que fiz de especialistas, o suplemento para cabelo que seja o adequado para o seu caso específico pode dar bons resultados. Porém, somente é possível descobrir qual é o ideal através de consulta com nutricionista para avaliar a sua situação de saúde. Além disso, é importante dizer que, geralmente, se o seu organismo está com deficiência de alguns componentes, essa deficiência também é vista em outras partes do corpo e não somente no cabelo, ok?

Advertisement

Questões emocionais, como estresse e depressão, e uma alimentação pobre em nutrientes podem causar problemas capilares. No entanto, somente um nutricionista ou médico poderá te ajudar a descobrir a raiz do problema e indicar as melhores maneiras de tratá-lo, seja com suplementação ou não.

Só cápsula funciona?

Também é interessante dizer que a suplementação capilar pode ser feita sem a ingestão de cápsulas e pílulas, sabia? Lendo mais sobre o assunto, aprendi também que leave-in, cremes, ampolas de tratamento concentrados e até mesmo shampoo ou condicionador, são suplementos para o cabelo. Isso porque possuem substâncias essenciais e nutrientes para que os fios fiquem saudáveis. Bem bacana, né? Esses produtos de aplicação direta nos fios não possuem contraindicações, mas é importante procurar por marcas confiáveis e é recomendado também que contenham em suas fórmulas biotina, vitamina A, whey protein, D pantenol e óleo de rícino. Para terminar, lembre-se então que suplemento para cabelo em cápsulas somente depois de uma avaliação nutricional, ok? Não se esqueça, também, de cuidar da sua saúde mental, física e também de ter uma alimentação balanceada, pois com certeza esses fatores vão refletir diretamente na sua saúde capilar também.

Advertisement
Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>