EstiloTendência

Spray clareador para a praia: como ter aquele cabelo “beijado pelo sol”

spray clareador

A técnica de clareamento dos fios é uma das mais utilizadas durante o verão, sendo uma das características da chamada moda praia. Não é à toa que, quando pensamos em cabelo de praia, logo vem à cabeça aquelas ondas perfeitas em cabelos com luzes. O spray clareador pode ser um grande aliado de quem deseja ter esse visual.

Tanto o processo de clarear os fios quando a manutenção desse processo podem não ser favoráveis ao orçamento e à saúde dos cabelos. Dependendo do tipo de clareamento, podem ser necessárias muitas visitas ao salão para manter a cor desejada.

É pensando nisso que a indústria da beleza busca por alternativas mais práticas para quem deseja mudar a cor dos fios sem ter que recorrer a profissionais. O spray clareador é uma dessas opções, tendo se tornado cada vez mais popular devido ao fato de ser fácil de ser utilizado.

O que é o spray clareador

O spray clareador nada mais é do que um produto que, como o nome diz, busca deixar os fios levemente mais claros. Existem diversos tipos de sprays clareadores diferentes no mercado, cada um prometendo um resultado diferente.

Esse spray clareador pode ser uma alternativa para quem não deseja recorrer a técnicas como a shampoozada, por exemplo.

O fato de ser fácil de ser utilizado e facilmente encontrável em lojas de cosméticos faz com que esse produto esteja caindo nas graças de quem deseja obter um visual de verão mais rapidamente.spray clareador

Como funciona o spray clareador

O spray clareador pode ser à base de produtos naturais, sendo o mais popular deles a camomila, ou conter ativos químicos. O resultado obtido será diferente dependendo dos ingredientes utilizados em sua confecção.

No caso do spray clareador feito com camomila, sua ação é semelhante ao clareamento feito com a camomila. Ele irá deixar os fios levemente mais claros quando estes já são em tonalidades mais claras, como loiros ou castanho-claro.

Seu efeito é progressivo, o que significa dizer que deve ser feito um uso frequente para que o resultado seja perceptível.

O spray clareador com química costuma conter água oxigenada e, portanto, de fato leva a uma mudança na pigmentação dos fios, agindo como uma descoloração.

O spray clareador resseca o cabelo?

No caso do spray clareador que contém produtos químicos em sua composição, faz-se necessário o teste de mecha para verificar possíveis alergias. Esse tipo de spray causa ressecamento no cabelo devido à ação da água oxigenada.

Ele pode não ser compatível com pessoas que já possuem tratamentos químicos nos fios, como relaxamentos ou alisamentos, já que pode causar a quebra da fibra capilar na pior das hipóteses e, na menor das hipóteses, pode-se não atingir o tom desejado nos fios.

Por isso, aquelas que optarem por utilizar o spray clareador com produtos químicos devem reforçar a rotina de cuidados com os fios a fim de reduzir o impacto negativo desse spray nas madeixas.

Como usar o spray clareador

Para usar o spray clareador natural, basta lavar os fios e retirar o excesso de umidade com o auxílio de uma toalha. Então, aplique o spray no comprimento do cabelo, tomando o cuidado de manter a embalagem a uma distância de cerca de 15 centímetros do fio.

spray clareador
Instagram: @dominikkaini

Essa distância é importante para que haja uma distribuição mais igual do produto. Lembre-se que ele não deve ser aplicado no couro cabeludo. O spray à base de camomila pode ser usado mais de uma vez ao dia.

O procedimento é o mesmo para o spray clareador que contém água oxigenada, com a diferença de que ele não pode ser usado com frequência, sob o risco de deixar os cabelos fracos e quebradiços.

As instruções referentes ao uso desse spray costumam estar na embalagem, então é importante ler o rótulo com atenção.

O spray clareador só funciona no sol?

O sol pode intensificar a ação do spray clareador, mas ele funciona também quando não estamos no sol. Além disso, é importante lembrar que a exposição solar intensa é nociva para os nossos fios de cabelo.

Pense comigo: quando você vai tomar sol, a recomendação é aplicar protetor solar antes para poder proteger a pele, certo? O mesmo serve para seus cabelos. Use produtos com fator de proteção solar para minimizar o impacto negativo dos raios UV nos seus fios.

É importante se proteger da cabeça aos pés 😉

Lembre-se também de intensificar os cuidados com os fios durante essa estação. Existem muitas formas de cuidar do cabelo durante o calor intenso do verão, o que garantirá que você tenha madeixas lindas enquanto aproveita a praia ou a piscina.

O spray clareador pode ser uma ótima opção para quem quer mudar de visual sem ter que recorrer a uma coloração completa no salão. Há muitos mitos e verdades circulando na internet relacionados ao clareamento capilar. Você sabe o que é verdade quando se trata desse assunto?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>