Soro fisiológico no cabelo: conheça os benefícios e veja como usar

Soro fisiológico no cabelo: conheça os benefícios e veja como usar

O soro fisiológico é um produto barato e de fácil disponibilidade, conhecido por ser muito versátil. De lavagem das lentes de contato até desinfetar machucados, são poucas as áreas da saúde em que esse produtinho não pode ser encaixado. Mas você sabia que também é possível usar soro fisiológico no cabelo, como forma de hidratação?

Cada vez mais celebridades têm sido adeptas dessa técnica na hora de hidratar as madeixas e, com isso, o uso de soro fisiológico nos cabelos têm se popularizado rapidamente.

O uso de soro fisiológico traz benefícios tanto para a pele quanto para os cabelos, e celebridades como a Juliana Paes já declararam que aplicam o produto uma vez por semana nos fios.

Se você quer saber como fazer essa hidratação super acessível e garantir madeixas lindas e hidratadas, não se preocupe porque iremos explicar tudinho para você.

Soro fisiológico no cabelo
@julianapaes

Benefícios do soro fisiológico no cabelo

O soro fisiológico é uma solução isotônica que tem 0,9% de cloreto de sódio em sua composição, o que faz com que ele seja muito parecido com os líquidos encontrados em nosso próprio corpo.

Dessa forma, esse é um produto extremamente versátil que geralmente temos em casa exatamente pela possibilidade de uso variado. É comum associarmos seu uso imediatamente a machucados e coisas do tipo, mas os benefícios de seu uso nos cabelos são inúmeros. Vejamos alguns deles.

Esse poderoso ativo tem o poder de combater o ressecamento e o frizz, fazendo com que nossos cabelos fiquem mais brilhantes e macios. Uma das grandes vantagens desse processo é que os resultados podem ser sentidos já na primeira aplicação.
Devido ao seu ph neutro, a ação do soro fisiológico no cabelo não irá alterar o ph dos fios. Dessa forma, o produto pode ser absorvido muito mais facilmente pelo nosso cabelo e sua ação permite auxiliar no fechamento das cutículas, eliminando aqueles indesejados fios arrepiados que tanto atrapalham no nosso visual.

Sua ação também ajuda a eliminar os resíduos metálicos presentes na água do chuveiro e que tornam o movimento dos fios mais pesado. Dessa forma, utilizar soro fisiológico no cabelo fará com que seus fios fiquem mais leves e com mais movimento.

Soro fisiológico no cabelo
@mayara

Soro fisiológico: como usar em casa

Agora que você já sabe as principais vantagens do uso de soro fisiológico no cabelo, está na hora de aprender algumas receitas para incorporar esse produto na sua rotina de cuidados capilares.

Sabemos que é possível hidratar os cabelos em casa sem problemas. Incorporando o soro fisiológico nesses cuidados, você terá fios menos ressecados e sem frizz.

Receita 1

Misture 2 colheres de sopa da máscara de hidratação de sua preferência com 2 colheres de sopa de soro fisiológico e 1 tampa de d-pantenol em um recipiente. Mexa bem.

Aplique essa mistura nos fios higienizados. É importante aplicá-la mecha por mecha, massageando os fios para auxiliar na penetração do produto. Deixe a mistura agir por cerca de 20 minutos e enxague bem, finalizando com o condicionador de sua preferência.

Receita 2

Misture em um recipiente 2 colheres de sopa da máscara de hidratação de sua preferência, 1 colher de sopa de soro fisiológico, 1 colher de sopa de mel e 1 ampola de vitamina A.

Essa é uma hidratação potente que não deve ser feita com uma frequência maior do que 15 dias por semana. Aplique essa mistura nos cabelos pré-lavados com shampoo e ainda úmidos.

Coloque uma touca térmica para auxiliar na ativação dos produtos e deixe agir por cerca de 20 minutos. Enxague bem e finalize com o condicionador de sua preferência.

Receita 3

O terceiro uso do soro fisiológico é diretamente nos fios, da mesma forma feita pela atriz Juliana Paes. Após lavar, hidratar e enxaguar os fios, aplique uma quantidade generosa de soro fisiológico no cabelo para agir como um último enxague.

Esse tratamento pode ser feito uma vez por semana, e é uma forma simples e eficiente de garantir maior hidratação para os seus fios.

Vale sempre ressaltar que os cabelos nunca devem ser enxaguados com água quente, sempre morna ou fria. A água quente irá apenas danificar seus fios, abrindo a cutícula da fibra capilar e permitindo que a hidratação e os nutrientes que estão guardadinhos ali dentro escapem com maior facilidade.

Quantas vezes na semana posso usar o soro fisiológico no cabelo?

De acordo com dermatologistas, o soro fisiológico pode ser usado diariamente nos cabelos. Esse produto tem alto poder de hidratação e não possui contraindicações, já que seu ph e sua composição são muito semelhantes àqueles dos líquidos de nosso organismo.

Ele é facilmente absorvido pelo cabelo e age rapidamente para promover a saúde dos fios. Combine a hidratação com soro fisiológico com outras receitas para manter seus fios lindos por mais tempo.

Aplicar soro fisiológico no cabelo é uma maneira barata e eficiente de manter a hidratação em dia. Veja mais receitas de hidratação caseira que irão te ajudar a deixar suas madeixas dignas de propaganda de shampoo.

Carol Candido

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra