DicasTipos de Cabelo

Shampoo: o guia completo que ajuda a escolher o ideal para o seu tipo de cabelo

shampoo

Lavar os cabelos é algo muito comum, um dos cuidados mais básicos que damos para as nossas madeixas. Mas essa atividade envolve muito mais do que simplesmente aplicar o shampoo para higienizar e o condicionador para finalizar a lavagem.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de técnicas diferentes para lavar os fios, com algumas envolvendo até mesmo não lavar com a utilização de shampoo. É claro que todas achamos que sabemos como lavar os cabelos, mas prestar atenção em alguns hábitos pode ajudar a não somente higienizar as madeixas, mas também manter a saúde dos fios.

Tanto a escolha do shampoo e do condicionador quanto a temperatura da água, a forma como espalhamos o produto pelos cabelos e o que fazemos para secar os nossos fios terá influência nas nossas madeixas.

Em relação à escolha do shampoo, ela é um dos principais pontos que devemos observar para cuidar dos nossos cabelos. Isso porque alguns shampoos podem contribuir para ressecar ainda mais os fios, fazendo com que o seu tratamento capilar perca a intensidade.

@belezaesaude

Escolher o shampoo certo é a base de qualquer cuidado com os cabelos. Cada tipo de fio e cada couro cabeludo têm necessidades específicas que devem ser supridas pelos produtos utilizados a fim de garantir que eles estejam saudáveis.

Na hora de escolher o shampoo, temos que estar atentas, por exemplo, à frequência de lavagem dos cabelos, quais foram os tratamentos químicos aos quais nossos fios foram submetidos, qual a textura original dos nossos fios, problemas como queda excessiva e possíveis alergias, entre outros.

Usar um produto que não seja o indicado para os seus cabelos pode trazer problemas. A fórmula do shampoo escolhido deve ser aquela adequada ao que os seus fios precisam.

Ufa, parece muita coisa, mas não é tão difícil assim entender quais são os tipos de shampoo e perceber qual você deve escolher para cuidar dos seus fios.

Para tal, vamos mostrar direitinho nesse guia completo sobre shampoos tudo o que você precisa saber para entender qual o produto que deve ser escolhido para cuidar dos seus fios, de acordo com as características dos seus cabelos e do produto.

O que é e quais são as funções do shampoo?

O shampoo é um produto de uso diário, utilizado para a higienização capilar. Ele retira as impurezas do fio, deixando o couro cabeludo mais saudável e as madeixas limpas. Além disso, cada tipo de shampoo apresenta uma propriedade específica, voltada para um tipo de cabelo. Por isso, é importante conhecer a fórmula de cada um e sua forma de atuação para escolher aquele que é o match perfeito para suas necessidades.

Diferenças entre as formulações dos shampoos

Há no mercado diversos opções que diferem em sua formulação. Entender quais são as diferentes fórmulas é importante para saber qual é a mais adequada para o seu tipo de cabelo e, assim, perceber qual produto você deverá comprar.

Não se preocupe que é bem fácil entender quais são as principais fórmulas de shampoo disponíveis no mercado. A seguir, vamos aprender sobre cada uma delas.

shampoo
@jurovalendo

Shampoo antirresíduo

O shampoo antirresíduo tem alto poder purificante e é recomendado para os casos que demandem uma limpeza profunda. A lavagem com esse produto é recomendada antes da exposição do cabelo a determinados tratamentos (como a selagem, blindagem, etc.). Mas vale lembrar de que, se utilizado em excesso, pode prejudicar a saúde e a aparência dos fios.

Shampoo hidratante

Voltado para a hidratação e nutrição do cabelo, o shampoo hidratante atua de forma inteligente em madeixas ressecadas. Rico em óleos naturais, ele trabalha para recuperar a hidratação do fio – consequentemente, trazendo mais brilho, força e resistência.

shampoo

Shampoo sem sal

O shampoo sem sulfato (ou seja, o famoso “sem sal”), é uma das grandes tendências hoje. Ele é indicado especialmente para cabelos que sofreram algum processo químico – como alisamentos ou tinturas. Isso porque o sal é um ativo que facilita o desbotamento e o ressecamento do fio, prejudicando a eficiência dos resultados dessas mudanças de visual.

Shampoo low poo

O low poo é uma grande novidade do mercado e que trabalha uma técnica de desenvolvimento de produto baseada na baixa utilização de sulfatos e petrolatos. Sua proposta mais natural se torna menos agressiva aos fios, tendo como resultado um cabelo mais bonito e saudável em comparação aos tradicionais.

A técnica low poo é muito querida pelas cacheadas e crespas!

Shampoo vegano

O universo vegano conquistou espaço na indústria da beleza e hoje já é possível encontrar produtos para cabelos que estejam atrelados a essa proposta. Os produtos veganos não apresentam em sua fórmula quaisquer componentes que sejam de origem animal. Ainda, não são realizados testes desses produtos em qualquer tipo de bichinho.

Shampoo transparente

Esse produto tem uma formulação mais forte na hora de limpar, sendo indicado para casos como o excesso de oleosidade na raiz, já que não pesam os fios.

shampoo
Shampoo transparente – @semprepronta

Shampoos diferentes para diferentes cabelos

Na hora de escolher o shampoo, também é importante considerar o seu tipo de cabelo. Confira as dicas a seguir para acertar na escolha!

Para a etapa pós-progressiva

O shampoo pós-progressiva precisa ser capaz de promover os resultados obtidos após o tratamento. O ideal é que seja livre de sulfato e contenha ativos importantes para a nutrição capilar.

Para cabelo oleoso

Escolher o shampoo para cabelos oleosos não é tarefa fácil, pois é preciso garantir produtos que tratem o cabelo e, ao mesmo tempo, não provoquem ainda mais oleosidade. O ideal são produtos limpantes mais leves, livre de óleos ou outros aditivos muito hidratantes.

shampoo
Cabelo oleoso – @bonitaadventista

Para cabelos loiros

Os shampoos para cabelos loiros devem ter proposta desamareladora, garantindo a manutenção da cor e o cuidado com os fios. O ideal é que esses itens sejam escolhidos a dedo e sejam aplicados de forma periódica nas madeixas.

Para queda de cabelo

Os cabelos que apresentam muita queda geralmente estão deficientes de vitaminas e minerais. Por isso, há opções no mercado altamente nutritivas, desenvolvidas a partir de ingredientes extremamente importantes para esse processo de recuperação.

shampoo
Queda de cabelo – @womenshealthbrasil

Para cabelos cacheados

Os cabelos cacheados precisam de maior nutrição. Por isso, a melhor opção são os shampoos hidratantes – que garantem mais brilho, força e saúde para os fios.

Para cabelos brancos

Os cabelos brancos são mais frágeis e, ainda, sofrem com o desbotamento da cor (em muitos casos o branco vai ficando com aspecto opaco e amarelado). Por isso, o ideal é optar pelos que são desenvolvidos especialmente para esse tipo de fio – com fórmulas nutritivas, fortificadoras e que evitam o amarelamento.

shampoo
Cabelos brancos – @whitehothair

Para cabelos lisos

Os cabelos lisos também exigem shampoos bem específicos, que mantenham seu alinhamento e que não pesem demais o fio. O ideal é apostar em fórmulas leves, naturais e focados na fortificação.

Como incrementar seu shampoo?

O mercado vem lançando algumas novidades muito bacanas em shampoos, as quais se baseiam no uso de ativos importantes para a saúde capilar. Aqui, então, você vai conhecer algumas das promessas quando o assunto é incrementar o efeito tradicional do shampoo! Cabe ressaltar que essas opções contam também com versões caseiras – bom, né?

Bomba

O  shampoo bomba é uma das grandes apostas do mercado e que promete não somente fortalecer a fibra capilar, como também estimular o crescimento do fio. Com fórmula inteligente, esse produto possibilita fios bonitos e saudáveis.

De café

O café é um ativo bastante usado nos produtos capilares hoje e que executa uma ação bem específica de fortalecimento capilar. Ele age promovendo resistência ao fio e estimulando o couro cabeludo para o crescimento saudável.

shampoo
Shampoo com café – @dicasonline

De babosa

Para quem busca fios extremamente hidratados, a babosa é a melhor opção! Esse produto 100% natural é rico em propriedades que favorecem a nutrição do fio, garantindo resultados eficientes e duradouros.

Com óleo de rícino

O óleo de rícino é outro ativo que vem ganhando seu espaço na indústria da beleza e que garante resultados bastante promissores. Ele tem alto poder de hidratação, potencializando a vitalidade e beleza dos fios.

Com este guia, ficará mais fácil escolher o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo. Siga nossas dicas e mantenha seus fios sempre bonitos e saudáveis!

E então, pronta para escolher seu shampoo? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem aqui nos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>