CuriosidadesDicas

Tudo sobre a nova onda do shampoo sólido!

shampoo sólido

De tempos em tempos, uma novidade capilar faz, literalmente, a nossa cabeça. Agora, temos a nova onda do shampoo sólido. Apesar de parecer novidade, esse produto, na verdade, está trazendo também um resgate a hábitos mais antigos, de uma era não tão industrializada. 

Não sei vocês, mas quando eu comecei a ver esses produtos sendo super comentados e tantos lançamentos deles por aí, eu senti um misto de curiosidade e de desconfiança. Pensava: será mesmo que eles limpam o cabelo? Será que os fios não ficam pesados ou oleosos

Mas a curiosidade falou mais alto! Depois de pesquisar mais sobre o shampoo sólido, resolvi experimentá-lo! E hoje vim contar um pouco sobre o que descobri sobre esses produtos!

O que é shampoo sólido?

Advertisement

Primeiramente, é preciso entender o que, afinal, é este produto. O shampoo sólido é este nosso velho amigo em uma versão em barra. Simples, não?

Mas tem alguns pontos que diferem a apresentação sólida da líquida:

  • O shampoo sólido dura muito: dependendo da marca, pode durar o equivalente a dois ou três frascos de um produto líquido convencional!
  • Composição mais natural: a maioria das barras de shampoo sólido possuem ingredientes totalmente naturais, sem produtos químicos ou aditivos assustadores!
  • Opção sustentável: o shampoo sólido é uma versão mais ecológica do que a tradicional, dispensando embalagens plásticas e nos ajudando a reduzir nossa pegada ecológica!

Como é a composição do shampoo sólido?

Sua composição é semelhante a das suas contrapartes líquidas, com a nítida diferença de que o componente água foi removido. Esses shampoos consistem em vários surfactantes, óleos e ingredientes que funcionam bem para formar uma espuma semelhante a dos shampoos líquidos.

Não têm conservantes adicionais para prevenir o crescimento microbiano, uma vez que as barras de shampoo são sólidas e não contêm água,. E como não há água para diluir a fórmula, eles tendem a apresentar uma quantidade concentrada de ingredientes benéficos e de alto poder para o cuidado dos cabelos.

Se você, assim como eu estava, estiver preocupada com a possibilidade de os shampoos sólidos não hidratarem o suficiente (o que já descobri que não é fato), você sempre pode usá-los acompanhados de um condicionador também em barra! 

Quais são as vantagens do shampoo em barra?

Para que eu vencesse meu receio inicial, pesquisei bastante sobre porque fazer essa troca poderia ser algo vantajoso.

Posso dizer que essa versão é uma alternativa prática e econômica. Também otimiza muito o espaço de armazenamento – o que será ótimo para quando pudermos viajar novamente, não é mesmo?

Ele é muito fácil de usar: você pode passá-lo diretamente nos cabelos ou esfregá-lo nas mãos e, depois, passar nos cabelos. Se optar pela primeira alternativa, é importante cuidar para não esfregar em excesso e machucar o couro cabeludo.

O aspecto sustentável também fala alto: é uma ação simples para ajudarmos a reduzir o desperdício de plástico e seu acúmulo nos oceanos.

Advertisement

Por isso também que, de forma geral, esses produtos funcionam em uma rotina low poo. Eles tendem a não ter em sua composição sulfatos, parabenos, corantes artificiais e ingredientes derivados do petróleo. 

E ainda há o apelo de naturalidade desses produtos e de uma formulação de potencial saudável para os fios. Afinal, os óleos essenciais estão em formulações de shampoos sólidos, aumentando seus benefícios potenciais.

E, por último, mas não menos importante, muitas barras de shampoo não têm produtos de origem animal, o que as torna veganas!

Ok. Portanto, as barras de shampoo parecem uma ideia muito boa em teoria… Mas será que funciona na prática? 

Como foi minha experiência com shampoo sólido

Depois de pesquisar, me convenci de que valia a pena experimentar essa novidade! Busquei uma versão adequada para meu cabelo (misto) e fui logo usar!

A experiência sensorial foi ótima! O produto faz espuma adequada, há um cheirinho gostoso, a aplicação é muito fácil. Mas, no primeiro uso, achei que os fios ficaram um pouco pesados ainda.

Descobri, então, que muita gente passa por isso no primeiro momento dessa transição para uma opção mais natural e que há algumas diquinhas para resolver isso.

A verdade é que cada cabelo pode reagir de formas diferentes. Há casos em que, no primeiro uso, os resultados já são excelentes. E há outros em que pode levar algum tempo para que o couro cabeludo e os fios se adaptem ao novo método de lavagem.

Então, para quem como eu precisa de uma ajudinha nessa transição, a dica é enxaguar os cabelos com vinagre de maçã, para equilibrar o pH e a estática dos fios e deixá-los mais soltinhos e leves. Alguns condicionares também podem ajudar nesse equilíbrio. 

Agora é a sua vez! Me conta: você já usou shampoo sólido? O que achou dessa ideia?

Advertisement
Advertisement
Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>