Dicas

Shampoo roxo: 7 curiosidades que não te contaram sobre ele

shampoo roxo

Você já ouviu falar no shampoo roxo? Esse produto costuma fazer parte da rotina de cuidados das mulheres loiras, sendo aquele indicado como shampoo para cabelos loiros. Mas há muitas informações erradas a respeito dele na internet.

É preciso entender exatamente para o que serve o shampoo roxo e quando ele deve ser utilizado nos seus fios a fim de tirar o efeito amarelado da tintura.

Se você tem dúvidas sobre quando é o momento certo de matizar os seus cabelos e se esse produto deve ser incluso na sua rotina capilar, continue lendo esse artigo.

7 curiosidades que não te contaram sobre o shampoo roxo

Manter a sua tonalidade por mais tempo irá depender dos cuidados que você tomar. Conhecer produtos que ajudam a equilibrar o tom dos fios é essencial, especialmente para aquelas que passaram pelo processo de descoloração das madeixas.

Geralmente os produtos mais utilizados para tal fim são o matizador ou desamarelador. No entanto, o shampoo roxo também pode, em alguns casos, ser incluso na sua rotina para uma manutenção mais eficiente da sua nova tonalidade.

Por isso, vamos analisar 7 curiosidades sobre o shampoo roxo e entender quando esse produto é indicado para os seus fios.

shampoo roxo curiosidades
Instagram: @cosmeticoselegance

Nem todo shampoo roxo é igual

É um erro comum acreditar que todo shampoo roxo é igual. A verdade é que a ação desse produto corrige a alta concentração de pigmentos no cabelo devido à presença dos pigmentos violetas de sua fórmula.

Dessa forma, pode existir um shampoo roxo mais ou menos intenso, dependendo da concentração desse pigmento. É necessário verificar a composição do shampoo que você escolher usar para determinar se ele é o indicado para o seu tom de cabelo.

O shampoo roxo não necessariamente matiza o cabelo

Outro erro é acreditar que todo shampoo roxo irá matizar o cabelo. Na verdade, o que ele faz é agir nos fios para equilibrar a tonalidade, já que o pigmento roxo é o oposto do amarelo.

Assim, o shampoo roxo irá suavizar o tom amarelado intenso tão indesejado de quem acabou de mudar a cor dos fios.

shampoo roxo retira neutraliza tons indesejados
Instagram: @studiotamirestenca

Ele não serve para atingir um tom de cabelo

Pelo mesmo princípio, pode-se entender que o shampoo roxo não é uma tintura. Por isso, não irá te ajudar a atingir determinado tom de cabelo.

Para mudar a cor dos seus fios, você deve passar pelo processo de coloração. Esse produto servirá apenas para fazer a manutenção da cor ao trazer o equilíbrio para os seus cabelos.

Não são apenas loiras que podem usar

Outro erro comum é o de achar que apenas as donas de madeixas loiras podem se beneficiar da ação do shampoo roxo. Na verdade, ele serve para ajudar a baixar tons quentes presentes nos fios.

Isso significa que quem tenha passado por coloração recente e acredite que os fios estão com um tom quente demais pode aplicar o shampoo roxo para ajudar a equilibrar a cor.

shampoo roxo para cabelos não loiros
Instagram: @carlathecolorist

Além disso, cada tom de cabelo loiro é diferente e necessita de um cuidado específico para a manutenção da cor. Isso significa que o shampoo roxo nem sempre é o produto indicado para o tratamento das madeixas.

Ele não deve ser usado diariamente

O shampoo roxo não é um shampoo convencional de uso diário. Mais do que a função de limpar, ele tem como objetivo equilibrar a cor dos seus fios.

Procure utilizá-lo apenas quando os fios estiverem desbotados. Nos outros dias, invista em shampoos convencionais ou da técnica low ou no poo para higienizar os seus fios.

Utilizar o shampoo roxo todos os dias pode trazer o risco de chumbar o seu tom de cabelo. Além disso, ele abre muito as cutículas, o que significa que deixará seus fios ressecados se for usado com frequência.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pablo Sandeski Gimenez (@pablogimennez) em

Não deve ser usado nos fios secos

Esse tipo de produto deve ser aplicado nos fios úmidos ou molhados para potencializar sua ação e não deve ser mantido muito tempo nas suas madeixas.

A água tem o papel de hidratar a cor dos seus cabelos, então é fundamental que os fios não estejam secos.

Ele não dispensa o tratamento capilar

O shampoo roxo é muito eficiente, mas não é milagroso. É necessário continuar tratando dos seus fios para permitir que eles fiquem fortes e saudáveis e com a cor em dia.

O recomendado é fazer um cronograma capilar específico para o seu tipo de fio e para a sua nova coloração. A utilização do shampoo roxo deve ser feita para equilibrar o tom dos fios.shampoo roxo desamarelador

O shampoo roxo é um produto indicado para quem tingiu os cabelos com cores quentes e deseja equilibrar a tonalidade dos fios. Saiba como cuidar das suas madeixas em tonalidades como o loiro acinzentado.

Gostou de saber essas curiosidades? Comente e Compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>