Crescimento

Shampoo para crescer cabelo: existe? Como funciona?

shampoo para crescer cabeloshampoo para crescer cabelo

O interesse feminino por shampoo para crescer cabelo é proporcional ao número de mulheres que sofre com queda de cabelos. Considerado o pesadelo de beleza número um, estima-se que o problema afete cerca de 30% da população feminina mundial. 

É importante estar atenta na hora de procurar por produtos relacionados ao crescimento capilar, porque corremos sempre o risco de cair em armadilhas. Não há milagre quando se trata de crescimento dos fios.

No entanto, pessoas que sofrem com a queda de cabelo podem se beneficiar de alguns produtos que possam ajudar a solucionar esse problema.

Antes de mais nada, é preciso verificar quais são os motivos da queda de modo a entender a forma mais eficiente de tratá-la. Uma análise dos fios é importante para saber o que está acontecendo e o que está causando a queda.

Na realidade, a queda é um processo natural do cabelo, que ocorre em decorrência de mudanças hormonais que transformam, também, a estrutura, espessura e, às vezes, a cor dos fios. Entretanto, quando a queda ocorre em excesso, é recomendável consultar um especialista.

Dentre as diversas causas para a queda excessiva de cabelos estão a deficiência de vitaminas, doenças autoimunes e a anemia. Outro importante fator que leva à queda de cabelos é o estresse crônico, que tem se tornado cada vez mais comum entre as mulheres. Visando amenizar esse problema, algumas empresas criaram produtos que prometem auxiliar no crescimento do cabelo.

Shampoo para crescer cabelo existe?

Existem diversas receitas na internet para fazer seu próprio shampoo para crescer cabelo, além de recomendações de produtos que podem ser comprados. A promessa desses produtos, geralmente, é de acelerar em até duas vezes o ritmo de crescimento capilar em um espaço menor de tempo.

Ressaltamos que não há milagre quando se trata de crescimento capilar e, por isso, fuja de qualquer produto que promete um ritmo de crescimento acelerado em um curto espaço de tempo.

Desconfie também de algumas receitas encontradas na internet. Há produtos que podem sim ajudar um pouco no crescimento dos cabelos, mas que, a longo prazo, não são tão bons para a saúde dos fios.

A prioridade deve ser sempre manter os cabelos saudáveis, porque é assim que eles irão crescer. Madeixas fortes crescem da forma certa, mantendo o brilho e o toque macio.

O shampoo para crescer cabelo realmente funciona?

Há muita controvérsia acerca de tais produtos. Enquanto algumas pessoas são capazes de jurar que esses shampoo para crescer cabelo são eficientes, outras não acreditam que, sozinho, um shampoo possa ser responsável pelo crescimento do cabelo.

Dermatologistas asseguram que o crescimento capilar é causado por um conjunto de fatores como genética, perfil hormonal, nutrição e nível de estresse.

Então, se você comprou um shampoo para crescer o cabelo e está frustrada, saiba que o produto não opera nenhum milagre e que somente o uso dele não é determinante para te dar o tão sonhado cabelo de rapunzel.

Mas então, o que posso fazer para meu cabelo crescer?

Você tem dado atenção para a saúde dos seus fios? Como andam os seus cuidados capilares? Não podemos ter preguiça na hora de cuidar dos nossos cabelos, porque para crescer, nossas madeixas precisam estar saudáveis.

Manter uma rotina de hidratação é essencial para devolver a vitalidade dos fios. Uma boa forma de garantir que seus fios estarão tão saudáveis quanto possível é aderindo ao cronograma capilar, rotina de cuidados capilares que alterna a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar.

Combinadas, essas etapas agem de forma a promover a saúde capilar ao devolver aos cabelos a água, os nutrientes e as proteínas que o compõe e que são perdidos diariamente devido à exposição ao sol e poluição.

Mas para além dessa rotina de cuidados, também é possível incorporar nos seus cuidados capilares ativos e vitaminas que podem contribuir para a saúde dos cabelos, de forma a fazer com que os cabelos cresçam mais rapidamente.

Especialistas fazem a distinção entre vitaminas para cabelos e vitaminas para fazer o cabelo crescer. As primeiras seriam aquelas que são geralmente indicadas para a hidratação e nutrição capilar, enquanto as segundas são as que realmente auxiliam a fornecer ao cabelo as vitaminas necessárias para seu crescimento.

Uma das vitaminas mais conhecidas quando se trata do crescimento capilar é a biotina, ou vitamina B7. Todos apresentamos essa vitamina em nosso corpo, mas ela pode ser consumida também através de suplementos que ajudarão a fazer com que cabelos e unhas se tornem mais saudáveis.

O que são os produtos para crescimento capilar?

Assim como os já citados shampoos, existem produtos como máscaras de tratamento, tônicos e condicionadores que garantem o crescimento capilar. Quando procurar por esses produtos, lembre-se de checar se eles foram aprovados pela Anvisa, uma vez que o órgão testa os produtos a fim de regulá-los e proibir propagandas enganosas.

Produtos como o shampoo para crescer cabelo agem no cabelo para nutri-lo e hidratá-lo. São importantes para o fortalecimento dos fios. Ou seja, seu cabelo ficará mais forte e, portanto, quebrará menos.

Como eu sei quando devo usar esses produtos?

Esses produtos costumam ser indicados para pessoas que estão frustradas com o ritmo de crescimento do cabelo e, principalmente, com a queda capilar. Se a aparência do seu cabelo estiver opaca e fraca, também é interessante recorrer a esses produtos que, conforme mencionado, agirão diretamente no fio de cabelo, fortalecendo-o e fornecendo os nutrientes que ele necessita.

Existe alguma contraindicação?

No caso dos complexos multivitamínicos, é preciso ficar atenta às indicações e contraindicações de cada produto, lendo atentamente o rótulo da embalagem. O mais seguro é consultar um médico antes de consumir qualquer vitamina. Só um especialista será capaz de indicar qual produto é melhor para você.

O que levar em conta quando comprar?

Sabemos que propagandas podem ser muito convincentes, mas tenha cuidado! Informe-se bem antes de comprar qualquer produto, inclusive shampoo para crescer cabelo. Na internet, por exemplo, é possível ler resenhas de produtos feitas por clientes reais. 

Consulte também o site do fabricante e verifique quais são os princípios ativos do produto, sua forma de ação e resultados esperados. Assim, munida com todas essas informações, será muito mais fácil tomar uma decisão. 

Lembre-se também de verificar se o produto foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regula a propaganda de produtos considerados enganosos. Afinal, a última coisa que queremos é comprar gato por lebre quando se trata de produtos que prometem melhorar a aparência de nossas madeixas, não é mesmo?

Quer dizer que terei o resultado desejado somente usando esses produtos?

Não! O crescimento capilar envolve uma série de fatores. Dentre eles está, também, a forma como você cuida de sua saúde física e mental. Não adianta usarmos os melhores produtos para cuidarmos dos nossos cabelos se descuidamos do resto do nosso corpo. É preciso dar atenção tanto para a saúde física quanto para a mental para que todas as funções do nosso organismo estejam em perfeita harmonia. Tem comido pouco? Tem se estressado muito? Não dorme direito durante a noite? Tudo isso afeta a forma como seu cabelo está crescendo.

Sua dieta também tem um papel muito importante no funcionamento e regulação das funções do seu corpo, ou seja, uma alimentação equilibrada é essencial para garantir que tudo esteja funcionando direitinho, e isso inclui a saúde capilar.

Lembre-se também de estar sempre hidratada: beba muita água! Ela contribui para diminuir o ressecamento e é importante para manter cabelo, unhas e pele bonitas. Tenha sempre uma garrafinha de água com você e veja quantos litros de água é indicado beber por dia de acordo com o seu peso.

Tenha consciência de que o shampoo para crescer cabelo, assim como qualquer outro produto que promete o crescimento e fortalecimento capilar potencializarão os outros cuidados que você deve ter com o seu corpo. Sozinhos, eles não fazem milagre! 

 

shampoo para crescer cabelo

 

GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>