DicasOleosos ou Mistos

Shampoo para caspa funciona? Veja o que fazer para acabar com a caspa no cabelo

shampoo para caspa

Um couro cabeludo saudável é premissa de cabelos bonitos e cheios de vida. Nesse contexto, tratamentos que combatam a oleosidade e as descamações da raiz são uma das grandes preocupações evidenciadas nos cuidados diários. É preciso investir em uma rotina que garanta fios “livres, leves e soltos”… – e sem a temida caspa! E, para isso, o shampoo para caspa é um grande aliado.

Sim, a caspa é um grande inconveniente que está diretamente relacionado à saúde de couro cabeludo – ou seja, demanda o uso de produtos específicos e de qualidade. 

Dê preferência a produtos específicos para o problema – @altoastral

A seguir, saiba mais sobre o que é, como evitar e como lidar com esse problema com o shampoo para caspa certo! Acompanhe.

O que é a caspa?

A caspa é um problema muito comum, que afeta milhares de pessoas com diferentes tipos de cabelos. Trata-se de uma condição do couro cabeludo ocasionada a partir da chamada dermatite seborreica ou, simplesmente, seborreia. A dermatite seborreica comumente causa irritação, coceira, manchas e pequenas feridinhas no couro cabeludo – que descamam em forma de casquinhas brancas – que conhecemos como “caspa”.

Couro cabeludo com seborreia – @jakbell

O surgimento do quadro está relacionado ao aumento de sebo na região do couro cabeludo, o que se dá por variações genéticas ou por exposições a agentes externos (veremos alguns dos principais fatores em seguida). É importante ressaltar que, ainda que a caspa pode ser um fator situacional, envolve a necessidade de um tratamento eficiente de combate à sua manifestação.

O que causa a caspa?

Vários fatores podem ocasionar a caspa, conheça aqui os principais:

  • Fatores genéticos;
  • Estresse;
  • Excesso de oleosidade no couro cabeludo;
  • Uso de água muito quente na lavagem dos fios;
  • Uso frequente de chapéus, bonés e outros adereços que abafam do couro cabeludo;
  • Uso de produtos equivocados ou higienização inadequada.

Como acabar com a caspa?

Hoje em dia já existem alternativas muito eficientes de combate à caspa e adotar um comportamento inteligente faz toda a diferença para acabar com a manifestação desse mal. Dentre as ações que você pode adotar no seu dia a dia, estão:

  • Evitar lavar os cabelos em água muito quente;
  • Ter cuidado com o excesso de calor de secadores de cabelo e afins;
  • Usar shampoo para caspa – que realmente seja indicado para isso;
  • Evitar o uso de bonés e chapéus;
  • Adotar remédios e antifúngicos específicos para este fim – conforme recomendação médica.
Se o problema persistir, procure ajuda médica – @blog.thaispepe

Qual é o melhor tipo de shampoo para caspa?

Há muitas opções de shampoos que prometem acabar com o aparecimento da caspa, mas é preciso ter atenção na hora de escolher para que o produto seja mesmo eficiente. Sempre faça pesquisas sobre a marca, confira a composição do produto, peça indicações ao seu dermatologista – esses cuidados ajudarão você a encontrar o shampoo para caspa ideal.

Ainda, vale ressaltar que é possível garantir um shampoo anticaspa 100% natural – e o melhor: que pode ser feito sem sair de casa! Para isso, basta seguir a receita:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de vinagre de sidra;
  • 60 ml de shampoo natural suave;
  • 60 ml de água;
  • 15 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 15 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 10 gotas de óleo essencial de melaleuca.

Modo de produção/execução:

Basta juntar todos os ingredientes em um recipiente e misturar bem. Para aplicação, basta espalhar o shampoo no couro cabeludo, massageando bem. Deixe agir de 2 a 5 minutos e retire completamente o produto.

Os resultados dessa solução costumam ser surpreendentes e garantem melhora no aspecto do couro cabeludo em poucas semanas. Porém, antes de adotá-la, vale conversar com seu médico para verificar se você não é alérgica a algum desses componentes.

Com que frequência devo usar shampoo para caspa?

O shampoo anticaspa precisa ser usado de maneira regular no cabelo para que ofereça resultados realmente eficientes para a saúde do seu fio. Por isso, deve ser aplicado, pelo menos, três vezes por semana durante a lavagem.

Dependendo do produto que for escolhido, você pode até usá-lo todos os dias, sem causar agressão ao fio. Para isso, é importante garantir um shampoo com pH balanceado, com qualidade comprovada e que seja próprio para o seu tipo de cabelo.

O uso do shampoo errado pode causar caspa?

O uso do shampoo correto faz toda a diferença para um cabelo saudável e livre de caspa, o que significa que o contrário também pode acontecer. Ou seja, usar um shampoo que não esteja alinhado às necessidades do seu fio pode ocasionar acúmulo de sebo e, consequentemente, o desenvolvimento da caspa. Por isso, evite shampoos que possam deixar o couro cabeludo muito oleoso ou pesado.

Agora que você já sabe o que, afinal, é a caspa, viu modos de combatê-la e de escolher seu shampoo para caspa, ficou muito mais fácil estabelecer uma rotina de cuidados para o seu fio, não é mesmo? Invista em bons produtos e não esqueça de tomar cuidado com as ações que deixam o cabelo abafado e fragilizado. Lembre-se de que a saúde do seu cabelo depende especialmente da forma como você cuida dele! 

E você, que cuidados já adotou para deixar a caspa bem longe de suas madeixas? Como escolheu seu shampoo para caspa? Deixe sua mensagem nos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>