Shampoo para cabelos loiros: veja como escolher o melhor shampoo para esse tipo de cabelo

Shampoo para cabelos loiros: veja como escolher o melhor shampoo para esse tipo de cabelo

Entra estação, sai estação e o cabelo loiro não sai de moda, sendo a escolha número um de quem quer mudar de visual. Com diferentes tonalidades, esse democrático tom combina com todos os tipos de cabelo. No entanto, às vezes pode ser um pouco difícil manter a cor. Por isso, é importante usar o shampoo para cabelos loiros.

As donas de madeixas loiras sabem a dificuldade de manter essa cor em dia, devido à descoloração e a ação de agentes externos como o sol e a poluição. Essa tarefa se torna ainda mais difícil durante o verão, quando abusamos da piscina e do mar. Não importa se seus cabelos são loiros naturais ou tingidos, é importante tomar alguns cuidados para manter a cor em dia e evitar aquele tom esverdeado que é o pesadelo das donas de madeixas loiras.

Quer ficar com o cabelo esverdeado?

Características do cabelo loiro

Os cabelos loiros contêm pigmentos menores e mais claros do que os cabelos escuros, sendo esses os responsáveis pela coloração mais clara. Em cabelos naturais, essa pigmentação ocorre geneticamente. Em cabelos tingidos, tem-se a descoloração para que tais pigmentos possam ser inseridos na fibra capilar.

Por ter pigmentos mais claros, os cabelos loiros estão mais propensos a manchas. Na verdade, o que ocorre é que as manchas se tornam mais aparentes em cabelos loiros e, por isso, é importante cuidar dos fios para manter o tom.

Fios loiros estão mais propensos a manchas – @loiraeaindapoderosa

Qual o melhor shampoo para cabelos loiros?

Escolher o melhor shampoo para cabelos loiros pode parecer uma tarefa complicada, mas na verdade é simples. A escolha depende do tom de loiro em que seu cabelo está e dos cuidados específicos que ele necessita. As donas de madeixas loiras podem variar entre diferentes shampoos. O shampoo para cuidados diários deve ter como foco proporcionar força de hidratação aos fios, principalmente àqueles que foram sensibilizados pelo processo de descoloração.

Quem já está com cabelos danificados ou manchados pode optar por shampoos específicos para manter a tonalidade. Esses shampoos existem em diversas cores diferentes, e na hora de escolher é importante estar atenta para aquele que é mais indicado para seu tom de cabelo.

cabelo bonito
Cabelo loiro danificado – @nectardobrasil

Shampoo matizador x shampoo desamarelador

Você sabe qual a diferença entre shampoo desamarelador e shampoo matizador? Se não sabe, não se preocupe, nós iremos explicar. O shampoo matizador tem como objetivo neutralizar ou corrigir tons indesejados em nossos cabelos. Isso significa que ele pode corrigir qualquer tom, ainda que os mais comuns sejam aquele indesejado tom verde comum em cabelos loiros pós praia ou piscina. O shampoo matizador apresenta resultado imediato, podendo ser usado de acordo com a necessidade dos seus fios.

Já o shampoo desamarelador tem como objetivo retirar possíveis tons amarelados das madeixas. Sua ação é mais suave do que a do matizador e, dessa forma, ele é indicado para quem possui cabelos loiros mais claros. Esse shampoo auxilia na prevenção da oxidação, e possui efeito mais temporário, devendo ser usado com mais moderação.

Shampoo desamarelador x Shampoo matizador – @salaofiosdourados2016

Shampoo para cabelos com luzes é o mesmo que para cabelo loiro?

Cabelos com luzes exigem cuidados um pouco diferentes dos cabelos que possuem uma única tonalidade ou que sejam mais claros, caso dos cabelos loiros. Embora o shampoo para cabelos loiros possa ser utilizado em madeixas com luzes, é importante procurar produtos que sejam específicos para esses cabelos. Isso porque os cabelos com luzes possuem tonalidades diferentes, e a ação do shampoo para cabelos loiros irá agir somente nos tons mais claros. Dessa forma, se você deseja manter a tonalidade dos seus fios no total, procure por produtos específicos para o tipo de luzes em seus cabelos.

Cuidados que vão além do shampoo: hidratação para cabelo loiro

O shampoo para cabelos loiros é importante, mas os cuidados com esse tipo de cabelo vão além de apenas escolher o shampoo certo. A hidratação é essencial para manter os cabelos loiros saudáveis, principalmente no caso das madeixas tingidas. O processo de descoloração é agressivo para os fios, pois sua função é abrir as cutículas para retirar os pigmentos escuros e permitir a entrada dos pigmentos claros. O resultado é um enfraquecimento da fibra, que fica mais suscetível à ação dos agentes externos.

Por isso, a hidratação é essencial para repor a umidade natural do fio, fazendo com que ele fique mais forte e recupere a maciez e o brilho. É importante procurar por produtos específicos para cabelos loiros na hora de hidratar, pois eles são desenvolvidos para fornecer todos os nutrientes que sua fibra capilar precisa a fim de manter o tom lindo e vibrante por mais tempo.

Agora que você já sabe como funciona o shampoo para cabelos loiros e a importância de escolher produtos pensados especificamente para essa tonalidade, que tal ler um pouco sobre o cronograma capilar para cabelos loiros e intensificar ainda mais os cuidados com suas madeixas? O resultado serão cabelos lindos e brilhosos por muito mais tempo.

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra