Oleosos ou Mistos

Shampoo para cabelo oleoso: 6 mitos e verdades na hora de escolher o shampoo ideal para fios oleosos

shampoo para cabelo oleoso

Se você tem o cabelo oleoso já deve ter ouvido várias dicas de como deve ser a lavagem dos seus fios. Algumas desses dicas devem ter sido sobre o shampoo para cabelo oleoso que deve ser usado, não é mesmo? É tanta informação, muitas vezes até contrárias. É provável também que você tenha ficado em dúvida sobre o que realmente é verdade e o que é mito. Vamos nessa descobrir juntas 6 mitos e verdades sobre o shampoo para cabelo oleoso? É hora de derrubar esses mitos de uma vez por todas! Deixar o seu cabelo oleoso equilibrado, sem oleosidade, mas também sem ressecamento!

6 mitos e verdades sobre shampoo para cabelos oleosos

Cabelo oleoso deve ser lavado só com shampoo anticaspa – MITO

O shampoo anticaspa é um tipo de produto especifico para tratar o problema de caspa. Portanto, se você não está com caspa, não é indicado o uso desse produto, ok? O shampoo anticaspa pode sim ser usado no cabelo oleoso ou em qualquer tipo de cabelo. No entanto, esse uso deve ser feito quanto há o problema de caspa. Vale destacar, ainda, que o shampoo anticaspa, mesmo quando usado para tratar o problema, não deve ser usado todos os dias. Ele deve ser usado três vezes por semana ou de acordo com a orientação do dermatologista.

Então é realmente puro mito que shampoo para cabelo oleoso deve ser o anticaspa!

shampoo para cabelo oleoso anticaspa
Instagram: @blush.curls

Quem tem cabelo oleoso não pode usar shampoo hidratante – MITO

Outro mito que envolve o shampoo para cabelo oleoso que seja o ideal é o efeito hidratante. Nesse quesito é importante destacar que ter cabelos oleosos não quer dizer que não seja necessário hidratá-los, tá? Na verdade, é o contrário, já que limpando de forma exagerada os fios pode acontecer dele produzir ainda mais oleosidade. Portanto, o shampoo hidratante pode sim ser usado no cabelo oleoso alguns dias por semana, para que os fios fiquem mais equilibrados e a produção de oleosidade normalizada.

Shampoo detox é bom para cabelo oleoso – VERDADE

O shampoo tradicional não promove uma limpeza profunda e, como nossos cabelos ficam expostos no dia a dia a agentes externos, toxinas e resíduos, é indicado o uso do shampoo detox. Esse produto limpa os fios de forma profunda, fazendo realmente um detox capilar, palavra que significa desintoxicar, purificar e limpar.

Esse tipo de produto ajuda a equilibrar a produção exagerada das glândulas do couro cabeludo. Isso faz com que o couro fique oxigenado e equilibrado, mas é interessante não usar com tanta frequência. Isso porque pode acontecer o efeito rebote, ou seja, o aumento da oleosidade.

como lavar o cabelo

 Shampoo sem sulfato não serve para cabelo oleoso – MITO

O shampoo sem sulfato é mais suave e não produz espuma, entretanto pode ser sim uma boa opção de shampoo para cabelo oleoso, já que não é somente essa substância que vai determinar o poder de limpeza do produto. Vale dizer, inclusive, que existem shampoos sem sulfatos com formulação feita exatamente para atender as necessidades do cabelo oleoso, com ingredientes adstringentes e extratos vegetais.

Shampoo seco combate a oleosidade – VERDADE, MAS EM PARTES

O shampoo seco é um produto que limpa sem que haja a necessidade de molhar os fios, já que absorve e elimina a oleosidade do couro cabeludo. Porém, esse tipo de produto não limpa de forma profunda os fios. Ele não deve substituir o shampoo tradicional e é mais para uma situação de emergência, como um compromisso em que você não vai ter tempo de lavar o cabelo. Então o shampoo a seco combate sim a oleosidade, mas é mais como uma forma de disfarçá-la do que realmente eliminá-la com uma limpeza potente.

Para combater a oleosidade em situação de emergência opte por shampoo para cabelo oleoso desse tipo que contenham ingredientes adstringentes, como alecrim e jaborandi.

shampoo para cabelo oleoso
Instagram: @mrsjessbond

Shampoo para cabelo oleoso precisa ser transparente – MITO

Outra dúvida comum quando o assunto é shampoo para cabelo oleoso está relacionado aos produtos transparentes. De fato, os shampoos transparentes promovem uma limpeza maior nos fios, porém, como dissemos anteriormente limpar demais o cabelo pode acabar fazendo com que a produção de oleosidade aumente. Assim sendo, realmente os shampoos transparentes são uma ótima opção para os fios oleosos, mas o indicado é que haja um equilíbrio, ou seja, o uso desse produto, mas também o de outros tipos de shampoos, como o hidratante, para que o seu cabelo fique equilibrado.

Gostou de descobrir os mitos e verdades? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>