Shampoo hidratante: veja os benefícios de usar esse tipo de shampoo na sua rotina

Shampoo hidratante: veja os benefícios de usar esse tipo de shampoo na sua rotina

Ao falar de hidratação capilar, qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça? Se você automaticamente pensou no combo de shampoo, máscara de hidratação e condicionador, não está errada. Mas saiba que escolher o shampoo certo é importante para a saúde dos cabelos. Que tal investir no shampoo hidratante?

É comum associarmos o uso do shampoo à desidratação capilar, já que esse é um produto conhecido por, durante o processo de limpeza, contribuir para o ressecamento das madeixas. No entanto, há alguns produtos, como o shampoo hidratante, que além de promover a limpeza do couro cabeludo, contribuem para potencializar o resultado dos cuidados que você tem com seus fios.

Dica: shampoo só na raiz 😉

Quais são as características do shampoo hidratante?

Os shampoos que existem no mercado se dividem em três categorias diferentes, de acordo com sua cor e consistência. Há aqueles que se parecem mais com leite, os perolados e os que são transparentes. Esses últimos englobam como subcategoria os de anti-resíduos e os desamareladores.

Tipos de shampoo – @entregademedicamentos

Sabemos que escolher o shampoo adequado envolve saber qual é o seu tipo de cabelo. Isso porque cada shampoo ligado a um tipo de cabelo é desenvolvido a fim de fornecer aquilo que as madeixas precisam de acordo com suas características.

No entanto, além de dividi-los em tipos, escolher a consistência também é importante. Já reparou como os shampoos leitosos se assemelham aos hidratantes que passamos em nosso corpo? A semelhança não está só na consistência. Esse tipo de shampoo, mais denso, possui capacidade de hidratação. É exatamente essa textura mais cremosa que faz com que ele alinhe e cuide de nossas madeixas durante a lavagem.

Benefícios do shampoo hidratante para o couro cabeludo (e todo o cabelo)

O shampoo hidratante possui diversas vantagens. Esse tipo de produto tem a função de cuidar e limpar os fios e, ao mesmo tempo, equilibrar a quantidade de água e de nutrientes presente em nossa fibra capilar.

Dessa forma, ele ajuda a eliminar o frizz, mantendo o volume mais controlado e dando um aspecto mais saudável para nossos cabelos. Ao mesmo tempo, ele promove a limpeza do couro cabeludo, cuidando da região.

Para saber qual produto é ideal para suas madeixas, procure por ativos específicos na fórmula, como pantenol, cicatriz-ceramidas e glicerina, que são bons para hidratar e diminuir o aspecto ressecado.

Shampoo hidratante x shampoo transparente

Já vimos que o shampoo hidratante é bom para nossas madeixas, mas ele não é o único tipo de shampoo que podemos escolher. Os shampoos transparentes também podem ser uma boa opção para promover a limpeza capilar. Vamos entender a diferença entre ambos?

Os shampoos mais transparentes têm fórmula mais neutra. Eles podem ter tonalidade mais diluída ou serem completamente sem cor. Enquanto o shampoo hidratante deve ser evitado por mulheres com fios mais oleosos ou que tenham cabelos muito finos, os transparentes são indicados para todos os tipos de cabelos. O shampoo transparente mais famoso é o anti-resíduos, que promove uma limpeza capilar profunda, abrindo a fibra e retirando restos de outros produtos que foram utilizados anteriormente, evitando o efeito build-up.

Essa limpeza profunda, no entanto, nem sempre é benéfica, já que, além das impurezas, esse shampoo também remove a hidratação e os nutrientes da fibra. Por isso, mulheres cacheadas e crespas, bem como aquelas de cabelos ressecados ou que fazem tratamentos químicos, devem evitar usá-lo com frequência.

Como usar shampoo hidratante no dia a dia

Para incorporar o shampoo hidratante no seu dia a dia, escolha o produto que mais te agrada e utilize-o normalmente durante as lavagens. Esse shampoo pode ser usado sozinho ou posteriormente a um shampoo transparente, de modo a promover um tratamento dos fios.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na hora de lavar. A primeira regra é jamais lavar as madeixas com água quente, pois isso irá diminuir a ação do shampoo e promover o ressecamento dos fios. Água nos cabelos sempre morna ou fria, tá? Além disso, é importante lembrar que na hora de lavar, o shampoo vai na raiz e o condicionador no comprimento, nunca o contrário.

@belezaesaude

A frequência de uso desse shampoo pode variar de acordo com o tipo de cabelo. As oleosas e donas de fios finos até podem usá-lo, mas restrinja a frequência para uma vez por semana, para amenizar a ação do shampoo anti-resíduos. As donas de cabelos secos, normais ou grossos podem utilizar o shampoo hidratante cerca de 3 a 4 vezes por semana, dependendo da quantidade de vezes que você lave o cabelo.

Mas não se esqueça que somente o shampoo hidratante não é suficiente para fornecer aos nossos cabelos tudo aquilo que eles precisam para ficarem hidratados por mais tempo. Além de adicionar o shampoo hidratante em sua rotina capilar, procure também por hidratações adequadas para seu tipo de cabelo. Você sabia que existem várias receitas de hidratação caseira?

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra