Cacheados

Shampoo e condicionador para cabelos cacheados: 4 pontos essenciais na hora de escolher o seu

Shampoo e condicionador para cabelos cacheados: 4 pontos essenciais na hora de escolher o seu

Muito se houve falar sobre shampoo e condicionador para cabelos cacheados. São tantas as técnicas indicadas para cuidar dos famosos cachinhos que uma tarefa que antes parecia simples pode se tornar bem mais complexa.

A boa notícia é que, na verdade, essa tarefa não é nada difícil. Você precisa apenas entender o que deve procurar em um produto na hora de lavar e condicionar os seus fios, a partir do seu tipo de cabelo e da resposta dele a diferentes ingredientes presentes nos produtos.

como escolher shampoo e condicionador para cabelos cacheados
Intagram: @intuskin

E não me venha com aquela de “minha amiga me disse que…”, porque o que funciona no cabelo da sua amiga pode não funcionar para você. É importante saber como analisar os seus fios e as suas necessidades capilares para ter os melhores resultados possíveis.

O formato espiral dos famosos cachinhos faz com que a oleosidade natural da raiz tenha maior dificuldade de percorrer toda a extensão do fio, tornando os cabelos cacheados mais ressecados.

Por isso, é importante prestar atenção ao comprar o shampoo e condicionador para cabelos cacheados. A intenção é higienizar e condicionar os seus fios sem, no entanto, fazer com que eles fiquem mais secos.

Vamos lá?

Como escolher o shampoo e condicionador ideal?

O cabelo cacheado é naturalmente mais ressecado do que o cabelo liso e o ondulado. Por isso, é indicado dar preferência para produtos que não contenham sulfato ou petrolato em suas fórmulas.

Esses agentes de limpeza são inseridos nos produtos a fim de promover uma limpeza profunda dos fios. No entanto, eles fazem com que os cabelos fiquem ainda mais ressecados.

Shampoo e condicionador para cabelos cacheados garante cachos mais definidos
Instagram: @mandee_mii_curls

No caso do condicionador, o ideal é procurar produtos que ajudem na nutrição dos cachos, fazendo com que seus cabelos fiquem mais macios e brilhantes.

Há condicionadores que possuem óleo em sua fórmula, ajudando a amaciar e desembaraçar os fios.

Aqueles que contém vitamina b5 e queratina também podem ser usados e são indicados para fortalecer os fios cacheados.

4 pontos de atenção ao escolher o shampoo e condicionador para cabelos cacheados

Para além do que foi explicado acima, há alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de comprar shampoo e condicionador para cabelo cacheado.

Ler os rótulos

Para encontrar o shampoo e condicionador ideais para cabelos cacheados é preciso prestar atenção nos detalhes, ou seja, aprender a ler os rótulos e procurar as informações certas.

Ainda que todas as informações estejam especificadas ali, de nada adianta se você não souber exatamente pelo que está procurando.

Saber qual é seu tipo de cabelo

Os cabelos cacheados pertencem à categoria 3 dos cabelos, sendo divididos nas subcategorias A, B e C.

Shampoo e condicionador para cabelos cacheados 3a
Instagram: @taniajanenaturallycurly

Na hora de comprar o seu shampoo e condicionador para cabelos cacheados, procure por produtos que tenham sido desenvolvidos para cabelos tipo 3ABC. Eles contêm em suas fórmulas os ingredientes considerados mais importantes para a nutrição dos cabelos cacheados.

Entender a necessidade do cabelo

Além disso, é importante saber analisar os fios para saber quais são as principais necessidades deles.

Há fios que precisam de hidratação muito mais intensa, pedindo condicionadores mais densos.

Shampoo e condicionador para cabelos cacheados para a necessidade do fio
Instagram: @nathaliagibson

Há fios que podem ser higienizados com um shampoo antirresíduos com frequência mínima, para evitar o acúmulo de produtos na região do couro cabeludo.

Analise os seus fios para entender do que eles precisam.

Estar atenta ao tratamento que o produto oferece

Na hora de comprar o shampoo e condicionador para cabelo cacheado, procure verificar os principais componentes e procurar no rótulo para que tipo de tratamento ele é mais indicado.

A vantagem é que a maioria dos produtos especificam em suas embalagens com que tipo de tratamento eles podem ser utilizados para potencializar os resultados.

O que não pode ter no condicionador e shampoo para cabelo cacheado?

Como eu disse, o cabelo cacheado é mais ressecado. Por isso, é importante evitar alguns itens como o sulfato e o petrolato, cuja ação contribuirá para intensificar os cabelos ressecados.

Esses itens podem ser encontrados também em condicionadores. Esteja atenta para a composição dos produtos que você compra para garantir que seus fios ficarão lindos e hidratados.

O que tem que ter no shampoo e condicionador para cabelo cacheado?

Há uma variedade de shampoo e condicionador para cabelos cacheados com composição desenvolvida para ajudar a desembaraçar e nutrir mais facilmente os fios.

Procure por produtos ricos em ômega 9, em vitamina B5 e ingredientes emolientes, como a babosa e o D-Pantenol.

Esses ingredientes irão promover a limpeza dos fios e, ao mesmo tempo, ajudar a hidratá-los. Esses produtos irão ressaltar a curvatura natural e fazer com que seja mais fácil desembaraçar e conseguir cachos definidos.

Pode parecer fácil comprar shampoo e condicionador para cabelos cacheados, mas a verdade é que cada produto traz um resultado diferente. Escolher os produtos certos irá potencializar os tratamentos realizados nos seus fios, garantindo cachinhos lindos e soltos. Que tal aproveitar para aprender um pouco mais sobre os diferentes tipos de shampoo?

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>