Ad
Tipos de Cabelo

Qual o shampoo certo para o meu cabelo? Veja como escolher o seu

shampoo certoshampoo certo

Você sabe a importância de investir no shampoo certo? Se você for um pouco mais velha, deve se lembrar de uma propaganda famosa que dizia que “shampoo só lava o cabelo”. Essa frase popular caiu por terra porque, hoje em dia, sabe-se que esse produto vai muito além disso.

Poucos anos atrás, as opções de shampoo para quem não tinha cabelos oleosos, mistos, secos ou tingidos eram bem poucas e, principalmente, extremamente caras.

Os tipos de fios são muitos, cada um exigindo cuidados específicos. Por isso, investir no shampoo adequado para o seu tipo de fio com certeza deve estar na sua lista de prioridades capilares.

shampoo certo para seu cabelo
Foto/Reprodução: Pinterest

Ao analisar a textura e as principais necessidades dos seus fios, você poderá escolher o shampoo que trará os melhores resultados para os seus fios. Mas como exatamente essa análise deve ser feita?

É aí que esse artigo entra. Para ajudar você a entender quais são as necessidades dos seus fios e saber como comprar o shampoo certo para o seu cabelo, iremos explicar direitinho tudo o que você percisa entender para potencializar a beleza das suas madeixas desde a hora de lavar. Vamos lá?

Aprenda a reconhecer a necessidade do fio

Quando falamos em textura dos cabelos, estamos fazendo referência tanto à forma quanto a espessura dos seus fios. Os cabelos cacheados costumam ser mais frágeis, já que o formato espiralado dos fios não permite que a oleosidade natural dos cabelos consiga percorrer toda a extensão as madeixas.

Os lisos costumam ser mais fortes, já que essa oleosidade consegue “escorregar” pelos fios. É por isso que muitas mulheres de cabelo liso sofrem mais com a oleosidade.

No entanto, é importante ressaltar que a necessidade do fio também pode variar de textura para textura. Um cabelo crespo bem hidratado, que tem suas proteínas e nutrientes repostos frequentemente, é muito mais forte que os fios lisos que recebem apenas um cuidadinho básico com qualquer shampoo.

shampoo certo para cada tipo de cabelo
Foto/Reprodução: Pinterest

Uma boa maneira de descobrir o que os seus fios andam precisando é investir em um cronograma capilarnas 3 etapas o cabelo recebe diferentes estímulos e aquele ao qual ele responder melhor é o que deve ser reforçado. O cronograma também ajuda a dar uma economizadinha, afinal, sabendo o que o cabelo precisa é muito mais fácil escolher o shampoo certo, não é mesmo?

O shampoo certo para cada tipo de cabelo

Ainda que cada cabelo tenha necessidades mais específicas, que podem variar de acordo com a temperatura, localização geográfica e os tipos de cuidados, há alguns conhecimentos gerais que podem ajudar você a entender as características dos seus fios e, assim, cuidar deles da melhor forma possível.

Escolher o shampoo certo é o primeiro passo para quem deseja ter fios brilhantes, saudáveis e com bastante movimento. Confira agora qual o produto exato para as suas madeixas!

Cabelos oleosos

Se, naturalmente, esses fios já aparentamser pesados, imagine só se forem expostos a produtos que estimulam ainda mais oleosidade? As donas desses fios podem cometer alguns erros que agravam ainda mais o problema e errar na escolha do shampoo é um deles!

shampoo certo dica

Se o excesso de óleo na raiz é o seu problema, invista em shampoos transparentes, que têm uma formulação mais leve que os brancos e limpam sem pesar nos fios. Uma outra dica se refere ao momento da lavagem: faça movimentos suaves no couro cabeludo. Aplicar muita força pode estimular a produção de sebo e piorar a oleosidade dos fios!

Cabelos finos

Os cabelos finos são uma característica encontrada mais facilmente nas donas de cachos, mas também há quem tenha os fios lisos e fininhos. Portanto, vamos dar dicas para os dois casos:

Finos e lisos

Tendem a ser mais oleosos, portanto, leva diariamente com produtos de formulação translúcida e leve, dando preferência àqueles sem sulfato. O condicionador deve ser utilizado apenas nas pontas. Shampoos com queratina na formulação também ajudam a alinhar os fios e dar corpo ao cabelo.

Finos e crespos

No caso dos cachos, onde a oleosidade natural não consegue “escorregar” pelos fios, é importante investir em shampoos com formulações nutritivas, à base de óleos naturais, como o óleo de coco, por exemplo. Leve sempre em conta produtos que não utilizam sulfatos ou sal, que agridem a estrutura do fio.

Cabelos ressecados

As causas do ressecamento podem ser várias: danos diários, investir pesado nas ferramentas de calor com o secador e a chapinha. Ou ainda, não abrir mão dos tratamentos químicos. Mas, o efeito é o mesmo para todas: cabelos opacos, sem vida, fáceis de quebrar e cheios de frizz.

O ressecamento é consequência da falta de umidade natural no fio. Isso o deixa muito mais exposto às agressões que causam a perda da massa capilar. Para acabar com esse problema, o shampoo deve ser rico em nutrientes e também em queratina, que é a proteína presente na fibra capilar que dá força e elasticidade ao fio.

Cabelos quebradiços

Os cabelos quebrados são resultado das agressões impostas ao fio. As ferramentas de calor e os tratamentos químicos resultam na perda de queratina, como falamos logo acima. O nosso cabelo é formado por pequenas escamas constituídas de queratina, ou seja, quando retiramos esta proteína da estrutura do fio, ele fica com uma série de pequenos buracos, muito mais vulneráveis à quebra em alguma altura.

Portanto, a palavra-chave é reconstrução. É importante que você adote junto ao shampoo reconstrutor um cronograma capilar para apoio e nutrição do fio. A aplicação súbita de queratina pode ocasionar um efeito rebote. Mas, ao escolher o shampoo certo para o seu cabelo, fique atenta às palavras “queratina”, “proteínas” e “arginina” na embalagem.

Cabelos mistos

Os cabelos mistos parecem ser um problemão, não é mesmo? Afinal, como limpar um couro cabeludo oleoso e, ao mesmo tempo, nutrir pontas ressecadas? A resposta está nos shampoos detox!

Os shampoos detox, que também costumam ter aparência translúcida, conseguem purificar o couro cabeludo e hidratar as pontas dos cabelos em uma única lavagem.  Mas, na falta de um produto específico para cabelos mistos, priorize a característica da raiz. Além disso, condicione bem as pontas após a lavagem — lembre-se: o condicionador nunca deve entrar em contato com o couro cabeludo!

shampoo certo para cabelo misto
Foto/Reprodução: Pinterest

Agora que você já sabe qual o shampoo certo para o seu cabelo, deve ter percebido que existe uma palavrinha que está sempre nas nossas dicas: hidratação! Ela é indispensável para todos os tipos de cabelo, incluindo os oleosos, e é fácil, fácil de fazer em casa! Neste post a gente te conta como fazer hidratação caseira e recuperar o cabelo sem ter que ir ao salão!

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
>