DicasReceitas caseiras

Shampoo caseiro: saiba quais são principais receitas dessa misturinha que realmente funcionam

É cada vez mais comum que as mulheres queiram fugir de produtos que contenham química excessiva, optando por produtos mais naturais. O shampoo caseiro, por exemplo, é uma opção cada vez mais procurada pelas mulheres.

Cuidar dos nossos cabelos é sempre uma preocupação que envolve mais do que somente aplicar os produtos nos nossos fios. É preciso estarmos atentas às fórmulas dos produtos para entender se ele realmente será o mais indicado para nosso cabelo.

Não precisamos gastar uma grana em produtos capilares para obter os resultados desejados. Criar o próprio shampoo caseiro é uma alternativa para quem gosta de ingredientes mais naturais.

As receitas caseiras têm feito cada vez mais sucesso por serem eficientes em cuidar dos nossos fios sem prejudicar a natureza com a liberação dos resíduos químic                                                                                                                os.

Vamos entender como o shampoo caseiro pode ser uma boa opção para os seus cabelos.

O shampoo caseiro funciona mesmo?

Quando utilizamos alguns shampoos industrializados, expomos nossos fios a aditivos químicos que têm impacto na saúde dos fios. Esses itens fazem com que o resultado dos nossos tratamentos seja comprometido, já que contribuem para o ressecamento dos cabelos, por isso existem marcas que se preocupam em não utilizar esse tipo de aditivo.

Quando utilizamos o shampoo caseiro, estamos aplicando em nossos fios algo feito somente de ingredientes naturais. Além de ser uma opção econômica para higienizar os fios, tem-se mais qualidade.

O shampoo caseiro apresenta ótimos resultados, podendo ser utilizado pelas donas de qualquer tipo de cabelo. Feito de matérias-primas orgânicas, ele é bom para suas madeixas e para o meio ambiente.

Shampoo caseiro
Instagram: @jessicaindica

Como fazer shampoo caseiro?

Se você quer fazer o seu shampoo caseiro, saiba que há muitas receitas diferentes disponíveis na internet. Do shampoo caseiro normal ao shampoo a seco, as opções são inúmeras.

As diferentes receitas existentes focam em resolver problemas capilares específicos, como fios mais danificados, cabelos ressecados, necessidade de clarear os fios, entre outros.

A escolha da receita irá depender do resultado que você deseja obter ao utilizar o shampoo caseiro e da disponibilidade dos ingredientes na sua região.

Grande parte das receitas possuem ingredientes fáceis de serem encontrados e, além disso, rendem bastante porções, fazendo com que você possa ter o seu shampoo caseiro disponível por bastante tempo.

Aprenda 4 receitas de shampoo caseiro

Vejamos quatro receitas diferentes de shampoo caseiro. Teste as receitas abaixo para entender qual funciona melhor para os seus fios e entenda as maravilhas que as receitas caseiras podem fazer pela saúde dos seus cabelos.

Shampoo de alecrim

Shampoo caseiro
Instagram: @cabelodossonhosja

Esse shampoo é uma excelente forma de dar um banho de brilho nos fios. Você irá precisar de:

¼ de xícara de chá de água

2 colheres de sopa de alecrim seco

¼ de xícara de chá de sabonete de azeite de oliva líquido

2 colheres de sopa de óleo de amêndoas

Coloque o alecrim na água fervente para formar um chá. Então, coe esse chá e adicione os ingredientes que faltam. Use essa mistura do mesmo modo que o seu shampoo do dia a dia.

Shampoo de babosa e limão

Esse shampoo caseiro é perfeito para quem tem cabelos oleosos. Os ingredientes são:

1 xícara de chá de sabonete de azeite de oliva líquido

2 colheres de sopa de suco de limão recém-espremido

1 colher de chá de gel de babosa

Misture todos os ingredientes acima e aplique nos seus fios, dando maior ênfase para a parte do couro cabeludo. Massageie a cabeça para facilitar a penetração do shampoo caseiro e, então, enxague bem.

Shampoo a seco

Shampoo caseiro
Instagram: @ardole.diy

Também é possível fazer shampoo a seco caseiro, para os dias em que não queremos lavar os fios e precisamos dar uma higienizada rápida. Você vai precisar de:

2 colheres de sopa de amido de milho

2 gotas do óleo essencial de sua preferência

Misture os ingredientes em um recipiente com tampa e aplique quando necessário.

Shampoo de coco

Esse shampoo é especialmente indicado para quem está com os cabelos muito danificados e quebradiços. Os ingredientes são:

1/4 de xícara de chá de leite de coco

1/3 de xícara de chá de shampoo neutro infantil

1 colher de sopa de óleo de amêndoas

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e mexa até obter uma mistura homogênea. Então, aplique sobre os fios úmidos para higienizar e enxague bem.

Shampoo caseiro ou industrializado?

A escolha entre shampoo caseiro ou industrializado irá depender da sua preferência, da disponibilidade de fabricar o shampoo por parte da receita e também dos resultados que você deseja obter nos seus fios.

O shampoo caseiro tem sido cada vez mais indicado por quem procura por opções mais naturais para cuidar dos fios, já que ingredientes naturais não costumam apresentar contraindicações. Outra opção de técnicas menos agressivas são os shampoos sem sulfatos e liberados.

No entanto, não há escolha certa, mas sim aquela que mais se adequa com as suas preferências.

O shampoo caseiro é uma excelente alternativa para cuidar dos fios. Para além disso, é necessário aprender também como lavar o cabelo. Você já experimentou algum método diferente de lavar o cabelo? Conta nos comentários!

Gostou dessa matéria? Compartilhe 

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Eu ultilizo babosa, óleo de rícino e de coco, café, mel, acúcar e limão. Rende bastante e eu substituo o shampoo e o condicionador por essa mistura já faz um mês. Gostei muuuuito do resultado…

  • >