Shampoo bomba faz mesmo o cabelo crescer? Entenda como e quando usar

Shampoo bomba faz mesmo o cabelo crescer? Entenda como e quando usar

Por mais que vários estilos e cortes tenham feito sucesso com a mulherada, ter aquele cabelão digno de Rapunzel ainda é o objetivo de muitas. Não é à toa que receitinhas caseiras para estimular o crescimento dos fios estejam sempre no topo das mais buscadas entre as soluções para as madeixas. Mas, pode deixar as “poções” duvidosas de lado que hoje já existe um produto específico para isso: o shampoo bomba.

Mas será que o shampoo bomba cumpre o que promete? Esse tema ainda gera alguma controvérsia entre os profissionais da área, mas o que se sabe mesmo é que o shampoo bomba auxilia, sim, no crescimento dos fios, porém os resultados dependem de uma série de fatores que é que vamos mostrar agora!

Se o seu objetivo é ter cabelos fortes e com crescimento potencializado, continue lendo o post porque vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o shampoo bomba!

O que é shampoo bomba?

Você já deve ter topado com alguma receitinha caseira de shampoo bomba por aí indicando misturar shampoo sem sal, Bepantol líquido e Monovin A. Parece inofensivo, certo? Afinal, você já conhece as vantagens de usar shampoos sem sulfato, o Bepantol é famoso pelo seu poder de hidratação e o Monovin promete ser uma carga pura de Vitamina A, essencial para o bom desenvolvimento dos fios.

O problema está justamente na vitamina A adquirida por meio do Monovin, medicamento encontrado em agropecuárias e para uso veterinário. Esse produto foi desenvolvido para tratar a deficiência de vitamina A em cavalos, de forma injetável. Ou seja, não é testado em humanos, podendo trazer sérias complicações para o couro cabeludo, como coceira, descamação e até mesmo a queda dos fios.

E, vamos combinar que obter a vitamina A através da ingestão dos alimentos certos é muito mais seguro e eficiente. Além de fazer muito mais sentido, uma vez que ela é essencial para o desenvolvimento dos fios, uma fase anterior àquela em que já vemos o cabelo. E ela também faz muito bem aos fios já expostos, deixando-os mais fortes e menos propensos à quebra.

Hoje em dia, você já encontra alguns tipo de shampoo bomba no mercado, mas fique atenta às promessas: é muito difícil que o cabelo cresça mais de 1,2cm por mês e isso depende de uma série de fatores, incluindo genéticos, portanto, desconfie de quem promete triplicar o crescimento!

Mas, mesmo que o crescimento não seja o milagre que você espera, usar produtos desenvolvidos para uso humano e devidamente autorizados pela Anvisa torna os riscos de complicações durante o uso quase nulas (não podemos esquecer de quem tem alergias a determinados itens, claro!).

Como usar o shampoo bomba?

Mesmo que a aplicação seja igualzinha a de outros shampoos, o shampoo bomba exige alguns cuidados para que o tiro não saia pela culatra e você acabe danificando mais que ajudando as suas madeixas.

O shampoo bomba não deve ser usado diariamente! A sua alta concentração de vitamina A pode resultar em um efeito rebote, danificando os fios levando-os à quebra, anulando o crescimento.

O correto é que o tratamento com shampoo bomba não se estenda por mais de 3 meses, necessitando de um intervalo de 1 mês utilizando o shampoo próprio para o seu tipo de cabelo.

shampoo bomba

Afinal, shampoo bomba funciona mesmo?

Pode até ser que ele não irá fazer seu cabelo crescer vários e vários centímetros por mês, mas o uso de um shampoo bomba de qualidade pode trazer benefícios ao repor nutrientes e vitaminas essenciais para fios mais fortes e com menos chance de quebra.

Os principais ativos que dão aquela forcinha para o crescimento e que você encontra em bons shampoos bomba são:

  • Vitamina E: melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo e sua função antioxidante evita a obstrução dos folículos pilosos;
  • Vitamina F: reorganiza o processo de queratinização, proporcionando muito mais força para os fios;
  • Vitamina A: regula a oleosidade do couro cabeludo e a multiplicação celular.

Como você pôde perceber, o shampoo bomba não faz com que o seu cabelo cresça desenfrea

damente, mas nutre e reorganiza funções que possibilitam um crescimento sistemático e saudável.

O que fazer para o cabelo crescer forte e saudável?

Fazer o cabelo crescer envolve alguns cuidados além do uso de produtos estimulantes! É preciso repensar alguns hábitos do dia a dia que podem estar prejudicando o desenvolvimento normal das madeixas.

Mas, fique tranquila que as nossas dicas são super simples de colocar em prática. Acompanhe!

Dê adeus à água quente

Nós sempre vamos bater na tecla de que a água quente é a primeira vilã dos fios brilhosos e saudáveis. Ela estimula a oleosidade, que obstrui os folículos, mas não precisa tomar banho frio, não. Água morna e um jato frio antes de sair do banho já são suficientes.

Cuide da sua alimentação

O cuidado também precisa ser de fora para dentro. Ingira alimentos ricos em vitamina A, como cenoura e tomate. Ah, a biotina encontrada em ovos, alface e nozes é defendida por muitos especialistas como a principal responsável pela produção de queratina.

Massageie o couro cabeludo

Durante a lavagem, você pode fazer duas coisas para dar uma forcinha para o crescimento dos fios: evitar o contato de produtos (exceto o shampoo) no couro cabeludo e massagear com a ponta dos dedos, estimulando a circulação e oxigenação do local.

Viu só como o shampoo bomba não tem segredo algum? E muito menos oferece milagres! Portanto, desconfie de quem promete muito e não esqueça que o crescimento do cabelo envolve uma série de fatores.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que logo, logo iremos respondê-la!


Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?