Aliado ou vilão? Saiba quando usar o shampoo antirresíduo

Aliado ou vilão? Saiba quando usar o shampoo antirresíduo

Difícil quem não usa aqueles produtinhos maravilhosos logo após a lavagem: leave-in, creme para pentear, reparador de pontas, protetor térmico… a lista é longa! Mas, você já parou para pensar que nem sempre a lavagem com shampoo normal é capaz de remover todos os resíduos cosméticos? É para ajudar com essa superlimpeza que vamos conversar melhor hoje sobre o shampoo antirresíduo.

Se você acompanha o nosso blog há algum tempo, já deve ter percebido que sempre frisamos a importância do enxágue no momento da lavagem, de forma a garantir que todos os produtos foram embora com a água. A gente fala isso porque o acúmulo cosmético nos fios pode trazer alguns danos para a saúde deles, como deixá-los sem brilho, pesados e sem movimento.

Esses resíduos também podem impermeabilizar os fios por criarem uma camada sobre o cabelo, não deixando que os produtos que você usa sejam absorvidos e ofereçam o resultado que você espera.

Então, o shampoo antirresíduo é, sim, um ótimo aliado do seu cabelo! Mas, é bom que você conheça alguns detalhes antes de investir nessa limpeza profunda!

Entenda o que é o shampoo antirresíduo

Ele é um shampoo muito mais alcalino, que abre mais as cutículas do cabelo que os shampoos normais e, consequentemente, consegue limpar mais profundamente.

Todo shampoo tem o mesmo princípio: abrir as escamas do fio para realizar a limpeza. Enquanto isso, o condicionador é o responsável por fechá-las. Também sempre indicamos que você evite shampoos com sulfato, para que essa abertura não seja tão drástica e acabe prejudicando o cabelo. Como o shampoo antirresíduo tem, justamente, essa tarefa de abrir bem as cutículas, seu uso requer alguns cuidados.

Quando usar o shampoo antirresíduo?

  • quando o cabelo apresentar um aspecto opaco e sem vida;
  • quando você quiser acelerar o desbotamento daquela tinta ou tonalizante que não deu o resultado esperado;
  • caso você utilize muitos produtos pós-lavagem é bom manter um shampoo antirresíduo no arsenal de cosméticos.

Quando evitar o produto?

  • após a escova progressiva o shampoo pode interferir na duração e efeito do procedimento;
  • quando o fio estiver fragilizado ou muito seco.

Com que frequência utilizar?

Para não acabar ressecando os fios com o excesso de limpeza, é recomendado que pessoas com cabelos secos ou mais frágeis (alô, cacheadas!) usem o shampoo antirresíduo apenas 1 vez por mês. Aquelas com cabelos normais ou oleosos, a frequência pode ser um pouco maior, a cada 15 dias caso façam uso de muitos produtos pós-lavagem.

Saiba mais sobre o temido efeito rebote

Especialmente entre aquelas que tem cabelos oleosos, um erro bem comum pode acontecer: o excesso do uso. Afinal, se o shampoo antirresíduo tem alto poder de limpeza, nada melhor que isso para se livrar daquele aspecto sujo causado pelo sebo, certo? Errado!

O shampoo antirresíduo pode provocar um efeito rebote bem desagradável que é, justamente, o aumento da oleosidade. Como ela é retirada com frequência, o organismo entende que deve produzi-la ainda mais para compensar a perda.

Se você sofre com a oleosidade nos cabelos, este artigo vai ajudar você a resolver esse problema sem colocar em jogo a saúde dos seus fios ou couro cabeludo!

Outras complicações do excesso de uso

Não são só as donas de fios mais oleosos que devem ter cuidado ao aplicar o shampoo antirresíduo. Como ele abre as cutículas do cabelo, muito mais que apenas a sujeira do cabelo pode ir embora: você também pode acabar mandando pelo ralo muita massa capilar e nutrientes essenciais para a saúde do cabelo.

Aprenda a forma correta de utilizar o shampoo antirresíduo

Já deu para perceber que o shampoo antirresíduo pode ser ou remédio ou veneno para os fios. Mas, então, como aplicar de forma segura e garantir um bom resultado? Confira o passo a passo abaixo!

  • Cuidado com a raiz: não é necessário aplicar uma grande quantidade do shampoo na raiz, apenas o suficiente para criar espuma;
  • nada de água quente: a água quente é uma vilã impiedosa de qualquer tipo de cabelo por dilatar as escamas dos fios. Já que abrir as escamas é função do shampoo, a água quente pode aumentar a perda de massa capilar;
  • condicionador sempre: já que as escamas abriram, você precisa fechá-las, por isso, não dispense o condicionador.

Após o uso do shampoo antirresíduo, uma boa ideia é fazer uma hidratação potente, que vai penetrar fundo nos fios e ajudar a deixá-los ainda mais lindos. Por conta da limpeza profunda realizada, os resultados vão surpreender você!

E então, tirou suas dúvidas sobre o shampoo antirresíduo e já sabe direitinho como e quando usar? Se quiser continuar por dentro de dicas incríveis para os seus fios, fique de olho no nosso blog e não perca nenhuma postagem!

 

Tuany Fraga

Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra