DicasOleosos ou Mistos

Aliado ou vilão? Saiba quando usar o shampoo antirresíduo

shampoo antirresíduoshampoo antirresíduo

Difícil quem não usa aqueles produtinhos maravilhosos logo após a lavagem: leave-in, creme para pentear, reparador de pontas, protetor térmico… a lista é longa! Mas, você já parou para pensar que nem sempre a lavagem com shampoo normal é capaz de remover todos os resíduos cosméticos? É para ajudar com essa superlimpeza que vamos conversar melhor hoje sobre o shampoo antirresíduo.

Se você acompanha o nosso blog há algum tempo, já deve ter percebido que sempre frisamos a importância do enxágue no momento da lavagem, de forma a garantir que todos os produtos foram embora com a água. A gente fala isso porque o acúmulo cosmético nos fios pode trazer alguns danos para a saúde deles, como deixá-los sem brilho, pesados e sem movimento.

Esses resíduos também podem impermeabilizar os fios por criarem uma camada sobre o cabelo, não deixando que os produtos que você usa sejam absorvidos e ofereçam o resultado que você espera.

Então, o shampoo antirresíduo é, sim, um ótimo aliado do seu cabelo! Mas, é bom que você conheça alguns detalhes antes de investir nessa limpeza profunda!

Entenda o que é o shampoo antirresíduo

Advertisement

Ele é um shampoo muito mais alcalino, que abre mais as cutículas do cabelo que os shampoos normais e, consequentemente, consegue limpar mais profundamente.

Todo shampoo tem o mesmo princípio: abrir as escamas do fio para realizar a limpeza. Enquanto isso, o condicionador é o responsável por fechá-las. Também sempre indicamos que você evite shampoos com sulfato, para que essa abertura não seja tão drástica e acabe prejudicando o cabelo. Como o shampoo antirresíduo tem, justamente, essa tarefa de abrir bem as cutículas, seu uso requer alguns cuidados.

Quando usar o shampoo antirresíduo?

  • quando o cabelo apresentar um aspecto opaco e sem vida;
  • quando você quiser acelerar o desbotamento daquela tinta ou tonalizante que não deu o resultado esperado;
  • caso você utilize muitos produtos pós-lavagem é bom manter um shampoo antirresíduo no arsenal de cosméticos.

Quando evitar o produto?

  • após a escova progressiva o shampoo pode interferir na duração e efeito do procedimento;
  • quando o fio estiver fragilizado ou muito seco.

Com que frequência utilizar?

Para não acabar ressecando os fios com o excesso de limpeza, é recomendado que pessoas com cabelos secos ou mais frágeis (alô, cacheadas!) usem o shampoo antirresíduo apenas 1 vez por mês. Aquelas com cabelos normais ou oleosos, a frequência pode ser um pouco maior, a cada 15 dias caso façam uso de muitos produtos pós-lavagem.

Saiba mais sobre o temido efeito rebote

Especialmente entre aquelas que tem cabelos oleosos, um erro bem comum pode acontecer: o excesso do uso. Afinal, se o shampoo antirresíduo

Advertisement
tem alto poder de limpeza, nada melhor que isso para se livrar daquele aspecto sujo causado pelo sebo, certo? Errado!

O shampoo antirresíduo pode provocar um efeito rebote bem desagradável que é, justamente, o aumento da oleosidade. Como ela é retirada com frequência, o organismo entende que deve produzi-la ainda mais para compensar a perda.

Se você sofre com a oleosidade nos cabelos, este artigo vai ajudar você a resolver esse problema sem colocar em jogo a saúde dos seus fios ou couro cabeludo!

Outras complicações do excesso de uso

Não são só as donas de fios mais oleosos que devem ter cuidado ao aplicar o shampoo antirresíduo. Como ele abre as cutículas do cabelo, muito mais que apenas a sujeira do cabelo pode ir embora: você também pode acabar mandando pelo ralo muita massa capilar e nutrientes essenciais para a saúde do cabelo.

Aprenda a forma correta de utilizar o shampoo antirresíduo

Já deu para perceber que o shampoo antirresíduo pode ser ou remédio ou veneno para os fios. Mas, então, como aplicar de forma segura e garantir um bom resultado? Confira o passo a passo abaixo!

  • Cuidado com a raiz: não é necessário aplicar uma grande quantidade do shampoo na raiz, apenas o suficiente para criar espuma;
  • nada de água quente: a água quente é uma vilã impiedosa de qualquer tipo de cabelo por dilatar as escamas dos fios. Já que abrir as escamas é função do shampoo, a água quente pode aumentar a perda de massa capilar;
  • condicionador sempre: já que as escamas abriram, você precisa fechá-las, por isso, não dispense o condicionador.

Após o uso do shampoo antirresíduo, uma boa ideia é fazer uma hidratação potente, que vai penetrar fundo nos fios e ajudar a deixá-los ainda mais lindos. Por conta da limpeza profunda realizada, os resultados vão surpreender você!

E então, tirou suas dúvidas sobre o shampoo antirresíduo e já sabe direitinho como e quando usar? Se quiser continuar por dentro de dicas incríveis para os seus fios, fique de olho no nosso blog e não perca nenhuma postagem!

 

Advertisement
Advertisement
Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
>