Problemas e Cuidados

Shampoo anticaspa: tudo que você precisa saber sobre esse produto e como acabar com a caspa

shampoo anticaspa

A caspa realmente é um problema que incomoda esteticamente. Porém, é muito importante que se saiba que esse inconveniente está diretamente relacionado a saúde do seu couro cabeludo. A boa notícia é que a caspa é um problema muito comum e que tem o shampoo anticaspa como grande aliado do tratamento. O uso do produto é simples e vai te ajudar a dar adeus a caspa de uma vez por todas!

Veja abaixo tudo o que você precisa saber para usar o shampoo anticaspa da maneira correta e acabar com a caspa totalmente!

O que causa a caspa?

A caspa atinge milhares de pessoas com cabelos dos mais variados tipos e essa condição, que acontece devido a dermatite seborreica, pode causar irritação, coceira e pequenas feridas no couro cabeludo, que ao descamarem, formam as casquinhas brancas conhecidas como caspa.

O surgimento da caspa está relacionado ao aumento do sebo no couro cabeludo. Isso pode acontecer devido a diferentes fatores, sejam eles genéticos ou simplesmente pela exposição a alguns fatores externos. As causas da caspa geralmente são as seguintes:

– Fatores genéticos;

– Estresse;

 shampoo anticaspa
Instagram: @motivatudy

– Excesso de oleosidade no couro cabeludo;

– Uso de água muito quente na hora da lavagem do cabelo;

– Uso de produtos ineficazes na limpeza do couro cabeludo;

–  Uso de bonés ou outros adereços que acabam abafando o couro cabeludo.

Como usar o shampoo anticaspa      

O shampoo anticaspa é um dos grandes aliados no tratamento da caspa. Esse produto é fácil de ser usado, é acessível e pode ser encontrado em farmácias com bastante facilidade. O segredo, entretanto, do uso do shampoo anticaspa, está na forma de utilizá-lo.

Para começar, é super importante saber que o shampoo anticaspa deve ser aplicado somente no couro cabeludo. Ele deve agir apenas por alguns minutos e após a aplicação, deve ser usado o shampoo de rotina. Além disso, para garantir a eficácia do shampoo anticaspa, use o produto de forma regular, cerca de três vezes por semana. A recomendação não é lavar os fios todos os dias com shampoo anticaspa, já que o uso exagerado pode piorar a caspa, aumentando a descamação devido ao ressecamento ou até mesmo causar o efeito rebote, ou seja, o aumento da oleosidade do couro cabeludo.

Em qual situação ele traz resultados?

O shampoo anticaspa realmente pode te ajudar a resolver o problema da caspa, porém, se você perceber que o seu couro cabeludo está coçando, com feridas e descamando excessivamente, não deixe de procurar um dermatologista. É ele o profissional que poderá identificar as causas da sua caspa e também indicar qual é o melhor tratamento para ela, que pode ser remédios e antifúngicos específicos para esse fim.

 shampoo anticaspa
Instagram: @natanacrespo_natural

Quanto tempo usar?

Já é possível ver resultados do uso do shampoo anticaspa logo nas primeiras lavagens, porém, é possível que seja necessário o uso do produto por cerca de um mês para que a caspa acabe totalmente.

Como escolher o shampoo anticaspa ideal?

Existe uma infinidade de shampoos anticaspa sendo vendidos em farmácias e também pela internet e é possível que você fique com dúvidas na hora de escolher entre um produto ou outro.

Para escolher o seu shampoo anticaspa ideal é importante que você preste atenção se o produto possui em sua fórmula ácido salicílico, zinco e antifúngicos. Também não deixe de fazer pesquisas sobre a marca e caso tenha qualquer dúvida, não hesite em pedir indicações para o seu dermatologista.

Realmente a escolha do shampoo anticaspa ideal faz toda a diferença, mas preste atenção, também, na escolha do seu shampoo de rotina. Ele precisa estar alinhado com as necessidades dos seus fios para garantir que a raiz não fique oleosa, com acúmulo de sebo e o cabelo com aspecto pesado.

7 dicas para diminuir a caspa

Além do uso do shampoo de anticaspa, também é importante que se mantenha alguns hábitos para que a caspa suma de uma vez.

– Evite lavar os cabelos com água muito quente;

– Procure lavar o cabelo um dia sim, outro não;

– Use shampoo anticaspa realmente indicado para o tratamento da caspa;

– Não use secadores e chapinhas com temperaturas muito altas;

 shampoo anticaspa
Instagram: @jamiedanahairstylist

– Evite usar bonés e chapéus com muita frequência, pois podem acabar abafando o couro cabeludo;

– Não aplique o condicionador e ampolas de tratamento capilar na raiz do cabelo;

– Faça esfoliação capilar uma vez por semana.

Tirou suas dúvidas sobre shampoo anticaspa? Compartilhe essa matéria!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>