DicasOleosos ou MistosProblemas e Cuidados

Shampoo a seco: o que é e qual a forma correta de usar?

shampoo a seco

Já faz algum tempo que o shampoo a seco virou aliado de quem tem o cabelo oleoso e também de quem está sem tempo de lavar o cabelo, mas tem algum compromisso de última hora. Apesar do shampoo seco não ser mais uma novidade e atualmente ter virado item essencial da lista de produtos queridinhos, tem muita gente que não sabe do que se trata e qual é a forma correta de utilizá-lo para ter os resultados esperados.

Descubra abaixo o que é o shampoo seco, os tipos existentes, para que ele serve e também uma receita de shampoo seco caseiro bem fácil!

O que é shampoo a seco?

O shampoo a seco é um produto na forma de spray que faz uma lavagem à seco nos fios, absorvendo e eliminando resíduos do couro cabeludo e deixando uma aparência mais leve, fresca, com odor agradável e efeito mate, realmente parecendo que os fios foram lavados.

Ele é ideal para ser usado caso surjam compromissos de última hora, para quem faz academia e não quer ter que lavar o cabelo diariamente, para quem tem cabelo colorido com cores que desbotam facilmente na lavagem, para quem tem a raiz oleosa, para quem sempre quis cortar franja mas o cabelo oleoso é um limitador, entre outras.

Para que serve o shampoo seco?

Apesar do shampoo a seco ser um produto prático é importante dizer que ele não substitui a lavagem com água, shampoo e condicionador. O produto é realmente um grande aliado para os dias corridos e também para evitar lavagens muito frequentes, mas o que ele proporciona aos fios não é uma lavagem profunda, apenas a redução da oleosidade, mais movimento e volume, e também o disfarce de odores, como cigarro, por exemplo.

shampoo a seco
Instagram: @tuttiperfumariaaa

Tipos de shampoo seco

O que muita gente não sabe, também, é que existem vários tipos diferentes de shampoo a seco e que escolher o mais adequado para o seu tipo de fio faz toda a diferença para que a sua expectativa em relação ao produto vire realidade. Para te ajudar na escolha do seu shampoo seco, vamos te explicar quais os tipos e as funcionalidades de cada um deles.

Normal

Essa é a versão básica do shampoo a seco que além de refrescar, revitaliza e deixa os fios com aspecto de limpos. É ideal para aqueles momentos corridos em que não dá tempo de lavar o cabelo.

Para dar volume

O shampoo a seco para dar volume é indicado não só para tirar a oleosidade dos fios, como também para dar volume extra e textura. Com ele fica fácil inovar no penteado e finalizar o cabelo sem que seja necessário fazer escova.

shampoo a seco
Instagram: @makeupatelier

Para cabelos escuros

O shampoo a seco para cabelos escuros não deixa qualquer aspecto esbranquiçado na raiz do cabelo. É ideal para quem tem cabelo castanho, preto e para quem quer disfarçar os fios brancos.

Pós-química

Se você fez qualquer química nos fios, o mais indicado é que utilize produtos voltados para cabelos quimicamente tratados e com o shampoo seco não é diferente. O produto é ideal para ajudar no prolongamento da cor dos seus fios, além de protege-los contra raios ultravioletas, já que conta com filtro UV.

Anticaspa

Caso você tenha caspa, o indicado é que utilize um shampoo seco que ajude no tratamento. Não é difícil achar esse tipo de shampoo em lojas especializadas em produtos para cabelos ou mesmo em farmácias.

Usando o shampoo a seco

Usar o shampoo seco é realmente muito prático e rápido. Siga os passos abaixo:

1º Passo: Agite a lata do shampoo seco por alguns segundos;

2º Passo: Divida seu cabelo em mechas;

3º Passo: Aplique o shampoo seco nos fios com uma distância de cerca de 30cm;

4º Passo: Deixe o produto agir por alguns segundos;

5º Passo: Faça uma massagem no couro cabeludo, para que o shampoo seco espalhe bem;

6º Passo: Escove o cabelo para remover qualquer excesso do produto. Prontinho!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por E L I S A M E L L O (@elisamelloo) em

Como fazer shampoo seco caseiro

Existem várias receitinhas de shampoo seco caseiro que são fáceis e que oferecem resultados super bacanas! O shampoo seco caseiro de amido de milho e talco é um deles. Aprenda abaixo o passo a passo e faça o teste no seu cabelo!

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de amido de milho;

– 1 colher de sopa de talco perfumado.

Modo de fazer

Misture os ingredientes em um recipiente e peneire bem, deixando o pó bem soltinho e fino. Coloque o pó em um saleiro e acrescente alguns grãos de arroz cru, para evitar a umidade. Aplique na raiz e no comprimento, esfregando para que o shampoo seco não fique visível. Penteie o cabelo e pronto!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>