Problemas e CuidadosQueda

Será que shampoo antiqueda funciona mesmo? Respondemos as dúvidas mais frequentes sobre esse tipo de produto

shampoo antiqueda

Quem sofre com a queda excessiva de cabelo costuma se perguntar quais métodos são os mais adequados para tratar desse problema. É claro que é necessário consultar um médico especializado para dar a manutenção que os seus fios necessitam. Em alguns casos, produtos como o shampoo antiqueda podem ser grandes aliados.

A queda acentuada dos fios é um sintoma que precisa de atenção especial. Ela pode indicar que alguma coisa não está muito bem. De qualquer modo, é comum que o tratamento para esse problema seja relativamente simples.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao shampoo antiqueda. Surgem dúvidas se ele realmente funciona, qual é a maneira certa de usá-lo e quando entender que seus fios necessitam dessa ajudinha extra para poder combater o problema da queda excessiva.

Se esse for o seu caso, esse artigo quer responder as suas principais dúvidas. Vamos te ajudar a entender quando usar o shampoo antiqueda, produto acessível e facilmente encontrado e que pode ser a resposta para o problema da queda dos seus fios.

O que é um shampoo antiqueda?

O shampoo antiqueda, como o próprio nome diz, é um produto que visa ajudar a combater a queda acentuada dos fios de cabelo. Ele pode ser um grande aliado da saúde dos seus fios. Deve ser usado caso você sinta que seus cabelos estão caindo mais que o comum.

É sempre importante ressaltar que os cabelos caem, é absolutamente natural, já que faz parte do ciclo de renovação dos seus fios. No entanto, a queda capilar em excesso pode ser um grande problema e indicativo de que algo não está tão bem quanto deveria.

A queda de cabelo pode acontecer por diversas razões, e o shampoo antiqueda pode ser um aliado em seu combate e prevenção.

Esse produto é fácil de ser encontrado em farmácias e lojas de produtos para cabelo e garante que os cabelos fiquem fortes e o couro cabeludo bem limpinho.

Quais são os ativos?

O que faz o shampoo antiqueda funcionar no auxílio da queda capilar são os ativos da sua fórmula, que varia de produto para produto. Existem alguns deles que até estimulam a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que haja a redução da queda e também o crescimento capilar.

Entres os principais ativos dos shampoos antiqueda que encontramos no mercado estão os com extratos de plantas e compostos químicos. É comum ver em fórmulas de shampoos antiqueda ingredientes como jaborandi, aloe vera, alecrim, vitamina B5, B6 e B8.

Como o shampoo antiqueda age?

 O shampoo antiqueda age diretamente no couro cabeludo, que é o local onde os nossos fios nascem. A sua ação contribui para uma limpeza mais profunda dessa região e também dos nossos fios.

Dessa forma, ele ajuda a eliminar a sujeira presente no couro cabeludo, bem como os óleos e células mortas em excesso, que podem ser uma das causas da queda capilar excessiva.

 shampoo antiqueda
Instagram: @clinicaetcaa

Shampoo antiqueda ajuda no crescimento capilar?

Se partirmos do princípio de que o crescimento capilar ocorre no couro cabeludo, é de se esperar que um produto que ajuda a mantê-lo limpinho e saudável contribua, mesmo que indiretamente, para o crescimento saudável dos fios.

No entanto, isso não quer dizer que você deva optar pelo shampoo antiqueda caso esteja em busca de um produto que auxilie no crescimento dos fios. Nesses casos, opte por produtos que são desenvolvidos para essa finalidade.

Vale dizer, também, que existem shampoos antiqueda que ajudam no controle da caspa, cumprindo assim duas funções ao mesmo tempo. A escolha, portanto, entre um ou outro shampoo antiqueda vai depender de quais são os seus objetivos com o uso do produto. É importante saber se é somente tratar da queda ou também de caspa, falta de vitalidade dos fios, entre outros.

É verdade que existe o efeito rebote?

Sim, ao lavar o cabelo com muita frequência utilizando o shampoo antiqueda é possível que aconteça o efeito rebote. Esse efeito é remoção da oleosidade natural do couro cabeludo e, assim, o aumento da produção de oleosidade.

O segredo é equilíbrio, não adianta achar que lavar o cabelo de forma profunda todos os dias vai fazer com que a oleosidade suma e a queda diminua, ok? O ideal é que você lave o cabelo em dias alternados ou sempre que for necessário. O exagero aqui pode ser o inimigo. Ao invés de ter o seu cabelo limpinho com o shampoo antiqueda, pode ser que você acabe com o cabelo oleoso.

Qual é a forma correta de utilizar esse shampoo?

 shampoo antiqueda
Instagram: @byluanaviana

O uso do shampoo antiqueda é muito intuitivo, fácil e rápido. Entretanto existem algumas dicas especiais que podem tornar essa lavagem com shampoo antiqueda ainda mais eficiente. Siga o passo a passo abaixo:

1º passo: Aplique o shampoo no cabelo molhado e massageie o couro cabeludo por cerca de 1 minuto. Lembre-se de utilizar apenas as pontas dos dedos e não as unhas, que podem arranhar o couro cabeludo;

2º passo: Deixe o shampoo antiqueda agir por aproximadamente 3 minutinhos;

3º passo: Repita a aplicação do shampoo antiqueda, para potencializar ainda mais a sua eficácia;

4º passo: Enxágue o cabelo com água morna ou frio. A água quente não é recomendada pois enfraquece o couro cabeludo e os fios;

5º passo: Prontinho! Agora é só aplicar o condicionador e enxaguar. Se possível, combine o tratamento do shampoo com outros produtos antiqueda, como condicionadores, leave-in e tônicos.

Mas, afinal, quanto de cabelo é normal cair por dia?

         É muito importante dizer que é normal que caiam até 100 fios de cabelo por dia. Porém, se você anda reparando que o seu cabelo está caindo mais do que o normal, não deixe de procurar tratamentos. Uma boa dica é consultar uma dermatologista.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>