Ad
PorosoProblemas e Cuidados

Selante capilar: entenda tudo sobre esse tipo de produto

importância do selante capilar

Se tem um produto que gera bastante dúvida e confusão em relação ao seu uso é o selante capilar. Afinal, para que serve o selante capilar? É a mesma coisa que botox? Como escolher o produto ideal? Existe diversos jeitos de fazer a selagem capilar?

Neste artigo, nós vamos te responder todas essas questões a respeito de selante capilar para dar adeus a todas as dúvidas de uma vez a todos os questionamentos sobre esse produto! Vamos nessa!

qual a função do selante capilar
Instagram: @doisscoracoes

Para que serve o selante de cabelo?

A selagem capilar é um tratamento a base de queratina e que tem a função de fechas as cutículas dos fios, recuperando assim a saúde dos cabelos e deixando-os mais hidratados, brilhantes, resistentes e com mais disciplina. Esse tipo de tratamento é indicado para cabelos danificados e que estão com a cutícula aberta devido aos procedimentos químicos e, por isso, necessitado de uma reposição de nutrientes que seja intensa.

O selante capilar não é um produto indicado para fios que estejam extremamente sensibilizados, a ponto de não estarem fortes para se submeter a uma fonte de calor. Além disso, se  a selagem for acompanhada de alisamento, pode acabar aumentando a oleosidade no couro cabeludo. Nesse caso, em pessoas com couro cabeludo sensível, pode acabar aumentando essa sensibilidade.

Vale destacar que a técnica também não é a mais indicada para quem tem fios virgens, já que não se obtém os mesmos resultados dos cabelos quimicamente tratados.

Selante capilar é o mesmo que botox? Qual é melhor?

A selagem capilar e o botox possuem as mesmas finalidades. Eles deixam os fios mais alinhados, resistentes, hidratados e sem frizz, eliminando o aspecto de cabelo poroso, ressecado e sem brilho. Ambos os procedimentos, portanto, são indicados para cabelos que estão necessitando de tratamentos profundos.  Vale lembrar que nem o botox capilar, nem a selagem, tem o objetivo de alisar os fios.

antes e depois do selante capilar
Foto/Reprodução: Pinterest

Em relação a qual é o melhor tratamento a resposta é muito relativa. Ambos ajudam na hidratação dos seus fios e a recuperar dos danos sofridos diariamente e também por produtos químicos. Portanto, a melhor maneira de escolher entre um ou outro, é procurar um profissional para avaliar o seu cabelo. Assim, ele irá verificar o que realmente ele está precisando. Caso você queira cabelos mais lisos também, pode ser necessário a combinação de outros tratamentos e procedimentos.

Como escolher o selante capilar ideal?

Para escolher o selante capilar ideal é fundamental que o produto esteja de acordo com as características dos seus fios e também com os resultados desejados. Por isso, não se esqueça de olhar no rótulo se o produto é indicado para cabelos crespos, cacheados, alisados, relaxados, entre outros.

efeitos do selante capilar no cabelo cacheado
Instagram: @melodyjacob1

Além disso, também é recomendado verificar os resultados que o produto promete, como redução de volume de 50% a 60%, redução de cachos de 100%. Na maioria das vezes, não é necessário comprar todos os produtos da selagem capilar separadamente, como shampoo antioleosidade e máscara de hidratação com queratina, por exemplo. Existem os kits de selagem capilar, que ajudam a tornar o trabalho mais fácil e simples.

Existe mais de um modo de fazer a selagem?

Geralmente a selagem é feita com shampoo, condicionador e ampolas da mesma linha. As sessões devem seguir os intervalos recomendados pelo profissional, para que as cutículas sejam totalmente fechadas. Por este motivo, a quantidade de vezes que a selagem deve ser feita vai depender do grau de danos que o cabelo está.  Já se a selagem for feita junto com o alisamento, ela só será repetida conforme o efeito passar.

As etapas da selagem capilar incluem, em primeiro lugar, a lavagem dos cabelos com shampoo e condicionador. Depois o cabelo é secado e as ampolas de tratamento são aplicadas. Para terminar, é necessária uma fonte de calor para que os produtos funcionem e fechem os fios, sendo geralmente, usada a chapinha, que é passada em cada uma das mechas diversas vezes.

benefícios do selante capilar nos fios
Instagram: @andreapiacquadio_

Quais cuidados devem ser tomados após a selagem capilar?

Depois do uso do selante capilar, o único cuidado necessário é evitar fazer outros procedimentos nos fios, como tintura. Já se a selagem tiver sido feita com o intuito de alisar os fios também, o recomendado é evitar usar shampoos de limpeza profunda, hidratar os fios com frequência e evitar fazer procedimentos como descoloração e tingimento em intervalos curtos depois do procedimento.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>