Selagem x progressiva: veja a diferença entre os procedimentos

Selagem x progressiva: veja a diferença entre os procedimentos

São diversos os tratamentos existentes para dar aquele auxílio extra às mulheres que desejam ter o cabelo liso. A indústria dos cosméticos dedica-se com afinco para encontrar técnicas inovadoras e eficientes para agradar suas clientes. Duas das técnicas mais conhecidas são a selagem e a progressiva.

Mas você saberia dizer qual é a diferença entre as duas técnicas? Muitas pessoas acreditam que ambas são apenas nomes diferentes para o mesmo procedimento, mas isso não é verdade. A selagem e a progressiva são dois tratamentos diferentes, e é importante saber distingui-las para poder escolher qual técnica mais te agrada. Vejamos, então, quais são as principais diferenças entre a selagem e a escova progressiva.

O que é selagem térmica?

A selagem é uma técnica capilar que tem como objetivo tratar nossas madeixas, selando as cutículas dos fios de cabelo. Exatamente por conta dessa ação protetora, a selagem também recebe, por vezes, o nome de plástica capilar. Ao selar a cutícula do fio, a selagem é responsável por criar uma espécie de capa de proteção em volta do fio, o que potencializa a ação hidratante ao reter os nutrientes na fibra capilar.

Para fazer a selagem utiliza-se um produto cuja constituição é, em grande parte, da proteína chamada queratina, que será responsável por deixar o cabelo com aparência mais saudável e mais hidratado. As substâncias presentes na selagem possuem alto poder nutritivo e não são prejudiciais à fibra capilar.

Após a aplicação do produto, finaliza-se o cabelo com o secador e a chapinha, e é o calor desses utensílios que será responsável por ativar o produto, facilitando a penetração dos ativos e realizando a selagem das cutículas.

O que é progressiva?

A escova progressiva, uma das formas mais conhecidas e utilizadas de alisamento capilar, é uma técnica que age na estrutura dos fios de cabelo, fazendo com que eles fiquem mais lisos.

É um tratamento químico, geralmente com baixas concentrações de formol que tem poder alisante. Devido à polêmica em relação ao uso de formol, hoje em dia existem versões do tratamento que já não utilizam tal substânciaÉ geralmente recomendada para mulheres com cabelo frisado e com muito volume. O tratamento forma uma capa de proteção em torno do fio que tem como finalidade manter os produtos responsáveis pelo efeito liso em seu interior.

Qual a diferença entre a selagem e a progressiva?

Mas se ambos os tratamentos possuem o poder de criar uma capa em volta do fio, qual a diferença entre eles? A diferença é, exatamente, a finalidade da técnica.

Enquanto a progressiva tem como principal finalidade manter as madeixas lisas por um período de tempo, a intenção da selagem é tratar fios danificados.

Quando aplicada no cabelo, a escova progressiva manterá as madeixas lisas, ou como chamado popularmente, escorridas. Já a selagem, embora seja capaz de diminuir o frizz e o volume, não irá alterar a estrutura do fio. Seu foco é a reconstrução do mesmo.

Após a progressiva, é normal que o cabelo se torne mais ressecado, pois a capa de proteção criada pelo produto impede a ação da oleosidade natural do cabelo, sobretudo nas pontas. A escova progressiva alisará o cabelo sem, no entanto, realizar um tratamento reparador. A selagem realizará um tratamento reparador sem de fato alisar o fio. Mulheres que recorrem à selagem são capazes de manter o cabelo ondulado ou cacheado, caso queiram.

Em que situação fazer cada procedimento?

A escolha entre a escova progressiva e a selagem capilar dependerá sobretudo do seu objetivo em relação às suas madeixas.

Se você recorre com frequência a procedimentos químicos e sente que seu cabelo está danificado e poderia se beneficiar de um tratamento reconstrutor, a selagem é o procedimento a ser escolhido. Se o seu objetivo é ter cabelo liso, a progressiva é a melhor opção.

Embora a selagem não seja um tratamento com finalidade de alisar o cabelo, existem diversos produtos disponíveis que contêm, em sua fórmula, ingredientes que agem na estrutura do fio, ou seja, que são capaz de, ao mesmo tempo, nutrir e alisar as madeixas. Portanto, ao realizar tal tratamento, deve-se sempre ler os rótulos do produto para verificar se eles também tem propriedade hidratante.

A selagem pode ser feita com outros tratamentos como a coloração. Entretanto, não é indicado que se faça a progressiva quando se realiza outro tratamento, pois isso pode enfraquecer o cabelo. Ambos os procedimentos podem ser feitos tanto no salão quanto em casa.

Quando decidimos realizar um procedimento capilar, é fundamental entender a diferença entre os diversos tratamentos existentes e verificar a proposta dos produtos indicados para poder tomar a decisão que mais se alinha com o nosso objetivo.

Agora que você já sabe como funciona a escova progressiva e a selagem capilar, que tal verificar nossas dicas para fazer com que as madeixas cresçam mais rápido?

selagem

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra