Embora já seja uma técnica consolidada, a selagem térmica ainda é alvo de muitas dúvidas. Ela alisa o cabelo? Funciona como uma progressiva? É recomendada apenas para quem tem química no cabelo?

A verdade é que essa, que é considerada uma técnica avançada, reúne estética e tratamento capilar em um único processo. Nessa matéria, vamos falar mais sobre a selagem capilar e desmistificar um pouco esse tema. Que tal? Vamos lá?

O que é selagem térmica?

A selagem térmica (também chamada de selagem capilar) é uma técnica moderna utilizada para recuperação da saúde dos cabelos. Com proposta reconstrutora, ela traz em sua fórmula componentes capazes de fortalecer a fibra e devolver nutrientes necessários para seu bom desenvolvimento.

Tendo como base a queratina, a selagem capilar estimula a hidratação das madeixas e melhora a sua estética. O resultado são fios modelados, com mais brilho, maciez e leveza. A técnica também ajuda a reduzir o volume e o frizz dos cabelos.

Quem pode fazer selagem capilar?

A selagem térmica não tem contraindicações e pode ser realizada por qualquer pessoa que busque a recuperação dos fios. Ela é indicada para todos os tipos de cabelo: com ou sem química, lisos, ondulados ou cacheados, curtos ou longos.

A única ressalva é que o tratamento não deve ser aplicado em excesso, portanto, não é indicado que seja repetido em período inferior a três meses. Além disso, não é recomendado que seja feita em mulheres grávidas ou que apresentem algum tipo de alergia aos produtos da fórmula.

Selagem térmica – @studiohairjps

Vantagens e desvantagens da selagem térmica

Antes de optar pela técnica da selagem térmica, é preciso considerar suas vantagens e desvantagens. Então, vamos conhecê-las?

Vantagens

  • Possui alto poder de nutrição e hidratação, reconstruindo o fio e dando mais saúde e vida.
  • Ajuda na estética do cabelo, dando mais brilho, reduzindo o volume e os fios armados.
  • Ajuda a modelar o fio, podendo gerar aspecto mais liso.
  • Apresenta ação progressiva, melhorando a estrutura do fio a cada aplicação.
  • Pode ser feito sem sair de casa, a custos mais acessíveis.

Desvantagens

  • A ação da selagem não é definitiva, e dura – no máximo – três meses.
  • Ainda que, por vezes, seja procurada para esse fim, a selagem não tem poder de alisar o cabelo (pode alisar um pouco, mas não é o seu objetivo).
  • É um procedimento demorado, que leva em média três horas para ser aplicado – então, exige um pouco de paciência.

Selagem térmica x progressiva

Há muitas confusões entre a selagem térmica e a tradicional escova progressiva, mas precisamos entender as diferenças entre elas para optarmos pelo tratamento mais coerente. A progressiva é uma técnica já consolidada no mercado e que visa o alisamento do cabelo – ou seja, ela altera a estrutura da fibra capilar.

Já a selagem térmica é caracterizada como um tratamento capilar que nutre a fibra e devolve nutrientes importantes. O que acontece é que, em muitos casos, a selagem acaba alisando um pouco o cabelo e, por isso, muitas pessoas a confundem com uma técnica de alisamento – mas esse resultado é apenas o reflexo da reconstrução proporcionada.

Tem diferença!

Para se aprofundar nessa questão, confira também o artigo inteirinho que preparamos falando sobre selagem térmica e progressiva.

Selagem caseira: veja como fazer em casa

Você sabia que é possível fazer uma selagem capilar sem sair de casa? Há uma alternativa caseira desse tratamento, que garante os mesmos resultados obtidos no salão. Aprenda aqui como colocá-la em prática:

  • Passo 1: Lave os cabelos com shampoo anti resíduo para fazer uma limpeza profunda nos fios.
  • Passo 2: Tire o excesso de água dos cabelos com uma toalha, amassando suavemente.
  • Passo 3: Separe o cabelo em mechas finas, prendendo-as no topo da cabeça.
  • Passo 4: Aplique o selante (que você pode encontrar em lojas especializadas em cosméticos) em todo o cabelo, mecha por mecha. Lembre-se de escolher uma marca de qualidade, conhecida no mercado.
  • Passo 5: Seque todo o cabelo, com o auxílio de um secador.
  • Passo 6: Separe novamente o cabelo em mechas.
  • Passo 7: Passe a chapinha em todo o cabelo, mecha por mecha.
  • Passo 8: Lave o cabelo como de costume, com shampoo e condicionador (use produtos sem sal).
  • Passo 9: Seque o cabelo como de costume.

A selagem capilar é uma das grandes apostas do mercado e que promete resultados bastante eficientes. Afinal, além de um cabelo lindo, queremos um cabelo saudável, certo?

Você já fez alguma vez selagem térmica? Como foram os resultados obtidos? Nos conte aqui pelos comentários. Até a próxima!