Se seus cabelos parecem estar ressecados e sem vida, você provavelmente já procurou formas de revitalizá-los. E, portanto, provavelmente já ouviu falar em selagem. Esse tratamento é cada vez mais procurado por quem deseja fios lindos e sedosos. Embora geralmente o tipo de selagem referido seja a térmica, hoje vamos falar da selagem orgânica.
Pelo próprio nome já é possível perceber as principais diferenças entre ambas, não? A selagem térmica é alvo de muitas dúvidas relacionadas aos seus efeitos e recomendações. Ainda assim, essa avançada técnica faz a cabeça de muitas mulheres. A selagem orgânica pode ser uma boa opção de tratamento para quem não deseja recorrer a procedimentos térmicos.
O que é selagem orgânica?
Procedimentos químicos podem ser prejudiciais para a saúde dos cabelos. Pensando nisso, tem-se trabalhado com afinco para desenvolver técnicas que envolvam menos química e mais ingredientes de origem natural. Desse modo, a selagem orgânica é um tratamento capilar cujos ingredientes de formulação são baseados em ácidos como aqueles de frutas ácidas e de produtos como o vinagre de maçã.
Se a ideia de adicionar ácidos ao cabelo te parece estranha, não se preocupe. Ao fazermos isso, equilibramos o ph das nossas madeixas, o que auxilia a impedir a formação de frizz e pontas duplas. Esses ácidos possuem alto poder condicionante.
Selagem orgânica alisa o cabelo?
Se essa dúvida existe na selagem térmica, não seria diferente na selagem orgânica. O objetivo da selagem não é alisar as nossas madeixas, mas sim repor nutrientes e proteínas perdidas que contribuem para sua quebra. A confusão ocorre porque há salões que oferecem a selagem como uma forma de alisar os cabelos. Mas a verdade é que o objetivo da selagem orgânica é recuperar a saúde das madeixas, não alisar.
Por isso, esse procedimento pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, já que sua ação não altera a estrutura dos fios.
Qual a diferença entre selagem e progressiva orgânica?
A diferença entre a progressiva e a selagem orgânica está no objetivo de cada um dos tratamentos. A progressiva é e sempre será um procedimento de alisamento. A selagem não.
Portanto, a progressiva é um tratamento que age na estrutura do fio para alterá-la, de modo a tornar as madeixas lisas. A selagem orgânica irá nutrir a fibra capilar, devolvendo nutrientes perdidos que são importantes para a saúde da mesma, mas ela não irá alterar a estrutura do fio. É muito importante ressaltar isso porque, como dissemos, alguns salões vendem tratamentos de progressiva como se fossem selagem, mas eles não são a mesma coisa, ok?
Quanto tempo dura a selagem orgânica?
O tempo médio de duração da selagem orgânica é de quatro meses. Alguns cuidados podem prolongar esse tempo. É importante limitar o uso de shampoos antirresíduos, já que esses produtos promovem a remoção não somente das impurezas, mas também dos nutrientes presentes na fibra capilar.
Fazer hidratações semanais também é importante para fazer com que os cabelos fiquem saudáveis por mais tempo, prolongando o efeito da selagem orgânica.
Como fazer selagem orgânica no cabelo?
A selagem orgânica pode ser feita em casa. Para tal, basta escolher o produto mais adequado para seu tipo de cabelo. Existem diversos produtos disponíveis no mercado, e eles podem ser utilizados sozinhos ou misturados com uma máscara capilar ou produtos naturais como o óleo de coco ou a queratina líquida.
Então, vamos lá:
1- Lave seus cabelos com um shampoo antirresíduos para abrir as cutículas e remover possíveis resíduos químicos. Remova o excesso de água e divida o cabelo em mechas.
2 – Aplique o produto em cada mecha e deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. É importante respeitar esse tempo para potencializar a ação do produto nas nossas madeixas.
3 – Por último, enxague os cabelos e desembarace com o auxílio de uma escova. Use um secador para secar as madeixas, o que irá ajudar a ativar a ação do produto.
Aquelas que desejam um efeito mais liso podem finalizar as madeixas com a ajuda de uma chapinha.

A selagem orgânica é uma excelente forma de recuperar a saúde dos cabelos, fazendo com que eles fiquem mais fortes e saudáveis por mais tempo. Seu objetivo não é alisar as madeixas, e sim fornecer os nutrientes que perdemos diariamente devido à ação de agentes externos como o sol, vento e poluição.
Para potencializar os efeitos da selagem orgânica, é importante manter os cuidados capilares em dia. Incorpore ativos como o óleo de coco ou a babosa em seus cuidados capilares, e procure sempre utilizar produtos indicados para o seu tipo de cabelo.
Aquelas que desejam um efeito mais liso podem se valer da selagem orgânica para recuperar a saúde dos cabelos e realizar também um procedimento de alisamento. Existem diversas formas de alisar as madeixas, e é possível até mesmo fazer tais procedimentos em casa. Só não vale descuidar da saúde dos cabelos depois, hein?
Meu cabelo e cacheado e tá bastante ressecados posso fazer a selagem ???
Oii, Marta!
Pode sim! Aqui está tudo explicadinho como fazer esse tratamento nos cabelos cacheados. Depois conta qual foi o resultado!
Gostria de saber se posso dar essa selagem no cabelo com luzes ?