Se você ama os seus cachinhos, provavelmente acha que a selagem no cabelo cacheado não é a melhor das ideias, não é mesmo? Afinal, sempre que vemos esse termo por aí ele está associado a fios lisos, quase sem volume, além de alguns outros “milagres” prometidos nos salões.

Mas, este artigo vai mudar de vez a sua ideia sobre selagem no cabelo cacheado! Isso porque ele é um tratamento potente que vai nutrir o seu cabelo e deixá-lo, sim, com muito menos frizz, mas com cachos intactos!

Quer entender melhor essa história e ainda aprender a fazer uma selagem caseira, baratinha e que vai deixar o seu cabelo cacheado ainda mais incrível? Acompanhe o post que a gente te conta tudo!

Selagem capilar: entenda o que é e quais os benefícios

Aqui no blog, sempre falamos de alguns cuidados básicos com cabelos cacheados e também alguns erros que você pode estar cometendo sem saber. E um deles é acreditar que cabelo cacheado que não recebe química pode dispensar os cuidados com a reconstrução dos fios.

A selagem capilar, nada mais é, que um tratamento superpotente e que busca repor a queratina nos fios. Após aplicá-la, o cabelo é submetido ao calor da prancha para que as escamas do cabelo se fechem, mantendo dentro do fio todos os nutrientes e queratina repostos e fiquem alinhadas, eliminando o frizz.

A importância da queratina para os nossos fios

Nos nossos fios, a queratina está presente no córtex capilar, e é responsável por 90% da nossa massa capilar. Quando os níveis de queratina estão bons, o cabelo é forte, maleável e brilhoso. Agora, quando ela é retirada por conta dos tratamento químicos, ferramentas de calor (estamos falando de vocês, secador, chapinha e babyliss!), o fio fica com uma série de pequenos “buracos”, podendo quebrar sem muito esforço.

Os fios curvados são mais frágeis por conta da sua estrutura, que não possibilita que o óleo natural produzido pelo couro cabeludo escorregue pelo comprimento, criando uma película protetora que mantém o cabelo a salvo de agressões externas. Dessa forma, perdem hidratação, nutrientes e, claro, massa capilar com mais facilidade. Se você já é adepta do cronograma capilar, a selagem capilar pode ser inserida na etapa da reconstrução!

Selagem de alisamento x selagem de finalização

Mas, afinal, a selagem capilar alisa ou não os fios? Depende! O termo “selagem” passou a ser usado para definir uma série de tratamentos, inclusive alguns alisantes. O poder de alisamento da selagem não se deve ao tratamento em si, mas sim à composição do produto.

No caso da selagem capilar para cabelo cacheado e crespo, os produtos utilizados têm esses componentes abolidos da fórmula, prezando apenas pela reposição de queratina. Por não conterem formol e outros ativos alisantes, eles não têm potência suficiente para alterar a estrutura do fio, trabalhando apenas externamente.

Então, como sempre falamos aqui no blog, atenção aos rótulos!

Os resultados esperados na selagem capilar para cabelo cacheado

Como a selagem capilar repõem a queratina dos fios, o resultado são cabelos mais fortes, saudáveis e protegidos dos danos. Mas, é claro que você quer saber quais são os resultados que você pode ver, tocar e exibir por aí, não é mesmo?

Com o tratamento, o cabelo fica mais brilhoso, uma vez que isso é resultado do reflexo da luz nos fios e, com escamas fechadas e alinhadinhas, ele se potencializa! E fechar as escamas traz uma outra vantagem: reduz o frizz e, com isso, até 60% do volume!

A selagem também faz com que todos os nutrientes recebidos se mantenham dentro do fio, dando elasticidade, maciez e movimento aos seus cachos!

Os resultados da selagem capilar para cabelo cacheado duram cerca de 3 meses e é sempre bom conferir a necessidade do seu fio antes de fazê-la. A sobrecarga de queratina pode causar um efeito rebote e deixar os fios endurecidos e propensos à quebra.

Como fazer a selagem capilar para cabelo cacheado em casa

Fazer a selagem capilar em casa e tem uma outra vantagem: como é você quem escolhe os produtos, tem certeza do que está aplicando, então, não corre o risco de realizar o tratamento e ser pega de surpresa com fios lisos após o enxágue!

Para fazer a selagem no cabelo cacheado, você vai precisar:

  • Selador de cutículas ou condicionador;
  • Máscara para reconstrução capilar;
  • Shampoo antirresíduos;
  • Secador de cabelo;
  • Queratina líquida;
  • Protetor térmico;
  • Chapinha.

Para realizar o procedimento, siga o passo a passo abaixo:

  • Lave bem o cabelo com o shampoo antirresíduos. Isso faz com que as escamas do cabelo se abram e possam absorver melhor os nutrientes que virão a seguir;
  • Enxágue bem o cabelo e retire o excesso de água de forma delicada, sem esfregar os fios;
  • Misture a queratina líquida com a máscara de reconstrução. A quantidade de de queratina depende do tamanho do fio: 5ml para cabelos curtos, 10ml para médios e 15ml para longos;
  • Aplique o protetor térmico;
  • Separe o cabelo em mechas e aplique a mistura uma a uma;
  • Seque o cabelo com o secador;
  • Com o cabelo bem seco, volte a separar as mechas e passe a chapinhas, pelo menos, 5 vezes em cada uma;
  • Espere por 30 minutos o cabelo esfriar;
  • Lave bem em água fria;
  • Aplique, mecha por mecha, o condicionador ou selador de cutículas que irá fechar as escamas do cabelo e reter os nutrientes;
  • Em seguida, enxágue bem.

Agora, é só finalizar como preferir! Naturalmente ou com difusor, não esqueça de finalizar com leave-in para um resultado ainda mais potente!

Os cuidados necessários pós-selagem no cabelo cacheado

Não basta deixar os cabelos lindos e sedosos apenas a cada 3 meses, não é? A selagem no cabelo cacheado pode durar muito mais se você seguir algumas diquinhas simples:

  • Não esqueça da hidratação! Neste post, mostramos como é possível hidratar os cabelos em apenas um minuto;
  • Sempre leia o rótulo antes de adquirir qualquer produto e escolha formulações leves e nutritivas, ricas em óleos vegetais;
  • O shampoo é o começo de qualquer cuidado! Invista em opções sem sal, que limpam sem danificar.

Por muito tempo as cacheadas ficaram de fora da selagem por acreditarem que esse tratamento iria alisar o cachos. Mas, agora está na hora de começar a aproveitar todos os benefícios que essa hidratação superpotente pode dar para os seus cachos!

E já que eles são o assunto de hoje, leia também este post que mostra 4 formas de deixar os cachos mais definidos! 

selagem no cabelo cacheado