Selagem no cabelo: alisa? Quebra os fios? Tem química? A gente respondeu as 7 principais dúvidas sobre o procedimento

Selagem no cabelo: alisa? Quebra os fios? Tem química? A gente respondeu as 7 principais dúvidas sobre o procedimento

De todos os procedimentos disponíveis nos salões, poucos são responsáveis por tantas dúvidas quanto a selagem no cabelo. Alguns juram de pé junto que o tratamento pode alisar os fios; outros defendem que o objetivo é apenas uma forma de recuperar os fios que sofreram danos químicos. Mas, e aí, quem tem razão?

E aí, selagem alisa ou não alisa?

Essa técnica tem sido cada vez mais procurada, podendo ser feita tanto nos salões quanto em casa. Era de se esperar que um procedimento tão famoso tivesse menos dúvidas a respeito de seu funcionamento, mas, infelizmente, não é isso que acontece.

Muitos dos mitos envolvendo a selagem ocorrem também porque há salões que realizam procedimentos diferentes, chamando-os de selagem somente devido à popularidade desse tratamento.

Para desmistificar algumas dúvidas comuns sobre a selagem no cabelo, pesquisamos a fundo e trouxemos 7 respostas definitivas sobre o tema. Confira abaixo e entenda tudo sobre sobre a selagem capilar!

Selagem no cabelo: as 7 principais dúvidas

1. Alisa ou não alisa?

O objetivo da selagem capilar é repor queratina nos fios, mas a gente sabe que tem muito “profissional” por aí oferecendo o procedimento como uma forma de alisamento. E, nesses casos, pode ser que você levante da cadeira com os fios retinhos mesmo.

Muitos produtos podem ser oferecidos como seladores mas, na verdade, contêm na fórmula componentes como formaldeído ou poliformol. Só pelo nome você já entendeu, não é? Se tem formol, não é selagem, é alisamento!

Antes e depois da selagem – @studiohairjps

Então, já sabe: a selagem no cabelo não alisa os fios! Para garantir que o procedimento não irá alterar a estrutura dos seus, leia com atenção a embalagem do produto e confira se ele não tem nenhum vestígio de formol na formulação (tioglicolato de amônio e a etalonamina também são alisantes, embora menos danosos para os cabelos e a saúde).

2. Quais as químicas presentes nos produtos?

Nenhuma! Os produtos para selagem de verdade não contém nenhuma química, apenas queratina. Até porque a selagem no cabelo é feita com o intuito de recuperar fios que passaram por danos químicos, então, nenhum componente que altere a estrutura do cabelo estará na fórmula.

Claro, sempre dê uma boa lida na fórmula para ver se não encontra alguns dos componentes que citamos acima no produto.

3. Como age no cabelo?

A queratina é a uma proteína encontrada naturalmente nos fios e compõe 90% da nossa massa capilar. Ela é responsável por dar força, elasticidade e garante que as escamas do cabelo permaneçam alinhadas e ajuda a reter no fio a umidade e nutrientes que ele necessita.

A reposição de queratina é feita da seguinte maneira:

  • Primeiro, é necessário lavar o cabelo para retirar os resíduos de shampoo ou condicionador;
  • As ampolas de queratina são aplicadas mecha por mecha;
  • Usa-se o secador e a prancha para selar as escamas e manter o produto e a hidratação dentro do fio.

4. Dá para fazer em casa?

Dá, sim! E é muito mais fácil do que se imagina. Você só precisa de um bom shampoo antirresíduos para abrir bem as escamas dos fios e retirar todos os resíduos cosméticos que haver neles, uma máscara de reconstrução capilar, queratina, condicionador, e o trio escova, chapinha e secador. Neste post você confere mais detalhes e o passo a passo para realizar a selagem no cabelo sem recorrer ao salão!

5. Há quem diga que o cabelo pode quebrar. É verdade?

Sim. Mas por conta de uma condição muito específica: o excesso de queratina. Quem não necessita de um tratamento tão potente para os danos ou aplica em excesso sofre com o efeito rebote, que deixa os cabelos endurecidos e bem fáceis de quebrar.

Cabelo com excesso de queratina, o que os deixa quebradiços, rígido, áspero, podendo até quebrar – @olarealezas

A selagem nos fios é recomendada para cabelos bastante danificados, mas quando eles estão muito, mais muito fragilizados, a aplicação súbita de queratina pode sobrecarregar os fios. Então, se esse é o caso do seu cabelo, é bom fortalecê-lo antes com uma boa hidratação e uma rotina de nutrição.

6. Quem tem cachos pode fazer?

Pode! Muitas cacheadas fogem da selagem no cabelo por causa da fama de alisamento, mas esse procedimento pode ser um grande aliado de cachos bonitos, fortes e maleáveis. Por selar as cutículas do cabelo, a selagem garante também a redução do frizz.

O cabelo cacheado é naturalmente mais seco por conta das “molinhas” que não deixam a oleosidade natural produzida pela raiz escorregar até as pontas. Dessa forma, o cabelo perde uma película protetora natural e fica exposto às agressões externas, perdendo queratina.

Para as cacheadas que querem mais detalhes, aqui no blog o artigo Selagem no cabelo cacheado funciona? Veja se vale a pena apostar no tratamento vai tirar todas as suas dúvidas!

7. E quais são os principais resultados?

Bom, já demos várias pistas ao longo do post do que você pode esperar de uma boa selagem no cabelo, mas vamos relembrar: a selagem recupera os cabelos agredidos por químicas como alisamentos e tinturas, além daqueles que sofrem com o uso excessivo de chapinha e secador, devolvendo a queratina e com ela a força, elasticidade e movimento dos fios.

A finalização com chapinha que dá nome ao procedimento, sela a escamas do cabelo e isso faz com que ele fique muito mais brilhoso, uma vez que escamas alinhadas refletem melhor a luz.

Conseguiu esclarecer as suas dúvidas? A selagem no cabelo pode ser uma boa forma de recuperar a saúde de fios danificados, sendo indicada para todos os tipos de madeixas. Esperamos que esse post tenha ajudado você a entender melhor como esse procedimento funciona, mas se ainda restou alguma dúvida, não deixe de comentar aqui embaixo que logo iremos respondê-la!

selagem no cabelo

Tuany Fraga

Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra