Cronograma CapilarReconstrução Capilar

Selagem capilar: o que é e passo a passo para fazer em casa

selagem capilarselagem capilar

Com tanta variedade de tratamentos disponíveis para cuidar dos cabelos, parece que só não deixa o cabelo saudável quem não quer. A selagem capilar, por exemplo, tem sido feita com cada vez mais frequência.

Todo mundo quer ter fios mais saudáveis. Seja por meio de tratamentos caseiros ou no salão, são muitos os procedimentos disponíveis para quem quer garantir que as madeixas tenham tudo aquilo que precisam para ficarem fortes.

Alguns desses procedimentos têm como principal finalidade modificar a estrutura dos fios, como alisamentos, permanentes ou colorações. Outros, no entanto, têm como principal foco solucionar problemas capilares. E você sabe em qual deles a selagem capilar se encaixa?

Se você nunca ouviu falar desse tratamento não precisa se preocupar porque viemos ao seu socorro. Neste artigo iremos apresentar tudo o que você precisa saber para entender melhor a selagem capilar. Assim, saberá se esse é o tratamento mais indicado para os seus fios.

É muito comum confundirmos os diferentes tipos de tratamentos capilares e, por isso, antes de mais nada é necessário fazer uma pesquisa sobre os tratamentos a fim de entender qual irá se aplicar para o seu cabelo, de acordo com os resultados que você deseja ter.

A selagem capilar será a solução ideal para quem deseja eliminar o frizz e reduzir o volume dos cabelos, entre outros resultados. Você está pronta para aprender tudo sobre esse poderoso tratamento?

Não precisa pensar muito, vamos te explicar agora o que é selagem capilar!

Entenda o que é selagem capilar

É claro que fazemos tratamentos em casa que ajudam na saúde dos nossos fios, e eles devem continuar sendo feitos. No entanto, há vezes em que apenas os tratamentos caseiros podem não ser o suficiente para recuperar os fios.

De tempo em tempo, nossos cabelos necessitam de tratamentos de ação mais profunda, que irão ajudar na recuperação de sua saúde e fazer com que a exposição a agentes externos como sol, poluição e vento sejam menos maléficas para a fibra capilar.

Isso porque a ação desses agentes externos desgasta os nossos fios de cabelo e, com isso, os tratamentos caseiros passam a não ser tão eficientes quanto gostaríamos. Por isso, a selagem capilar será o tratamento ideal para quem necessita recuperar os fios.

Com esse tratamento profundo, é possível retirar o aspecto ressecado dos nossos fios, devolvendo sua saúde e tornando-os menos propensos a problemas como a quebra e queda dos fios, bem como aparecimento de pontas duplas e frizz, deixando os cabelos mais bonitos e contribuindo para aumentar o seu brilho.

Quando a selagem é indicada?

Se você sente que seus cabelos estão frágeis e danificados e sua fibra capilar está quebrada, provavelmente já procurou algum tratamento para recuperar a saúde dos seus fios. Sabemos da necessidade de fazer hidratações semanais e até mesmo de utilizar um tratamento mais intenso como o cronograma capilar, rotina de cuidados que consiste nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Mas, às vezes, somente a hidratação pode não ser suficiente para recuperar fios muito danificados. Nesses casos, torna-se necessário fazer um tratamento extra.

A selagem capilar propriamente dita é um tipo de tratamento focado na reconstrução dos fios, repondo queratina e outros nutrientes. Pode ser feita em todos os tipos de cabelo (liso, ondulado, cacheado ou crespo). Consiste em aplicar produtos de reconstrução e queratina líquida nos fios, utilizando a prancha para facilitar a penetração dos ativos e selar as cutículas.

Selagem capilar – @studiohairjps

É um procedimento indicado para tratar cabelos danificados por repetidos processos químicos, como alisamentos e tinturas ou pelo uso constante de ferramentas de calor (como chapinha e babyliss). A selagem térmica, nesse sentido, não modifica a estrutura do cabelo, apenas deixa os fios mais saudáveis, o que resulta em mais brilho e maciez, além de reduzir o frizz. Logo, quem não quer perder seus cachos e ondas naturais pode fazer sem medo.

A selagem tem só uma finalidade?

Existem vários produtos disponíveis no mercado indicados para selagem que contêm ingredientes capazes de modificar a estrutura dos fios, ou seja, alisar, de forma permanente. Nesse caso, a selagem é um tratada com um tipo de alisamento, ainda que o produto utilizado contenha ativos com propriedades nutritivas e tenha um cheiro mais suave quando comparado à escova progressiva.

Portanto, ao fazer o procedimento em um salão ou procurar um produto, é fundamental explicitar de forma clara qual o resultado desejado, tratamento ou alisamento.

selagem capilar

Selagem como reconstrução: como fazer selagem passo a passo

Agora que você entendeu o que é a selagem capilar e sabe que ela apresenta muitas vantagens para a saúde dos fios, provavelmente deve estar pensando que está na hora de agendar a proxima visita ao salão de beleza.

É claro que fazer esse tratamento no salão pode trazer inúmeras vantagens para os seus fios, mas isso não significa que essa é a única forma de obter um resultado satisfatório.

Iremos ensinar direitinho como fazer a selagem capilar em casa como forma de reconstruir os seus fios. Vamos lá?

Para fazer a selagem em casa você precisará dos seguintes produtos e acessórios: shampoo anti resíduos, máscara de reconstrução capilar, queratina líquida, protetor térmico, selador de cutículas capilar ou condicionador, escova, secador e prancha.

É importante escolher o produto adequado para o tipo de cabelo e o resultado que você deseja, para não ter surpresas desagradáveis. Pesquise acerca dos diferentes tipos de produtos para selagem capilar e escolha seu favorito.
selagem capilar

Passo a passo

  1. Lavar os cabelos com um shampoo anti resíduos, tendo o cuidado de massagear bem o couro cabeludo;
  2. Retirar o excesso de água com uma toalha e usar o secador em temperatura média. O cabelo não precisa ficar totalmente seco.
  3. Misturar a máscara de reconstrução (em quantidade suficiente para ocabelo) com a queratina (5 ml para cabelos curtos, 10 ml para médios e 15 ml para longos). Aplique mecha por mecha.
  4. Aplicar um pouco de protetor térmico e secar totalmente o cabelo com o secador (vai ser um pouco demorado, pela presença da máscara).
  5. Passar a chapinha, aproximadamente 5 vezes por mecha.
  6. Esperar até que esfrie e enxaguar o cabelo com água fria, retirando toda a máscara.
  7. Aplicar o selador de cutículas ou condicionador, deixando agir de 10 a 15 minutos.
  8. Enxaguar e finalizar, lembrando de usar o protetor térmico antes do secador e da chapinha. Caso prefira, pode deixar o cabelo secar naturalmente.

O procedimento pode ser feito uma vez por mês ou a cada 15 dias, para cabelos extremamente danificados. Lembre-se de incluir a selagem em seu cronograma capilar.

Para atingir o resultado desejado um passo muito importante é a selagem térmica adequada, o que vai depender da temperatura e performance da chapinha utilizada. A Prancha Gama Italy Keration Ceramic é bastante indicada para esse tipo de procedimento, pois protege a queratina natural. 

selagem capilar
Instagram: @purpurbeautyshop

Selagem como alisamento: diferenciais para progressiva

Mas e quando a selagem capilar busca, de certa forma, trazer o alisamento dos fios? Como diferenciar de um tratamento como a progressiva?

É comum fazer essa confusão por não entender as principais diferenças entre um tratamento e outro. Por isso, para poder entender como a selagem capilar e a progressiva podem ser diferenciadas, é importante saber qual o objetivo principal de cada tratamento e os efeitos deles nos nossos fios.

Como explicamos, a selagem, no sentido de tratamento, não modifica a forma natural do cabelo. Já a escova  progressiva, por sua vez, é um procedimento para quem quer alisar, modificando a estrutura dos fios. Seu efeito dura de 3 a 5 meses e são necessários retoques na raiz para manter a textura uniforme.

Selagem térmica x Escova progressiva – @salaobarbearia

Explicando de modo simples, os produtos usados na progressiva abrem as estruturas dos fios, permitindo o realinhamento através da chapinha e formando sobre eles uma espécie de película, que mantêm o efeito liso mesmo após as lavagens. Alguns produtos no mercado utilizam o termo selagem capilar, mas são um tipo de escova progressiva e promovem alisamento duradouro.

Se o objetivo é alisamento, é fundamental entender a composição e a que se propõem o produto em questão. Em caso de dúvidas procure um cabeleireiro de sua confiança. A dica é buscar produtos que sejam livres de formol e outras substâncias, como ácido glioxílico. Ideal utilizar apenas produtos registrados na Anvisa como grau 2.

Enfim, a selagem deixa o cabelo liso?

Como vimos, a selagem é um tratamento indicado para fortalecer cabelos danificados e extremamente ressecados, nutrindo profundamente. É preciso atentar pois escovas progressivas utilizam o conceito. O fundamental é analisar cuidadosamente o produto adquirido para certificar-se do objetivo.

A selagem capilar trará ótimos resultados para os seus fios. Busque fazer uma análise completa do seu tipo de fio a fim de poder comprar os produtos adequados para o seu cabelo.

Alie a selagem capilar com tratamentos como a hidratação e a nutrição. Isso potencializará ainda mais o brilho dos seus fios e garantir que o frizz e as ponta duplas passarão longe das suas madeixas.

Quer saber ainda mais sobre a selagem capilar? Então da uma olhadinha nessa matéria: Selagem capilar: 7 mitos e verdades

Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
  • oi boa tarde meu nome é gislane meu cabelo é crespo e eu estou dando de mamar, meu filho ta com sete meses graças a Deus e eu gostaria de saber se posso usar selagem redutora?

    • Olá Gislane, tudo bem?

      Sim, mas caso você utilize selagem redutora de alguma marca específica, recomendo entrar em contato com a marca para ver se tem alguma restrição de uso.

      Beijos!

  • >